ÚLTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO ANO FAZ BALANÇO DA GESTÃO E DAS AÇÕES DE 2019

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 16, na sede da Undime São Paulo, a última Reunião Ordinária do ano convocada para a participação do Conselho de Representantes da seccional paulista da Undime. Com a presença de gestores educacionais de todas as localidades do Estado de São Paulo, a reunião foi mediada pelo presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Garcia, que também fez um balancete da gestão durante o ano de 2019.

Na pauta, assuntos como o Currículo Paulista: ciclos de formações e planejamento 2020; FUNDEB e Financiamento da Educação: Fatores de Ponderação; Conviva 2020; Parcerias 2020; Fórum Estadual 2020; Fórum Nacional 2020; entre outras temáticas, foram destaques do dia.

“Em uma data como esta, onde muitos municípios estão fechando o ano letivo, é muito bom ver esse auditório cheio de gestores dispostos em ouvir-nos”, destacou o presidente da Undime ao iniciar a reunião sob o auxílio da Diretoria Executiva.

Em sua fala de boas-vindas, a presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, agradeceu a presença dos gestores educacionais presentes e dos parceiros empresariais e institucionais. “Os nossos parceiros constroem conosco um diálogo favorável com os municípios. Eles, assim como a Undime, levam conhecimento e novas ideias de ponta a ponta do Estado”.

Sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Dirigente de Sud Mennucci destacou sobre a resolução publicada pelo MEC, construída em cooperação com a Undime, com os fatores de ponderação para 2020.

A resolução, publicada na última quarta-feira, 11, pela Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade, resolveu que o fator de ponderação de creche pública em tempo parcial passará dos atuais 1,15 para 1,20 e o fator de pré-escola em tempo parcial passará de 1,05 para 1,10.

A Diretoria apresentou, ainda, o quantitativo das formações realizadas neste ano, bem como as diversas ações desenvolvidas para a homologação do Currículo Paulista e o início de sua implementação nas regiões do Estado de São Paulo.

A articuladora do Conviva Educação por São Paulo, Kátia Padovan, destacou aos presentes sobre a importância do uso da plataforma no dia a dia da gestão educacional. A articuladora pontuou sobre a área de conteúdo Memorial de Gestão que servirá como um suporte na transição entre equipes, indicando como realizar as mudanças com compromisso e organizar as informações.

Bernardes também aproveitou a oportunidade para anunciar que o Fórum Estadual da Undime, um dos maiores eventos de Educação Básica do estado, será em março. A presidente da seccional paulista informou que, para a edição de 2020, montará um conselho consultivo composto por Dirigentes para a organização do evento. “Queremos realizar um Fórum transparente e, principalmente, planejado com o apoio dos nossos gestores”, revelou.

Na ocasião, o presidente da Undime adiantou que o Fórum Nacional da Undime já tem data marcada e está prevista para acontecer entre os dias 19 a 22 de maio. “Já estamos com inúmeras tratativas e para 2020 realizaremos o Fórum na região Sul do país. Um pedido de muitos dirigentes, já que o evento não acontece na região há alguns anos”.

Para finalizar, a Diretoria apresentou um balancete dos investimentos realizados e o demonstrativo financeiro da instituição. A reunião foi finalizada com fortes aplausos dos participantes que aprovaram o trabalho realizado pela gestão durante o ano de 2019.