IMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR COMO OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO É TEMA DO 3° SEMINÁRIO TÉCNICO DA UNDIME SÃO PAULO, EM CAMPOS DO JORDÃO-SP

Com o tema “Implementação Curricular como oportunidade de formação”, a União dos Dirigentes Municipais de Educação do estado de São Paulo, Undime-SP, iniciou ontem (11), o 3° Seminário Técnico, no Orotour Garden Hotel, em Campos do Jordão. O evento, que acontecerá até amanhã (13), é inteiramente dedicado ao processo de implementação curricular como oportunidade de enriquecimento e formação para todos os atores educacionais: professores, funcionários, coordenadores, gestores familiares e comunidade.

Na Mesa de abertura, gestores educacionais da Undime São Paulo e Secretaria de Estado da Educação discursaram e explanaram sobre a atual conjuntura educacional. Alunos de um projeto de Educação Integral de Campos participaram e abrilhantaram o evento.

A Dirigente Municipal de Educação de Campos do Jordão, Marta Esteves, destacou a alegria em receber o Seminário Técnico pela terceira vez, em Campos. “Nosso município prima em receber bem os turistas. Desejo que tenhamos dias de muita aprendizagem”, ressaltou Esteves.

A Vice-Presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, que no ato representava o Presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, agradeceu a presença de todos os participantes e desejou que todos tenham dias profícuos. “O currículo só se faz presente com os professores e redes unidas. Por isso trazer a implementação curricular ao centro do debate é tão importante”, disse a Vice-Presidente.

“Apesar dos inúmeros desafios, das mudanças e novos paradigmas, a nova Base Nacional Comum Curricular e o Currículo, construídos com o apoio de todos, auxiliarão na formação dos profissionais docentes. Currículo bem feito é sinal de professores bem formados”, destacou Bernardes.

Para o Assessor de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) Henrique Pimentel, que representou o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, a implementação do currículo em regime de colaboração entre Estado e municípios é importante e necessária. “Hoje, em Regime de Colaboração, a Secretaria oferta inúmeras oportunidades de formação aos municípios paulistas, como o Inova Educação”, reforçou Pimentel, que também falou da colaboração nos convênios de Transporte e Merenda, formação para diretores, bem como projetos voltados à Educação Infantil.

A Presidente da Comissão Organizadora do evento, Cristiana Berthoud, que é a Secretária de Articulação da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Tremembé, falou da importância dos municípios participantes. “Nesta edição contamos com a presença de profissionais de 84 municípios de São Paulo. A Undime incentiva a colaboração e a participação dos educadores. Não dá para fazer quase nada sozinhos. Com muita colaboração temos muito a fazer e aprender, destacou.

Berthoud destacou, ainda, a importância do Regime de Colaboração e da união dos polos. “Podemos exercitar ainda mais o regime de colaboração. Tenho por mim que esse regime é como um casamento que precisa ser bem cuidado para não acabar. Hoje, por exemplo, vemos experiências maravilhosas acontecendo e sendo implementadas”, finalizou.  A Vice-Presidente Regionais/Grande São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Francisco Morato, Lélia Hartmann, participou da mesa.

Em sua terceira edição, o Seminário traz assuntos como Metodologias Inovadoras na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; Reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Estratégias de gestão compartilhada; Educação Integral e Integração Família e Comunidade no processo de implementação curricular.