MENSAGEM DA PRESIDENTE MÁRCIA BERNARDES SOBRE O INÍCIO DAS AULAS 2020 “MÃOS NA MASSA! FELIZ VOLTA ÀS AULAS”

Queridos Dirigentes Municipais de Educação,

Nas últimas semanas de janeiro, nós, enquanto gestores, preparamos, em nossas redes municipais, o início do ano letivo. Enquanto Dirigente Municipal de Educação, acredito que cada cidade paulista, no espírito de deixar tudo organizado para os alunos, realizou diversas atividades de planejamento com os professores, coordenadores, diretores das unidades escolares e demais profissionais desta área tão importante e imprescindível que é a Educação.

Alguns professores e alunos já estão nas salas de aula, outros voltarão na próxima segunda-feira, 03 de fevereiro, ou terão mais alguns dias de férias. Todavia, acima das datas de retorno, sabemos que esse período de volta às aulas é muito especial para todos os profissionais que atuam incessantemente para a melhoria da qualidade da educação e da aprendizagem desses pequenos e jovens aprendizes.

Undime, eu, você, comunidades escolares e muitos outros, acreditamos que esses estudantes serão os grandes profissionais que ocuparão nossos lugares e continuarão transformando o território em que vivemos, já que a construção de um lugar melhor é diária e depende, incansavelmente, da participação ativa de todos nós.

Dirigentes e educadores, a ano letivo já começou! É chegada a hora de implementarmos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos estabelecimentos de ensino de educação infantil e ensino fundamental de todo o país. E nós, que estamos no dia a dia do contexto escolar, somos, juntos com os professores que estão no chão das salas de aula com as diversas crianças e jovens, a chave de todo o processo.

Gestores e demais profissionais, também temos um novo Currículo Paulista que foi reelaborado, conjuntamente, para garantir as aprendizagens previstas na Base e, ainda, servirá como um guia importante para a revisão ou elaboração do Projeto Político-pedagógico de cada escola, documento este que retrata a essência e a personalidade das escolas em suas particularidades e necessidades.

Os desafios são muitos, sabemos, mas todo nosso trabalho é fundamental para que os estudantes adquiram muito conhecimento e tenham alto nível de aprendizagem.

Desde já, reforço que a seccional paulista da Undime estará presente e atuando para propor mecanismos fundamentais para assegurar a Educação Básica, visando o ensino de qualidade nas escolas públicas do Estado de São Paulo.

Mãos na massa! Feliz volta às aulas!

Carinhosamente,

Márcia Bernardes
Dirigente Municipal de Educação de Atibaia
Presidente da Undime São Paulo