UNDIME SÃO PAULO REALIZA REUNIÃO ORDINÁRIA. IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PAULISTA SÃO OS DESTAQUES DA REUNIÃO

A Undime São Paulo realizou ontem, 02 de agosto, na sede da seccional paulista, em São Paulo, a reunião ordinária com os Dirigentes Municipais de Educação (DME) representantes de polo, representantes das macrorregiões, Diretoria Executiva e, também, com a participação de representantes da Secretaria do Estado da Educação (SEE) e das empresas parceiras da Undime-SP.

A reunião de trabalho, que teve a representação de educadores de todas as regiões do estado, foi presidida pelo presidente da Undime São Paulo e DME de Sud Mennucci, Prof. Luiz Miguel Martins Garcia, da Vice-Presidente e DME de Atibaia, Márcia Bernardes, da Secretária de Articulação e DME de Tremembé, Cristiana Berthoud, e do Secretário de Assuntos Jurídicos e DME de Porto Feliz, Celso Fernando Iversen.

Em sua fala de abertura, Prof. Luiz Miguel ressaltou a importância da representatividade, do regime de colaboração e da participação dos Dirigentes de Educação que atuam como representantes nos polos e macrorregiões da Undime-SP.

Na sequência, Cristiana Berthoud e Celso Fernando Iversen iniciaram as discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Regime de Colaboração entre Estado/Undime com foco no percurso transcorrido e os próximos passos a seguir. Apresentaram os bolsistas da Undime-SP no processo de Implementação da BNCC em regime de colaboração; Esboço do Plano de Ação para viabilizar a Implementação da BNCC; Plano de trabalho para a (re)elaboração do currículo da rede de ensino a partir das diretrizes da BNCC; dos eventos formativos que acontecerão e da BNCC como oportunidade de transformação da Educação.

Posteriormente, Natacha Costa, do Centro de Referências em Educação Integral, instituição que tem o objetivo de promover a pesquisa, o desenvolvimento, aprimoramento e difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para a formulação, gestão e avaliação de políticas públicas de Educação Integral no Brasil, falou do projeto Educação Integral Na Prática.

Educação Integral Na Prática é uma plataforma virtual que reúne uma série de instrumentos que visam apoiar gestores educacionais de Secretarias e escolas no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas de educação integral. A iniciativa apresenta um fio lógico de implementação dividido em sete etapas, complementadas por orientações e instrumentos (Saiba mais em: http://www.undime-sp.org.br/wp-content/uploads/2018/reuniao0207/reuniaoordinaria_pptnapratica_0208.pdf). Na ocasião, Costa apresentou, também, o Processo de discussão curricular, de Tremembé, para exemplificar o programa.

Na sequência, os coordenadores das macrorregiões se reuniram para a realização de planejamento da atuação dos polos durante o processo de implementação da BNCC e avaliação da estrutura e funcionamentos dos polos.

No período da tarde, a reunião de trabalho foi iniciada com falas dos representantes da Editora Moderna, Editora do brasil, Pearson, Foccus e Planneta, empresas parceiras da Undime-SP. Após, Cristiana e Celso, representantes da Diretoria Executiva, apresentaram o resultado da pesquisa sobre o Processo de Implementação da BNCC com a participação de 320 municípios (http://www.undime-sp.org.br/wp-content/uploads/2018/reuniao0207/reuniaoordinaria_0207.pdf).

Por último, os presentes foram divididos em grupo e, com temas diferentes, explanaram sobre Educação Integral/Territórios Novas estratégias pedagógicas; O sujeito que queremos formar: Infância e Adolescência no Século XXI e sobre Família como Parceira/Comunidade Educativa.

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