CARTA DO PRESIDENTE

Prezadas (os) Dirigentes Municipais de Educação,

Recebemos 2019 com o emblemático sentimento de estarmos no meio do caminho desta gestão. A partir de agora o retrovisor aponta uma estrada mais longa que o parabrisas, e isso é bom: é bom porque estamos mais experientes, mais sábios, familiarizados com nossos desafios e conscientes das nossas metas e como alcançá-las.

A Undime-SP, consciente do seu papel de defesa da educação pública municipal com equidade e qualidade social, também está amadurecida e pronta para os desafios que nos esperam: Financiamento da Educação, Currículo, Formação de Professores, Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), IDEB e novas políticas educacionais em Regime de Colaboração com os governos federal e estadual.

É importante considerarmos que o FUNDEB tem validade até o ano de 2020 e hoje é a espinha dorsal do financiamento da educação brasileira. É preciso garantirmos que se torne permanente, com a aprovação de projeto em tramitação no legislativo federal. Também é muito importante a garantia dos investimentos na Educação, questão estratégica para o desenvolvimento nacional. O financiamento da Educação será, possivelmente, a principal pauta deste ano que se inicia.

Com a aprovação do Currículo Paulista pelo Conselho Estadual de Educação teremos o desafio de sua implementação. A primeira fase será de formação de professores e equipes pedagógicas. A exemplo do que já aconteceu na elaboração do currículo, a Undime-SP deverá exercer o protagonismo e desenvolver as ações em regime de colaboração com a Secretaria Estadual. É fundamental a participação de todos para garantirmos formações de qualidade e que atendam às demandas de todas as redes, afinal o currículo foi escrito com a participação de todos e em igualdade de direitos e deveres.

Em 2019 teremos a última avaliação externa do SAEB nessa gestão, e que irá gerar o IDEB a ser divulgado em 2020, durante o processo de sucessão dos governos municipais. Ou seja, este será o IDEB final deste mandato. É importante que estejamos muito alinhados, informados e conscientes para podermos entregar os resultados que nossos alunos merecem e nossas comunidades esperam. Com informação, planejamento e trabalho teremos como entregar resultados dignos de nosso esforço. A Undime-SP estará muito empenhada em oportunizar essa reflexão, esse planejamento e acompanhamento das ações necessárias para o êxito de todos.

Neste ano inicia-se novos governos nas esferas federal e estadual que certamente trarão propostas educacionais a serem desenvolvidas de forma colaborativa, bem como devem discutir mudanças nos programas atuais. A Undime-SP estará em sintonia com a Undime Nacional para garantir aos municípios paulistas a informação em primeira mão e com qualidade para tomar as medidas e desenvolver as ações necessárias.

Para que isso tudo seja possível realizaremos diversos eventos em todas as regiões do estado: Fórum, Seminários, Oficinas, Palestras, Cursos e formações de diversas categorias. Eles darão as condições necessárias aos municípios para atualizarem-se e oferecerem qualidade de atendimento, bem como a tranquilidade ao DME de que cumprirá todas as exigências legais. Estaremos presentes com eventos em todas as Macrorregiões do estado e atendendo a todos os polos!

Neste momento temos o compromisso de fazermos a renovação das anuidades do municípios associados, o que é fundamental para garantir a execução de todas essas ações e continuarmos dando um amplo atendimento e com a qualidade que é característica da Undime. Por isso pedimos que agilizem o processo de pagamento do boleto que encaminhamos anexo e nos colocamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas. É importante destacar que essa agilidade é necessária para que possamos dimensionar as ações de acordo com os recursos que teremos disponíveis.

E é nesse espírito de estudo e troca de experiência que lhe convido para participar do nosso primeiro grande evento de 2019: O III Seminário de Planejamento e Gestão Educacional da Undime-SP que terá como tema “O financiamento da Educação e os desafios para 2019”.  Acontecerá na cidade de São Paulo no dia 19/02/2019, das 9h às 16h sem custo a todos os municípios. Este evento é de fundamental importância para o planejamento das redes municipais, pois serão abordados os temas mais relevantes para a educação em 2019 e teremos tanto atividades para os DMEs quanto para técnicos de diversas áreas das secretarias.

Pedimos também sua atenção para preencher o Formulário 2019 de Atualização de Cadastro do Dirigente Municipal de Educação, através do link: https://goo.gl/forms/ImQXAKh6vwCTahgf1. Suas informações atualizadas são necessárias para que possamos levar a comunicação até você. É importante também muita atenção para o envio do número de celular para mantermos uma efetiva comunicação.

Dessa maneira, com muita colaboração, união e trabalho, estaremos preparados para todos os desafios deste novo ano que iniciamos com um único e grande propósito: oferecermos excelência aos nossos alunos e, com isso, fazermos nossas cidades, estado e o Brasil cada vez melhores.

Um grande abraço,

Luiz Miguel Martins Garcia
Presidente UNDIME-SP