EM RODA DE CONVERSA COM DIRIGENTES DE EDUCAÇÃO, ROSSIELI EXPLICA COMO SERÁ O CALENDÁRIO 2020 E CURRÍCULO PAULISTA

“É preciso garantir a todos os estudantes aprendizagem de excelência e a conclusão de todas as etapas da educação na idade certa”. Foi assim que o Secretário de Estado da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, iniciou sua fala aos mais de 200 gestores municipais de educação, técnicos e prefeitos ao destacar a missão do Mapa Estratégico 2019-2022, do Governo do Estado de São Paulo, na Roda de Conversa realizada na manhã desta quarta-feira, 11, no Teatro Fernando de Azevedo.

Com a participação do Presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, e do Assessor Técnico de Gabinete, Henrique Pimentel Filho, o encontro, solicitado pela Undime São Paulo a pedido dos representantes de polo e coordenadores das macrorregiões, teve como pauta a apresentação do Plano Estratégico da Secretaria de Estado; Calendário Escolar 2020; Currículo Paulista e Educação Infantil.

Em sua fala de boas-vindas, o Presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, agradeceu o pronto-atendimento da Secretaria de Estado em abrir as portas para estabelecer um diálogo com os dirigentes municipais de educação. “Esse momento foi pensando para que os gestores pudessem sanar às dúvidas sobre o Calendário 2020 e Currículo Paulista”, destaca. “É com este espírito de querer construir, de querer avançar e buscar respostas às demandas que nos dispusemos em fazer essa roda de conversa”.

Garcia aproveitou para agradecer o apoio que os dirigentes de São Paulo deram à candidatura e eleição para à presidência da Undime Nacional. “A Undime estará sempre à disposição para auxiliar nas diferentes necessidades dos municípios”, finalizou.

No encontro, o Secretário de Estado destacou que, dentre os valores do Mapa Estratégico, o foco na aprendizagem é essencial para a garantia de resultados. “A gestão de aprendizagem é primordial para à rede. Não dá para discutir qualquer coisa sem saber se, de fato, terá impacto na aprendizagem dos alunos. Temos condição de transformar a Educação do nosso Estado. Coisas boas e pessoas incríveis podem potencializar isso”, disse Rossieli ao falar da visão de futuro para 2030, “estar entre os sistemas que mais avançam”.

Sobre o novo calendário escolar de 2020, idealizado pela SEE, amparado em estudos, Soares reforçou que a concentração das férias em longos períodos de tempo tem impacto negativo na aprendizagem.

O novo calendário escolar cumprirá 200 dias letivos; se aproximará das datas do calendário dos municípios; está sendo planejado em evidências e, também, haverá mais dias de planejamento para a rede.

O Secretário salientou que os municípios não são obrigados a aderir o calendário e que aqueles que não quiserem não serão penalizados.
Em relação ao Currículo Paulista, Rossieli informou que 570 municípios utilizarão o currículo paulista em 2020 e que, deste total, 199 municípios com sistema próprio fizeram adesão via Secretaria Escolar Digital.

Soares frisou que os municípios adeptos ao Currículo Paulista terão acesso à informação dos professores, materiais didáticos subsidiados e Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) gratuito.


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