EM VIDEOCONFERÊNCIA, SEE E UNDIME INFORMAM QUE CURRÍCULO PAULISTA PODE SER HOMOLOGADO ATÉ JULHO DE 2019

Com o objetivo de atualizar o status da construção da nova versão do Currículo Paulista e em continuidade às ações de implementação do Currículo, a Undime São Paulo e a Secretaria de Estado da Educação (SEE) realizaram ontem, 27, uma videoconferência para destacar as principais diretrizes, os avanços e a previsão de homologação do documento que está prevista para acontecer até julho de 2019.

Mediada pelo Coordenador da COPED, Caetano Siqueira, a videoconferência, que foi transmitida pela Rede do Saber, teve a participação do Presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, e da Vice-Presidente Regional Grande São Paulo e Dirigente de Francisco Morato, Lélia Hartmann.

Em sua fala, Luiz Miguel Garcia destacou o regime de colaboração dos 645 municípios paulistas e do papel que Undime e SEE tiveram para garantir apoio à implementação. “Em colaboração, os professores e gestores das redes paulistas realizaram um trabalho intenso durante a elaboração da versão preliminar do currículo. O regime de colaboração viabilizou todo o processo de construção do currículo que, na carteira das salas de aula das escolas, transformará vidas dos alunos”, disse o presidente da Undime.

O Currículo Paulista apresenta os objetivos orientadores para a escola comprometida com seu tempo, contextualizada, na qual assegura-se a aprendizagem para todos os estudantes, considerando aspectos sociais, culturais, intelectuais, físicos, corporais e afetivos voltados aos desafios presentes e futuros que se apresentam na vida cotidiana dos estudantes.

Alinhado à Base Nacional Comum Curricular, o currículo envolve práticas levando em consideração a formação e o desenvolvimento global; o multiculturalismo; a escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia inclusiva, entre outros.

Siqueira reforça argumentando que o documento norteador traz o conceito de escola contemporânea atrelada aos desafios do século XXI e o conceito de educação que integra. “O documento está em discussão e análise final no Conselho Estadual de Educação. A expectativa é que seja homologado até o final de junho ou julho”, disse o Coordenador da COPED.

Em pesquisa recentemente lançada pela Undime São Paulo, 3,9% dos municípios responderam que o currículo do município está finalizado. 30,4% disseram que estão em processo de elaboração à luz da BNCC. 20,7% das cidades do estado estão em processo de elaboração a partir da versão 1 ou da versão 2 do Currículo Paulista, e 43% responderam que estão aguardando a homologação do Currículo.

Na vídeo, Undime e SEE assumiram, ainda, o compromisso de apoiar à implementação do documento nos municípios, estruturando formações, materiais e outros tipos de apoio como suporte.
Segundo Lélia Hartmann, o processo de construção do novo currículo é histórico. “Ninguém consegue avançar sozinho. Em regime de colaboração tivemos a prova de que podemos avançar juntos e, a cada dia, aprimorar a aprendizagem dos nossos alunos”, destacou.

A videoconferência estará disponível na videoteca da Rede do Saber:http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx…