33º FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME SÃO PAULO


33º FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME-SP REÚNE MAIS DE 500 PARTICIPANTES EM SANTOS, NO LITORAL PAULISTA

Evento atraiu gestores, educadores e especialistas para debater o tema “Políticas Públicas Estruturantes: Educação Integral e Inclusiva”

Nos dias 26 e 27 de março a cidade de Santos foi sede do 33º Fórum Estadual da Undime-SP, um dos mais importantes eventos educacionais do estado. Com a participação de cerca de 500 Dirigentes Municipais de Educação, prefeitos, educadores e especialistas, o evento foi marcado por reflexões sobre os desafios e rumos da educação pública em São Paulo.

O Fórum teve como objetivo debater ações para contribuir com o cotidiano da gestão educacional nos municípios. Foram dois dias de palestras, mesas-redondas e painéis temáticos onde os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar vivências em busca da melhoria da qualidade da educação e da aprendizagem dos estudantes. Quem esteve presente também pode acessar um espaço de exposição, teve a oportunidade de conhecer iniciativas, produtos e tecnologias dos parceiros da iniciativa privada.

O evento iniciou com a mesa de abertura institucional a qual teve a participação do presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP; Luiz Miguel Martins Garcia; do vice-presidente da seccional paulista, Celso Iversen, Dirigente Municipal de Porto Feliz-SP; Maria Helena Guimarães de Castro, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo; Renata Bravo, vice-prefeita e secretária da Mulher de Santos-SP e de Cristina Barletta, Dirigente Municipal de Santos-SP.

Na oportunidade, Garcia agradeceu aos participantes do evento. “Começamos hoje, aqui em Santos, um evento que vai proporcionar horas de intenso debate acerca de políticas públicas educacionais. Ao discutir essas políticas estruturantes, falamos de elementos que garantem a o alicerce da educacional nacional, por consequência uma educação de qualidade. Temos que voltar nosso olhar para o Plano Nacional de Educação e as macropolíticas, mas também temos que fazer o nosso dever de casa, que é a revisão dos Planos Municipais de Educação”, lembrou.

Além disso, Garcia fez questão de enfatizar que 2024 é ano de encerramento de gestão nos municípios e reforçou a importância do registro das ações que foram desempenhadas nas secretarias de educação, nos últimos quatro anos. “No Conviva Educação temos disponível uma ferramenta capaz de contribuir na elaboração do Memorial de Gestão. Esse documento vai servir de apoio na transição da gestão nas redes de ensino e está disponível gratuitamente nesta plataforma, desenvolvida pela Undime”.

Em seguida, a palestra magna que tratou sobre o tema central do evento “Políticas Públicas Estruturantes: Educação Integral e Inclusiva”, foi ministrada por Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP, de Ribeirão Preto-SP.

O professor apresentou em sua fala, uma oportunidade para refletir e aprender acerca das diferenças, principalmente, no exercício diário para garantir a educação como um direito de todos e uma ferramenta eficaz para promover a equidade social e o desenvolvimento humano. Em sua fala Mozart destacou que não há como pensar em educação, sem pensar em amor, pois diante de tantos desafios que as escolas enfrentam, só o amor pode garantir uma educação humanizadora.

Dividiram o palco com o professor Mozart, a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães e Rodrigo Hübner Mendes, presidente do Instituto Rodrigo Mendes.

Para Rodrigo é necessário “unir esforços”, pois “não existe uma educação que gere prosperidade sem que os professores enxerguem cada criança e suas singularidades”.

De acordo com Maria Helena, além da formação de professores, a elaboração de um diagnóstico poderá garantir que os próximos planos municipais de educação tenham capacidade de tratar de modo desigual os desiguais, ou seja, assegurar o direito a diversidade.

O tema central do evento agradou a Dirigente Municipal de Educação de Pilar do Sul, Vera Lúcia Nicomedes. “Essa discussão, neste momento, está nos ajudando nessa nova fase de implementação de políticas públicas que são fundamentais para o favorecimento da aprendizagem dos nossos estudantes, por isso o trabalho que fizemos aqui no Fórum é muito importante pois reflete lá no nossos municípios”,  comemora.

A transparência e o compromisso institucional também foram pauta do Fórum. Na oportunidade, a secretária de coordenação técnica, Denize Jacob de Paula, Dirigente Municipal de Educação de Brejo Alegre-SP apresentou as contas da Undime-SP que foram aprovadas pela plenária do evento.

Painéis temáticos

Temas como inclusão educacional, educação antirracista, nova Lei de Licitações, Fundeb, Salário Educação, gestão das secretarias municipais de ensino foram abordados de maneira aprofundada durantes os painéis temáticos, que representaram um importante espaço de debate, onde especialistas e participantes dividiam aprendizados.

Para Maria Santiago, Dirigente Municipal de Educação de Turiuba-SP, o Fórum proporcionou oportunidades de conhecimento que serão essenciais para facilitar a gestão nos municípios. “Uma boa surpresa foi, durante o painel que tratou do Monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) e Construção do Memorial de Gestão, poder conhecer mais ainda a plataforma Conviva Educação, que é da Undime e está disponível para que possamos aprimorar o trabalho da gestão e registrar as ações das secretarias”, afirmou.

Plantão de Atendimentos

O Plantão de Atendimento Especializado ofertou centenas de atendimentos aos participantes do 33° Fórum Estadual da Undime-SP que puderam sanar dúvidas e ter acesso a informações importantes para o dia a dia da gestão da educação municipal. Durante os dois dias de evento, dirigentes e equipes técnicas tiveram a oportunidade de conhecer a plataforma Conviva Educação e ficar por dentro de como será a Bett Brasil 2024 e as iniciativas da Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE).

Além disso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) esteve presente com técnicos que ajudaram a resolver pendências referente a prestação de contas e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) apresentou programas e projetos, como Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, tendo, ainda, prestado esclarecimentos sobre o PAR e VAAR Fundeb.

Celso Iversen, vice-presidente da Undime-SP e Dirigente Municipal de Educação de Porto Feliz-SP, ressaltou a importância da participação dos Dirigentes de todas as regiões do estado, que estiveram acompanhados dos seus técnicos, supervisores e equipes de apoio. “O evento é realizado com o intuito de fortalecer as políticas públicas do setor. Para isso, procuramos destinar momentos de formação com temáticas específicas para secretários e equipes, que também puderam ser atendidas por profissionais do MEC e FNDE e resolver pendências”, lembrou.

Educação especial e inclusiva

O 33° Fórum Estadual da Undime-SP encerrou com um debate no qual o público teve a oportunidade de mergulhar no universo da educação inclusiva. A mesa de encerramento levantou a questão “Como tornar a educação especial, integral e inclusiva dentro de um contexto educacional excludente?”.

Para aprofundar, o diálogo contou com reflexões de Guilherme de Almeida, Presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas; Roseli Behaker Garcia, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura; Marco Melo, Coordenador-Geral de Política Pedagógica da Educação Especial, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC); e Deigles Giacomelli Amaro, Doutora em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares.  A mediação foi feita pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia.

Durante a conversa foram apresentados exemplos reais e sugestões de práticas exitosas para a inclusão de pessoas com deficiência, por meio de narrativas inspiradoras, que revelaram o poder transformador de uma educação para a equidade, pelo destaque de como as redes de ensino precisam se reorganizar para receber a todos de forma acolhedora, igualitária em direitos e diversas em oportunidades de ensino-aprendizagem. Os convidados também reforçaram a importância de ter políticas educacionais inclusivas e práticas pedagógicas que promovam a diversidade em todas as suas formas, construindo um ambiente escolar onde todos se sintam verdadeiramente pertencentes e respeitados.

Guilherme de Almeida, Presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas, recomenda que os professores parem de olhar o que o aluno não consegue fazer e que comecem a olhar onde está o potencial dele que pode ser desenvolvido. “Estou aqui pela minha potencialidade e cada aluno vai conseguir se destacar exatamente por isso. A inclusão é exclusivamente pedagógica. Estamos aqui para construir juntos, criar alternativas que combatam a exclusão escolar”, recomendou.

Ao final, o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, reforçou que mesmo sendo ano de fechamento de gestão, também é preciso se abrir para novos compromissos, entre eles fazer com que as escolas sejam verdadeiramente inclusivas.

Iara Lopes, é Dirigente Municipal de Educação de Ipeúna, há 12 anos e, desde então, participa dos eventos da Undime para sempre estar ciente dos principais debates da área educacional. Para ela a instituição está sempre “inovando e surpreendendo”. “É muito bom poder estar próxima da Undime, pois é a entidade que nos apoia na gestão, que nos dá um norte, orienta o trabalho dos secretários de educação”, revela.

Homenagem

Durante o 33° Fórum Estadual da Undime-SP, o atual presidente, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, dedicou um momento para homenagear as ex-presidentes que estavam presentes no evento: Suely Maia, então Dirigente Municipal de Educação de Santos e Marialba Carneiro, então Dirigente Municipal de Educação de Pereira Barreto/ SP, que, segundo ele, fizeram parte da história da instituição e ajudaram a potencializar a representatividade dos municípios, não só de São Paulo, mas de todo país.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 33° FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME SÃO PAULO “POLÍTICAS PÚBLICAS ESTRUTURANTES: EDUCAÇÃO INTEGRAL E INCLUSIVA”, QUE ACONTECERÁ EM SANTOS, NO LITORAL PAULISTA

ATENÇÃO, LEIA TODAS AS INFORMAÇÕES ATÉ O FIM


Com o tema “Políticas Públicas Estruturantes: Educação Integral e Inclusiva”, a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP) realizará, nos dias 26 e 27 de março de 2024, no Blue Med Convention, em Santos, no litoral do estado, o seu 33° Fórum Estadual.

Serão 2 dias de palestras, mesas e painéis temáticos que abordarão os principais assuntos da Educação, onde a Undime São Paulo destaca, desta vez, a importância da construção e implementação de políticas públicas de Educação Integral e Inclusiva que vão ao encontro das necessidades das redes municipais, além de oportunizar momentos de formação e troca de experiências entre gestores e educadores paulistas.

No evento, podem participar Dirigentes Municipais de Educação e técnicos (as) de municípios adimplentes com a Undime São Paulo (ano de referência: 2024). A expectativa é que mais de 500 pessoas participem deste que é o maior evento de gestores públicos educacionais de São Paulo.

Nomes como o de Camilo Santana, Mozart Neves Ramos, Maria Regina Passos, Rodrigo Hübner Mendes, Zara Figueiredo, entre outros, já estão confirmados. Nesta edição, além da plenária principal, o fórum terá salas de oficinas onde diversas temáticas, como os planos nacional e municipal de Educação, Nova Lei de Licitações, FUNDEB/salário-Educação, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Pedagogia Antirracista, Avaliação Diagnóstica e Gestão de Resultados, serão abordadas por especialistas de todo o país.

Parceiros institucionais, como a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Bett Brasil, Assessoria Jurídica da Undime São Paulo, estarão presentes na área de plantão de atendimentos.

Aos Dirigentes Municipais de Educação ASSOCIADOS, as inscrições estarão abertas, gratuitamente, de 05 de março de 2024 (quarta-feira) até as vagas esgotarem (AS VAGAS SÃO LIMITADAS).

Para se inscrever com a gratuidade, o (a) DME associado (a) deve solicitar o código de isenção pelo contato (WhatsApp – 21 97727-0560) de suporte disponível no link de inscrição (https://ferrazweb.erpscam.com.br/inscricao/inscricao/366) ou com a equipe da Undime São Paulo.


PERÍODO DE INSCRIÇÃO

06/03/2024 até às vagas reservadas esgotarem: Dirigentes Municipais de Educação (DMEs) associados. Vale destacar que a vaga do Dirigente Municipal de Educação é intransferível, ou seja, se o mesmo não conseguir participar também NÃO PODE transferir para outro profissional da rede.

A GRATUIDADE DO (DA) DME ASSOCIADO (A) inclui: Inscrição do evento + hospedagem + Alimentação no local do evento *Almoço dos dias 26 e 27).

OBSERVAÇÃO AOS DMEs: A opção de escolha da hospedagem será após a finalização do processo de inscrição (escolha das oficinas), por um link que será enviado posteriormente aos inscritos.

ATENÇÃO, DMEs: O link (complementar) de reserva do meio de hospedagem, pela Undime São Paulo, deve ser preenchido até o início da manhã do dia 21 de março de 2024, pois os dados são enviados antecipadamente para o hotel contratado. Depois desta data, o DME deve fazer contato diretamente com a seccional para verificar a possibilidade de reserva. Endereço eletrônico: undimesp@undime-sp.org.br

10/03/2024 até às vagas reservadas esgotarem: Dirigentes Municipais de Educação (DMEs) associados e demais profissionais da Educação (Vagas limitadas).

Diferente dos outros anos, em 2024, os demais profissionais de educação inscritos – que pagarem o boleto de inscrição (R$450,00) – terão direito a:
Inscrição do evento (Fórum Estadual) + refeição (coffee break e almoço dos dias 26 e 27).

Ou seja, cada profissional deste grupo (demais profissionais da educação) devem contratar hospedagem de modo particular. A seccional paulista da Undime NÃO GARANTIRÁ meio de hospedagem (hotel) para este público.
Sugestão de meio de hospedagem: turismosantos.com.br


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

OBSERVAÇÕES:

LOCAL DO EVENTO: Blue Med Convention Center
Endereço: Praça Almirante Gago Coutinho, número 29 – CEP. 11030-200 – Ponta da Praia – Santos/SP

LOCAL DO MEIO DE HOSPEDAGEM (HOTEL): Bourbon Santos Convention Hotel
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 42 – Gonzaga, Santos – SP, 11060-300 (Miramar Shopping)

As inscrições para os Dirigentes Municipais de Educação de cidades associadas vão de 05 de março até as vagas esgotarem. VAGAS LIMITADAS!


VALE DESTACAR QUE A VAGA DO DIRIGENTE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É INTRANSFERÍVEL, OU SEJA, SE O MESMO NÃO CONSEGUIR PARTICIPAR TAMBÉM NÃO PODE TRANSFERIR PARA OUTRO PROFISSIONAL DA REDE.


Check-in (chegada) no hotel (Bourbon Santos Convention Hotel): Para aquelas pessoas (DMEs) que optaram em chegar no dia 25/03: 14h (horário de Brasília)

Check-in (chegada) no hotel (Bourbon Santos Convention Hotel): Para aquelas pessoas (DMEs) que optaram em chegar no dia 26/03: 14h (horário de Brasília)

Check-out (saída) no hotel: 12h (horário de Brasília), do dia 27 de março


A GRATUIDADE DA HOSPEDAGEM DO DIRIGENTE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VALE NA CONDIÇÃO DE APARTAMENTO DUPLO, OU SEJA, COMPARTILHADO.


APARTAMENTO INDIVIDUAL (SINGLE) – Caso o (a) Dirigente Municipal de Educação queira se hospedar em apartamento individual (single), o (a) mesmo (a) deve fazer a reserva por conta própria, sem direito à gratuidade pela Undime São Paulo.

– As refeições (Coffee e almoço serão servidos no local do evento – Blue Med Convention).

– O jantar não está incluso em nenhum dos dias de evento.

– Estacionamento terceirizado do Blue Med Convention – R$40,00 (por dia).

– Internet / Wi-fi no local do evento – não disponível


MATERIAIS DA PLENÁRIA

DIA 1: 26/03

PALESTRA MAGNA: POLÍTICAS PÚBLICAS ESTRUTURANTES: EDUCAÇÃO INTEGRAL E INCLUSIVA

MOZART NEVES RAMOS – TITULAR DA CÁTEDRA SÉRGIO HENRIQUE FERREIRA, DO INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) – RIBEIRÃO PRETO


PAINÉIS TEMÁTICOS

PAINEL 1 – ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL (IEGM) – GUSTAVO ANDREY DE ALMEIDA LOPES FERNANDES


PAINEL 2 – NOVA LEI DE LICITAÇÕES – 14.133/2021 – ENTENDA AS MUDANÇAS – JOSÉ ROBERTO ALEGRE JÚNIOR


PAINEL 3 – AGENDA E OBRIGAÇÕES DO DIRIGENTE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SILVIO GRABOSKI E LUIS HENRIQUE GRABOSKI


PAINEL 4 – FUNDEB/SALÁRIO EDUCAÇÃO – QUE RECURSOS SÃO ESTES, COMO E QUANDO UTILIZÁ-LOS? – ADINAN ORTOLAN


DIA 2: 27/03

PAINÉIS TEMÁTICOS

PAINEL 1 – CURRÍCULO – DIÁLOGO DAS PRÁTICAS É DEFINIÇÃO DOS RESULTADOS? – MARIA REGINA PASSOS PEREIRA


PAINEL 2 – COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA (CNCA): POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO – ANA CLÁUDIA KOGAKE DE LA ROSA


PAINEL 2 – COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA (CNCA): POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO – DOMINGAS DA SILVA


PAINEL 3 – AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E GESTÃO DE RESULTADOS – LISLEY DE REZENDE AMADO / RUDÁ LAGO LIMA MENDES


PAINEL 4 – MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) E CONSTRUÇÃO DO MEMORIAL DE GESTÃO – JÉSSICA ALMEIDA



PAINÉIS TEMÁTICOS – TARDE

PAINEL 1 – EDUCAÇÃO ESPECIAL – PORTA DE ENTRADA (LEGISLAÇÃO): ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) – SUAS ATRIBUIÇÕES E AÇÕES – CLAUDIA MEIRE RODRIGUES / MÁRCIA FRANCISCA COSTA NASCIMENTO


PAINEL 2 – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) – CÍNTIA OLIVEIRA PEIXOTO


PAINEL 3 – PEDAGOGIA ANTIRRACISTA – CLÉLIA MARA DOS SANTOS (COM A PARTICIPAÇÃO DE ALZIRA CRISTINA GONÇALVES, MÁRCIA MARIA DA COSTA, ROSIRES DE FÁTIMA BOTELHO E TATIANE PEREIRA DE SOUZA)


PAINEL 4 – EDUCAÇÃO INTEGRAL – DIRETRIZES X MATRIZ – MARIA REGINA PASSOS PEREIRA


MESA DE ENCERRAMENTO: COMO TORNAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL, INTEGRAL E INCLUSIVA DENTRO DE UM CONTEXTO EDUCACIONAL EXCLUDENTE?

MARCO MELO, COORDENADOR-GERAL DE POLÍTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (SECADI/MEC)


DEIGLES GIACOMELLI AMARO, DOUTORA EM DIDÁTICA, TEORIAS DE ENSINO E PRÁTICAS ESCOLARES


VÍDEO – DEIGLES GIACOMELLI AMARO, DOUTORA EM DIDÁTICA, TEORIAS DE ENSINO E PRÁTICAS ESCOLARES


PROGRAMAÇÃO

Dia 1: 26/03


8h – 9h – Credenciamento e visitação nos espaços dos parceiros da iniciativa privada

9h – Apresentação cultural do Grêmio recreativo cultural – Escola de Samba Unidos dos Morros

9h30 – Mesa de Abertura Institucional
Luiz Miguel Martins Garcia – Presidente da Undime São Paulo e DME de Sud Mennucci-SP
Celso Fernando Iversen – Vice-presidente da Undime São Paulo e DME de Porto Feliz-SP
Maria Helena Guimarães de Castro – Vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo
Vice-prefeita e Secretária da Secretaria da Mulher de Santos-SP – Renata Bravo
Cristina Barletta – Dirigente Municipal de Santos-SP

10h30 – 11h – Coffee break e visitação nos espaços dos parceiros da iniciativa/institucionais

11h – 12h: Palestra Magna: Políticas Públicas Estruturantes: Educação Integral e Inclusiva
Mozart Neves Ramos – Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto
Comentários/participações de:
Maria Helena Guimarães de Castro – Vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo
Rodrigo Hübner Mendes – Presidente do Instituto Rodrigo Mendes

12h – 13h: Almoço/Tempo livre

13h – 14h: Visitação nos espaços dos parceiros da iniciativa privada/institucionais

14h – 14h30: Apresentação cultural – Coral de mulheres – Céu da Boca

14h30 – 15h30: Painéis temáticos
Painel 1 – Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) – Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes
Painel 2 – Nova Lei de Licitações – 14.133/2021 – Entenda as mudanças – José Roberto Alegre Júnior
Painel 3 – Agenda e obrigações do Dirigente Municipal de Educação – Silvio Graboski e Luis Henrique Graboski
Painel 4 – FUNDEB/SALÁRIO EDUCAÇÃO – que recursos são estes, como e quando utilizá-los? – Adinan Ortolan

15h30 – 16h – Coffee break e visitação nos espaços dos parceiros da iniciativa/institucionais

16h30 – 17h: Prestação de Contas UNDIME -SP


Dia 2: 27/03


8h – 9h – Visitação nos espaços dos parceiros da iniciativa/institucionais

9h – 10h – Painéis temáticos
Painel 1 – Currículo – Diálogo das práticas é definição dos Resultados? – Maria Regina Passos Pereira
Painel 2 – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA): Políticas e práticas de Alfabetização – Ana Cláudia Kogake de la Rosa, Domingas da Silva e Luiz Miguel Martins Garcia
Painel 3 – Avaliação Diagnóstica e Gestão de Resultados – Lisley de Rezende Amado / Rudá Lago Lima Mendes
Painel 4 – Monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) e Construção do Memorial de Gestão – Jéssica Almeida

10h – 10h40: Coffee break e Visitação nos espaços dos parceiros

11h – 12h: Painéis temáticos
Painel 1 – Educação Especial – Porta de entrada (legislação): Atendimento Educacional Especializado (AEE) – suas atribuições e ações – Claudia Meire Rodrigues / Márcia Francisca Costa Nascimento
Painel 2 – Análise do Comportamento Aplicada (ABA) – Cíntia Oliveira Peixoto
Painel 3 – Pedagogia antirracista – Clélia Mara dos Santos (Com a participação de Alzira Cristina Gonçalves, Márcia Maria da Costa, Rosires de Fátima Botelho e Tatiane Pereira de Souza).
Painel 4 – Educação integral – Diretrizes x matriz – Maria Regina Passos Pereira

12h – 13h: Almoço/Tempo livre e visitação nos espaços dos parceiros da iniciativa privada

13h – 13h30: Apresentação cultural com o Grupo TamTam

13h30 – Sorteio dos parceiros da iniciativa privada

14h – Homenagem à Suely Maia
Luiz Miguel Martins Garcia – Presidente da Undime São Paulo
Suely Maia – Ex-presidente da Undime São Paulo e Ex-DME de Santos-SP
Marialba Carneiro – Ex-presidente da Undime São Paulo e EX-DME de Pereira Barreto
Iara Lopes dos Santos – DME de Ipeúna

14h30 -17h: Mesa de encerramento: Como tornar a educação especial, integral e inclusiva dentro de um contexto educacional excludente?
Guilherme de Almeida – Presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas
Roseli Behaker Garcia, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura;
Marco Melo, Coordenador-Geral de Política Pedagógica da Educação Especial, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC);
Deigles Giacomelli Amaro, Doutora em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares.

17h – Encerramento/Coffee break de encerramento


Plantão de Atendimentos

Assessoria Jurídica
Bett Brasil
Conviva/Undime
FDE
FNDE
SEB/MEC


Empresas parceiras da Iniciativa Privada:

Poliedro Sistema de Ensino
Griô Educacional
Universitário
Editora MBR
Editora do Brasil
Maker Robótica
Pearson
Brink Mobil
Educacional
Saber Soluções Educacional
Avaliativa
Faz Educação
Desk Móveis Escolares
Editora FTD
Editora Moderna
Foccus Editora
Soluções Moderna


LOCALIZAÇÃO

Praça Almirante Gago Coutinho, número 29 – CEP. 11030-200 – Ponta da Praia – Santos/SP