DIRIGENTES E TÉCNICOS EDUCACIONAIS ASSOCIADOS À UNDIME-SP PARTICIPARAM DA BETT BRASIL EDUCAR 2017

3Dirigentes Municipais de Educação e técnicos educacionais associados à União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP) participaram, nos dias 11 e 12 de maio, quinta e sexta-feira respectivamente, no São Paulo Expo Exhibition & Convention, da Bett Brasil Educar 2017, maior feira e congresso educacional da América Latina. A Bett Educar, em parceria com a UNDIME-SP, possibilitou o acesso gratuito aos dirigentes e técnicos interessados em participar da feira.

Com o tema: “Inovação: Novos Horizontes para a Educação”, a Bett Brasil Educar aconteceu de 10 a 13 de maio e teve por objetivo o aperfeiçoamento profissional de educadores, professores e gestores de escolas e de sistemas de ensino. No dia 10 de maio, o Professor Luiz Miguel Garcia, Presidente da UNDIME-SP, participou da abertura oficial do evento. Na ocasião, também participaram Simon Presswell, Presidente global da Bett, Stuart Johnston, CEO da Ascential Events, empresa organizadora da eventualidade, Vera Cabral, Consultora de Educação da Bett Educar, além de Alicia Andrés Ribeiro, Secretária-executiva do Movimento pela Base Nacional Comum.

Em sua fala, o Presidente da UNDIME-SP ressaltou a importância da inovação no trabalho de docência. “Para nós, inovar é questão de sobrevivência, porque temos sempre de pensar como fazer o melhor com recursos escassos”, disse. Ao final, agradeceu por fazer parte do evento: “A UNDIME-SP tem muito orgulho desta parceria”.

No dia 11 de maio (quinta-feira), no Auditório UNDIME, no Congresso da Bett Educar, a UNDIME-SP realizou a oficina sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), que foi ministrada pela Coordenadora Geral de Programas para o Desenvolvimento do Ensino, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Andrea Saar. A oficina contou com a presença de mais de 350 gestores e técnicos educacionais de todo o estado de São Paulo.

7No momento de abertura da programação do dia, a Diretoria Executiva da UNDIME-SP (biênio 2017/2018), através do Professor Luiz Miguel Garcia, Presidente da seccional paulista, Márcia Aparecida Bernardes, Vice-Presidente Regionais/Interior, Cristiana M. Esper Berthoud, Secretária de Articulação, Denize Jacob de Paula, Secretária de Finanças e de Roberto Cavallari Filho, Secretário de Comunicação, saudou os presentes e parabenizou os gestores educacionais pela atuação e participação assídua nas atividades proporcionadas pela UNDIME-SP junto aos parceiros institucionais em todas as regiões do estado.

Andrea destacou, durante a formação da oficina,  os marcos legais e lógicos do PAR, além dos avanços e estatísticas. Ressaltou as inovações do clico 2016 – 2019, que é o alinhamento do PAR ao Plano Nacional de Educação (PNE), alinhamento entre PAR e Plano Plurianual (PPA)  e a nova interface no SIMEC.

Para o ciclo, há perspectivas de possibilitar um canal de interação com os sistemas de ensino, contribuir  para o fortalecimento  do Sistema Nacional de Educação, concretizar a vinculação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação ao PNE e ser um instrumento de Planejamento Educacional Plurianual para Estados/Municípios e de apoio à tomada de decisão.

Na manhã do dia 12, sexta-feira, no mezanino do  São Paulo Expo Exhibition & Convention ocorreu a Reunião Ordinária do Conselho de Representantes, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Conselho Nacional de Representantes, Representantes de Polos e Delegados.

A Diretoria Executiva, representada pelo Professor Luiz Miguel, Presidente da UNDIME-SP, Márcia Aparecida Bernardes, Vice-Presidente Regionais/Interior, Cristiana M. Esper Berthoud, Secretária de Articulação, Denize Jacob de Paula, Secretária de Finanças, Roberto Cavallari Filho, Secretário de Comunicação, Suzana Aparecida Dechechi de Oliveira, Vice-Presidente Regionais/Grande São Paulo e de Andrei Alberto Nuzel, Secretário de Coordenação Técnica iniciou os trabalhos do dia retratando a importância do trabalho mútuo e em equipe, do diálogo para a construção de uma gestão democrática baseada em consensos e do regime de colaboração para o fortalecimento da educação.

Na sequência, Benjamin Sobrinho, Diretor de Projetos na Maximizar Consultoria em Estratégia e Processos, falou dos desafios dos gestores e das ferramentas de gestão pelos gestores públicos. “Boas ferramentas de gestão facilitam o mapeamento das demandas, permitindo a classificação dessas, para estabelecimento de propriedades das soluções, a identificação das causas raízes dos problemas e a elaboração de planos de ações com prazos, responsáveis e objetos almejados“, ressaltou.

O professor Luiz Miguel apresentou a proposta, em fase de construção e elaboração, da divisão da UNDIME-SP em 10 macrorregiões, onde os polos regionais serão organizados em macropolos para proporcionar e facilitar os processos educacionais de formação. Os parceiros institucionais da UNDIME-SP: FTD Educação, Opet Sefe, Moderna, Planneta, Impare e SOMOS Educação, através de seus representantes, também tiveram um momento de diálogo para falar sobre o auxílio para a construção favorável do diálogo com os gestores públicos municipais.

No período da tarde, a UNDIME-SP realizou a mesa de debates sobre Sistemas, Arranjos e Consórcios Públicos – Caminhos para a Cooperação entre Municípios e Regimes de Colaboração Intergovernamental.

17A bancada contou com a participação do Professor Luiz Miguel, Presidente da UNDIME-SP, que coordenou os trabalhos, do Professor Alessio Costa, Presidente da UNDIME Nacional, de Alicia Freijo Rodrigues, da Fundação Itaú, de Benjamin Sobrinho, da Maximizar, de Gustavo Santos, da Oficina Municipal e de Sílvia Cristina Rodolfo, do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista.

O Diretor de Projetos na Maximizar Consultoria em Estratégia e Processos, Benjamin Sobrinho, falou da importância das ações conjuntas dos municípios nas regiões. Destacou que os programas de qualificação e treinamentos podem ser compartilhados, gerando uma maior dinâmica entre os participantes dos diferentes municípios e, consequentemente, melhor aproveitamento.

Silvia Cristina Rodolfo, do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista e ex-Dirigente Municipal de Educação de Votuporanga-SP. Retratou as experiências exitosas de cooperação onde o ADE Noroeste Paulista conta, atualmente, com 49 municípios associados, sendo que no início apenas 17 cidades participavam do arranjo.

O ADE Noroeste Paulista trabalha de forma integrada para promover o desenvolvimento da educação pública de qualidade para todos. Como indicador, o ADE possibilitou a integração dos professores e demais profissionais da educação do território regional e a ampliação da gestão democrática e colaborativa.

Gustavo Adolfo Santos, Gerente de Programas da Oficina Municipal, falou da Escola de Gestão Pública do estado de São Paulo, área Gestão da Educação, e da parceria com o Programa “Melhoria da Educação no Município”, da Fundação Itaú Social.

Alicia Freijo Rodrigues, da Fundação Itaú, discursou sobre o Sistema Nacional e Pacto Federativo, onde também proferiu sobre a importância da troca de experiências entre os gestores educacionais e a urgência da elaboração de consórcios regionais e educacionais no estado de São Paulo.

O professor Alessio Costa, Presidente da UNDIME Nacional também participou da bancada contribuindo para a ampliação do diálogo, onde fez uma reflexão sobre a educação brasileira e suas perspectivas.

Alessio destacou em sua fala a relevância da Plataforma Conviva, um ambiente virtual gratuito elaborado e iniciado pela UNDIME, em parceria com outros onze institutos e fundações e com o apoio do Consed e da Uncme, que auxilia a gestão das secretarias municipais de educação, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. “Os conteúdos da plataforma têm como base marcos legais e são diariamente atualizados. Há legislações, documentos oficiais e dados do censo escolar ao alcance dos usuários da plataforma“, informou o Professor Alessio.

20Em seguida, o Consulado Britânico, representado pela Primeira Secretária para Educação, Infraestrutura e Serviços Financeiros (Governo Britânico – Setor de Educação no Brasil), NneNne Iwuji-Eme, apresentou o trabalho realizado pelo Cônsul, que desenvolve e fortalece parcerias na área de políticas públicas entre o Brasil e o Reino Unido, apoiando empresas britânicas em seu contato com o mercado brasileiro, oferecendo serviços customizados, além de posicionar o Reino Unido como um dos parceiros preferenciais do Brasil em projetos educacionais.

Possui também projetos do Prospery Fund, oportunizando parceria em treinamento de professores, desenvolvimento de língua inglesa e treinamento em metodologia para mais de 1.000 professores de inglês de escolas públicas. Oportuniza o fortalecimento de um programa integrado de Ensino de inglês como língua estrangeira no sistema educacional brasileiro e promoção de mudanças em políticas públicas voltadas ao ensino.

Antônio Moraes, Diretor de Educação da Microsoft, também fez uma participação falando da importância da tecnologia dentro do processo de aprendizagem. “Ferramentas tecnológicas facilitam o dia a dia dentro do âmbito educacional“, disse o Diretor de Educação.

Ressaltou ainda que os estudantes de hoje em dia têm muito mais acesso a conteúdos do que os alunos de gerações passadas. Após o encerramento dos ciclos de debates, o Consulado britânico ofereceu um cocktail para os presentes da reunião.

A Microsoft estimula o uso de instrumentos que promovem a colaboração e a aprendizagem, como o Office Mix, Sway, OneNote, Skype, Minecraft e Microsoft Classroom.

22

4

4

15