UNDIME PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO NOROESTE PAULISTA, EM VOTUPORANGA

Com o objetivo de possibilitar aos dirigentes de educação organizados em Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) e Câmaras Técnicas conhecerem como o Congresso Internacional da Educação do Noroeste Paulista (CIENP), que iniciou hoje, 17, e irá até 19 de julho, em Votuporanga, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Noroeste Paulista (ADE) realizou ontem, 16, também no município de Votuporanga, o Seminário do ADE Noroeste Paulista e Encontro dos Dirigentes Líderes de ADES e Câmaras Técnicas Integrantes da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação. Com a presença de prefeitos, dirigentes municipais de educação (DMEs) e empresas parceiras da área educacional, o Seminário também teve o objetivo de promover a exposição da rede de colaboração intermunicipal em educação, dos objetivos e ações a serem desenvolvidas, bem como a apresentação dos resultados do Encontro de Planejamento Estratégico que antecedeu o Seminário.

Com a participação do Presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, a eventualidade contou com o Prefeito de Votuporanga, João Dado, do Coordenador Executivo do Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Noroeste Paulista e DME de Votuporanga, Ederson Marcelo Batista, e da Secretária Executiva da ADE Noroeste Paulista, Jaqueline Alexandre.

Em sua fala de boas-vindas, o Prefeito Dado destacou a importância da união e da somatória de forças para uma educação cada vez melhor para todos os municípios. “Votuporanga conta o que faz para ter uma educação de qualidade. E se achar que é interessante, repita em sua cidade, pois estamos nos espelhando em outras também”, disse o prefeito que completou seu discurso parafraseando a música Wave, do músico João Gilberto, ‘Educar é fundamental’! As escolas devem ser acessíveis às crianças, além de salubres. Precisamos garantir um ambiente acolhedor e seguro, completou.

O Dirigente anfitrião, Ederson Marcelo Batista, reforçou que a Undime tem possibilitado desenvolvimento, diálogo, formação e orientação, bem como o auxílio do que é preciso para tornar a educação brasileira efetivamente de qualidade e com resultados. “No ADE Noroeste Paulista, criamos o Laboratório de Mudanças, um projeto que, em regime de colaboração, objetivou na busca de professores talentosos com ações exitosas em suas salas de aula. Com isso, os talentos da região foram fudamentais na construção de formações que capacitaram mais professores, beneficiando mais alunos”, disse. “O que acontece de bom nos pequenos municípios também deve ser exemplo para prepararmos nossos professores. Juntos podemos ir mais longes”.

A Executiva do ADE Noroeste Paulista, Jaqueline Alexandre, ressaltou sobre o congresso e reforçou que o evento é uma ação master do arranjo. “O congresso está cada vez maior e mais valorizado, e isso foi possível pelo fatos dos municípios estarem unidos em busca de qualificação profissional para o aprimoramento das redes. Os professores estão cada vez mais dedicados a buscar novas ideias e se profissionalizar para atingir os alunos, as peças fundamentais deste processo”.

O Presidente da seccional paulista da Undime, Luiz Garcia, falou da relação primordial entre Municípios, Estados e Federal, e da importância dos arranjos e consórcios nas discussões de políticas públicas e na construção de uma série de ações em auxílio dos municípios. “Todo mundo pode colaborar, em regime de colaboração, e os ADEs e Consórcios são fundamentais para fazer as articulações. Precisamos discutir juntos o Financiamento da Educação, os planos de educação e colocar, de agora em diante, o novo currículo paulista no chão da escola, nas salas de aula.