31º FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME SÃO PAULO – OLÍMPIA/SP


MATERIAIS DA PLENÁRIA

DIA 29 DE MARÇO

ABERTURA – MÁRCIA BERNARDES – PRESIDENTE DA UNDIME SÃO PAULO – DIRIGENTE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MAIRIPORÃ-SP


RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS – DESAFIOS NA ETAPA DA ALFABETIZAÇÃO – ANA LIGIA SCACHETTI


DIA 30 DE MARÇO

“EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: DA LETRA DA LEI AO CHÃO DA SALA DE AULA – O PROTAGONISMO DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM” – LUIZ MIGUEL MARTINS GARCIA – DIRIGENTE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SUD MENNUCCI-SP – PRESIDENTE DA UNDIME


GUIA DE ACOLHIMENTO – LEO FRAIMAN


DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E SEUS PROCESSOS CONSTRUTIVOS DE APRENDIZAGEM – KATIA STOCCO SMOLE (DIRETORA DO INSTITUTO REÚNA E FUNDADORA DO MATHEMA)


BOAS PRÁTICAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES – CAROLINA CAMPOS (FUNDADORA E DIRETORA EXECUTIVA DO VOZES DA EDUCAÇÃO)


FORMAÇÃO DOCENTE: UM NOVO TEMPO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESTRATÉGIAS METODOLOGIAS E CAMINHOS A SEGUIR – PROFA. DRA. MARIA REGINA PASSOS (DIRETORA GERAL DA CONATUS)


DIA 31 DE MARÇO

ESTUDANTES COMO CIDADÃOS DO MUNDO: A FORMAÇÃO DOS ALUNOS NOS ASPECTOS HUMANOS E AFETIVOS, E A GARANTIA DAS INFÂNCIAS – MÁRCIA BERNARDES (PRESIDENTE DA UNDIME SÃO PAULO)


POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS – A LEGISLAÇÃO E A GARANTIA DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO E DA QUALIDADE DO ENSINO – SILVIO GRABOSKI (ESPECIALISTA EM DIREITO EDUCACIONAL E ASSESSOR JURÍDICO DA UNDIME SÃO PAULO)


POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS – A LEGISLAÇÃO E A GARANTIA DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO E DA QUALIDADE DO ENSINO – CARLOS EDUARDO SANCHES (CONSELHEIRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ – CCE-PR)


TRANSMISSÕES DO #31FÓRUMUNDIMESP

Neste ano, o Fórum da Undime São Paulo, que aconteceu de 29 a 31 de março, em Olímpia-SP, debateu a legislação educacional brasileira e a importância do aluno como protagonista no processo de aprendizagem escolar.

Abaixo, a seccional da UNDIME compartilha os links, do canal do YouTube, com as mesas de diálogos, painéis e palestras apresentadas durante o evento formativo.

Primeiro dia: https://www.youtube.com/watch?v=yrJGBnEnAwM

Segundo dia (manhã): https://www.youtube.com/watch?v=sSVfPH18Ci0

Segundo dia (tarde): https://www.youtube.com/watch?v=PgGjr37kg4A

Terceiro dia (manhã): https://www.youtube.com/watch?v=FRAM3IaHTME


31° FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME SÃO PAULO

[31° FÓRUM DA UNDIME SÃO PAULO] INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O 31° FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME SÃO PAULO “EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: DA LETRA DA LEI AO CHÃO DA SALA DE AULA: O PROTAGONISMO DO ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM”

Prezado Participante,

O 31° Fórum Estadual da Undime São Paulo “Educação Pública de Qualidade: Da letra da Lei ao chão da Sala de Aula: O protagonismo do aluno no Processo de Aprendizagem”, que acontece de 29 a 31 de março, em Olímpia, no interior do estado, já é na semana que vem.

Para facilitar a sua participação, separamos algumas informações importantes.

No primeiro dia, 29 de março (terça-feira), iniciaremos o credenciamento do evento a partir das 14h (horário de Brasília). A programação do evento está disponível em: http://www.undime-sp.org.br/31forumestadual/

OBSERVAÇÃO: O ALMOÇO DO DIA 29 NÃO ESTÁ INCLUSO NO PACOTE. Sugerimos que almoce antes da chegada ao Hot Beach. Caso queira almoçar no Hot Beach, dirija-se até a recepção do hotel para mais informações sobre a refeição (Valor: R$70,00 + valores da bebida).

Durante o período do evento, cada participante terá direito a uma bebida no almoço e jantar.

O check-in (entrada) do apartamento (para quem hospedará no Hot Beach) estará disponível a partir das 11h, do dia 29, na recepção do mesmo. Caso chegue antes das 11h, as bagagens serão guardadas no maleiro disponibilizado especialmente para a Undime São Paulo.

No frigobar do apartamento (para quem hospedará no Hot Beach), haverá 3 águas de cortesia.

O estacionamento para os participantes é GRATUITO.

O check-out (saída do apartamento) deve ser feito até às 14h, no dia 31 (quinta-feira).

No dia 30 (quarta-feira), a partir das 20h30, a Undime e seus parceiros oferecerão um LUAU para celebrar a realização do Fórum. O mesmo acontecerá à beira da piscina, no parque aquático do resort.

TRAJE: Havaiano.

Roupas leves e sapatos confortáveis. Sugerimos a utilização de peças florais, já que a confraternização fará alusão a uma festa tropical.

Outras informações serão compartilhadas em: http://www.undime-sp.org.br/31forumestadual/

Conheça nossos canais de comunicação: https://linktr.ee/UndimeSaoPaulo

Atenciosamente,


TRAZENDO A LEGISLAÇÃO E O PROTAGONISMO DO ALUNO, 31° FÓRUM DA SECCIONAL PAULISTA ACONTECE NA PRÓXIMA SEMANA, EM OLÍMPIA, NO INTERIOR DO ESTADO

Visando ampliar o diálogo sobre as políticas públicas educacionais, a garantia do aprendizado escolar, ensino de qualidade e a promoção de direitos, a Undime São Paulo realizará, de 29 a 31 de março, em Olímpia, no interior do Estado de São Paulo, o 31° Fórum Estadual da seccional.

Trazendo o tema “Educação Pública de Qualidade: Da letra da Lei ao chão da Sala de Aula: O protagonismo do aluno no Processo de Aprendizagem”, o evento reunirá gestores públicos educacionais paulistas e técnicos das secretarias de Educação para dialogarem sobre os desafios e possibilidades para a melhoria da aprendizagem dos alunos e construção das políticas públicas.

Em mais uma edição, o Fórum será integralmente gratuito para Dirigentes Municipais de Educação paulistas associados à UNDIME. Demais profissionais da Educação poderão participar como pagantes. “No ano em que celebramos os 35 anos da seccional da UNDIME, refletiremos sobre a aprendizagem dos estudantes e como podemos reverter os prejuízos educacionais, além de importantes diálogos sobre o acesso e permanência de alunas e alunos nas escolas”, comenta Márcia Bernardes, presidente da seccional da UNDIME.

Com a participação de Márcia Bernardes, presidente da seccional paulista, nomes como o do Cesar Cielo, campeão olímpico, Leo Fraiman, escritor e palestrante, Luiz Miguel Garcia, presidente nacional da UNDIME, Rossieli Soares, Secretário de Estado da Educação, Maria Inês Fini, presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI), Kátia Stocco, Diretora do Instituto Reúna e fundadora do Mathema, Ana Ligia Scachetti, Gerente da Associação Nova Escola, Maria Regina Passos, doutora em Linguística Aplicada, e Carol Campos, fundadora e diretora executiva do Vozes da Educação, já estão confirmados.

Serão 3 dias com palestras, mesas de debates e painéis, em planária, de forma 100% presencial. Entre os assuntos, a seccional da União dos Dirigentes abordará a recomposição da aprendizagem e os desafios da etapa da alfabetização; o processo de aprendizagem, habilidades e valores; formação docente; o direito à Educação e a promoção de políticas públicas voltadas a universalização do acesso, permanência e aprendizagem na escola, Educação em tempo de pandemia de Covid-19; entre outras temáticas.

O Fórum contará, também, com plantão de atendimento de parceiros institucionais e apoio jurídico para pareceres e esclarecimentos de dúvidas.

As principais empresas da iniciativa privada, como a SABER Soluções Educacionais, Editora Moderna, Soluções Moderna, Faz Educação, Editora do Brasil, Instituto Casagrande, Brink Mobil, Editora Baobá, Edify Education, FTD Educação, Foccus Educação, Pearson e Infinity Mobília, estarão presentes para apresentar soluções, serviços e materiais para a área pública da Educação.


Olá, Dirigentes Municipais de Educação,

As vagas para o 31° Fórum Estadual da Undime São Paulo “Educação Pública de Qualidade: Da letra da Lei ao chão da Sala de Aula: O protagonismo do aluno no Processo de Aprendizagem”, que acontece de 29 a 31 de março, no Hot Beach, em Olímpia-SP, ESGOTARAM.

Todavia, a seccional paulista da UNDIME criou uma lista de espera e atenderá as demandas caso haja desistência. O Gestor interessado em participar da lista de espera deve mandar e-mail (undimesp@undime-sp.org.br) com o seguintes dados:

Município
Nome completo
RG
CPF
Data de nascimento
Sexo
Cargo
Polo
Email
DDD+Celular
Nome da pessoa que deseja compartilhar o apartamento triplo.

Desde já, agradecemos a compreensão!

Atenciosamente,
Undime São Paulo


PROGRAMAÇÃO DO 31° FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME SÃO PAULO
PRIMEIRO DIA – 29 DE MARÇO

– 14h

Credenciamento
Coffee Break
Visita aos espaços dos parceiros

– 15h – Apresentação Cultural – “Carmen Miranda”

– 15h15 – Abertura oficial do evento – Márcia Bernardes (Presidente da Undime São Paulo)

– 16h – Apresentação cultural “Festa de um povo”, com alunos da rede municipal de Olímpia-SP

– 16h30 – “Recomposição das Aprendizagens – Desafios na etapa da alfabetização” – Ana Ligia Scachetti e autora convidada (Associação Nova Escola).

– 17h30 – Painéis educativos com parceiros da iniciativa privada

*Painel 1 – Lições e reflexões educacionais pedagógicas que a pandemia impactou na rede pública de ensino (Com especialistas educacionais da SABER Soluções Educacionais, Editora Moderna, Soluções Moderna e Faz Educação).

– Marcus Felipe Scozzafave Arantes Carvalho – Assessor Pedagógico da SABER Soluções Educacionais
– Adriana Castelan – Assessora Pedagógica da Editora Moderna
– Damaris Silva – Gerente de Serviços Educacionais da Soluções Moderna
– Ton Ferreira – Consultor de Negócios da Faz Educação

*Painel 2 – Estamos em um novo tempo na Educação? Quais são as evidências? (Com especialistas educacionais da Editora do Brasil e Instituto Casagrande).

– Renata Sanches – Gerente de Serviços Educacionais da Editora do Brasil
– Renato Casagrande – Presidente do Instituto Casagrande

– 18h30 – Apresentação Cultural – Grupo GODAP – Parafolclórico

– 19h – Jantar


SEGUNDO DIA – 30 DE MARÇO

– 7h30 – Apresentação Cultural – Grupo Folclórico Folia de Reis

– 7h50 – Apresentação Cultural

– 08h – Mesa de autoridades com falas institucionais

– 09h15 –

Coffee Break
Visita aos espaços dos parceiros
Apresentação cultural

– 09h45 – Educação Pública de Qualidade. Da Letra da Lei ao Chão da Sala de Aula: o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem – Márcia Bernardes e Leo Fraiman

– 11h30 – Educação Pública Paulista e o Regime de Colaboração entre as redes – Rossieli Soares – Secretário de Estado da Educação

– 12h – Almoço

– 14h – Apresentação Cultural – Grupo Folclórico Frutos da Terra

– 14h15 – “Escolas abertas: Desafios da alfabetização e seus processos construtivos de aprendizagem.” – Márcia Bernardes (Presidente da Undime São Paulo) e Kátia Stocco, (Diretora do Instituto Reúna e fundadora do Mathema)

– 15h15 – “Formação Docente: um novo tempo na construção do conhecimento. Estratégias, metodologias e caminhos a seguir” – Maria Inês Fini (presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida – ANEBHI), Maria Regina Passos (doutora em Linguística Aplicada) e Carol Campos (fundadora e diretora executiva do Vozes da Educação)

– 16h20

Coffee Break
Visita aos espaços dos parceiros
Apresentação cultural

– 16h55 – Undime São Paulo, 35 anos em defesa da Educação Pública de Qualidade

– Apresentação e deliberação sobre as contas do exercício financeiro de 2021;
– Alteração Estatutária conforme proposta apresentada pela Diretoria Executiva.\;
– Outros assuntos decorrentes da alteração estatutária;

– 18h – Encerramento – Grupo Folclórico Cassununga Samba

– 19h – Jantar

– 20h30 – Luau – Confraternização


TERCEIRO E ÚLTIMO DIA – 31 DE MARÇO

– 8h – Visita aos espaços dos parceiros

– 8h45 – Apresentação Cultural

– 9h – Estudantes como cidadãos do mundo: A formação dos alunos nos aspectos humanos e afetivos, e a garantia das infâncias – Márcia Bernardes (presidente da Undime São Paulo)

– 10h – Políticas Públicas Educacionais – A legislação e a garantia da universalização do acesso e da qualidade do ensino – Silvio Graboski (Especialista em Direito Educacional e Assessor jurídico da Undime São Paulo), Carlos Eduardo Sanches (Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Paraná – CCE-PR)

– 11h – Palestra de Encerramento “O poder transformador da Educação” – Cesar Cielo (medalhista olímpico)

– 12h – Encerramento

– 12h30 – Apresentação cultural – Grupo Folclórico Bate Lata

– 13h – Almoço


LOCALIZAÇÃO

O Hot Beach Resort fica localizado sob a rua Edson Jesus de Abreu, número 606 – Jardim Alfredo Zuca, Olímpia – SP, 15405-197 (Fácil acesso pela Avenida Governador Adhemar Pereira de Barros).

SUGESTÕES DE HOTÉIS E POUSADAS

Casagrande Olímpia Hotel

Avenida Andrade e Silva, 232 – Centro
(17) 3279-7173/ (17) 3279-4676 / (17) 99768-9277 (Whatsapp)
www.casagrandeolimpiahotel.com.br/

Hotel Glória

Av. Dr. Antonio Augusto Reis Neves, 777 – Jardim Santa Ifigênia
(17) 3281-1344 / (17) 98227-7021
www.hotelgloriaolimpia.com.br

Hotel Huana

Av. Aurora Forti Neves, 777 – Centro
(17) 3281-6516 / 99778-4657
www.huanahotel.com.br

Hotel Portela II

Av. Aurora Forti Neves, 447 – J. Glória
(17) 3281-6466
www.hotelportela.com.br/portela2

Hotel Portela III

Av. Constitucionalista de 32, 275 – Jardim Santa Ifigênia
(17) 3281-4643 / (17) 98165-7078
www.hotelportela.com.br/portela3

Hotel Savana

Rua David de Oliveira, 337 – Centro
(17) 3281-6120 / (17) 99715-3057
www.hotelsavana.com.br/

Hotel Villa Rebellato

Rua Dr. Antônio Olímpio, 250 – Centro
(17) 3281-9989 / 3281-1382 / 99156-4144
www.hotelvillarebellato.com.br/

Flor de Lis Pousada

Rua Andréia Degasperi, 177 – Jardim Santa Ifigênia
(17) 3279-9393/ 99284-8469 (Whatsapp)
www.flordelispousada.com.br/

Pousada do Mineiro

Av. Constitucionalistas de 32, 205 – Jardim São Francisco
(17) 3280-4704 /99783-5566 (Whatsapp)
www.pousadadomineiro.com.br/

Pousada Flores em Vida

Rua Américo Brasiliense, 577 – Centro
(17) 3279-8124/ 99743-9788 (Whatsapp)
www.hotelpousadafloresemvida.com.br/

Pousada Quinta das Aroeiras

Rua São Joaquim, 254 – Quinta das Aroeiras (Saída para Severínia)
(17) 3279-7568 / (17) 99647-2748 (Whatsapp)
www.pousadaquintadasaroeiras.com.br/

Pousada Rozam

Rua Conselheiro Antônio Prado, 148 – Centro
(17) 3279-9601 / 99659-9400 (Whatsapp)
www.pousadarozam.com.br/


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 31° FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME SÃO PAULO “EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: DA LETRA DA LEI AO CHÃO DA SALA DE AULA: O PROTAGONISMO DO ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM”

As inscrições para o Fórum podem ser feitas em: https://forms.gle/tosYozpN9hy5efAF6

Visando ampliar o diálogo sobre as políticas públicas educacionais, a garantia do aprendizado escolar, ensino de qualidade e a promoção de direitos, a Undime São Paulo realizará, de 29 a 31 de março, em Olímpia, no interior do Estado de São Paulo, o 31° Fórum Estadual da seccional.

Trazendo o tema “Educação Pública de Qualidade: Da letra da Lei ao chão da Sala de Aula: O protagonismo do aluno no Processo de Aprendizagem”, o evento reunirá gestores públicos educacionais paulistas e técnicos das secretarias de Educação para dialogarem sobre os desafios e possibilidades para a melhoria da aprendizagem dos alunos e construção das políticas públicas.

Em mais uma edição, o Fórum será integralmente gratuito para Dirigentes Municipais de Educação paulistas associados à UNDIME. Demais profissionais da Educação poderão participar como pagantes. “No ano em que celebramos os 35 anos da seccional da UNDIME, refletiremos sobre a aprendizagem dos estudantes e como podemos reverter os prejuízos educacionais, além de importantes diálogos sobre o acesso e permanência de alunas e alunos nas escolas”, comenta Márcia Bernardes, presidente da seccional da UNDIME.

Com a participação de Márcia Bernardes, presidente da seccional paulista, nomes como o do Cesar Cielo, campeão olímpico, Leo Fraiman, escritor e palestrante, Luiz Miguel Garcia, presidente nacional da UNDIME, Rossieli Soares, Secretário de Estado da Educação, Maria Inês Fini, presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI), Kátia Stocco, Diretora do Instituto Reúna e fundadora do Mathema, Ana Ligia Scachetti, Gerente da Associação Nova Escola, Maria Regina Passos, doutora em Linguística Aplicada, e Carol Campos, fundadora e diretora executiva do Vozes da Educação, já estão confirmados.

Serão 3 dias com palestras, mesas de debates e painéis, em planária, de forma 100% presencial. Entre os assuntos, a seccional da União dos Dirigentes abordará a recomposição da aprendizagem e os desafios da etapa da alfabetização; o processo de aprendizagem, habilidades e valores; formação docente; o direito à Educação e a promoção de políticas públicas voltadas a universalização do acesso, permanência e aprendizagem na escola, Educação em tempo de pandemia de Covid-19; entre outras temáticas.

O Fórum contará, também, com plantão de atendimento de parceiros institucionais e apoio jurídico para pareceres e esclarecimentos de dúvidas.

As principais empresas da iniciativa privada, como a SABER Soluções Educacionais, Editora Moderna, Soluções Moderna, Faz Educação, Editora do Brasil, Instituto Casagrande, Brink Mobil, Editora Baobá, Edify Education, FTD Educação, Foccus Educação, Pearson e Infinity Mobília, estarão presentes para apresentar soluções, serviços e materiais para a área pública da Educação.

Inscreva-se em: https://forms.gle/tosYozpN9hy5efAF6