CONSELHO DE REPRESENTANTES DA UNDIME SÃO PAULO SE REÚNE NA BETT EDUCAR, EM SÃO PAULO

Foi no dia da abertura da Bett Educar com o tema “Transformando a Educação”, o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, 14 de maio, que a União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo – UNDIME-SP realizou a sua reunião ordinária do Conselho de Representantes, com a seguinte pauta: Campanha Na Vibe da Paz, com Cristiana Berthoud e Marcelo Batista; Regime de Colaboração, com o filósofo Fernando Moraes, ex-dirigente da Hortolândia; Regime de Colaboração entre UNDIME-SP e Secretaria de Estado da Educação, com Luiz Miguel Martins Garcia, diretor presidente da UNDIME-SP e dirigente municipal de Educação de Sud Menucci, e Rossieli Soares, secretário de Estado da Educação; e Programa Inova Escola, também com Rossieli Soares.

Luiz Miguel Martins Garcia ressaltou a importância da grande participação dos dirigentes municipais e técnicos do setor de Educação de todo o Estado, comemorando a parceria entre a UNDIME-SP e a Bett Educar, que possibilitou entrada gratuita e acesso às principais palestras do evento aos dirigentes associados à entidade representativa dos gestores públicos. Em sua fala também pontuou a pauta da reunião ordinária, como oportunidade ímpar de compartilhamento de mudanças em curso em todo o Estado, incluindo informes sobre a pesquisa do Instituto Península sobre a atuação dos professores e o encontro regional que vai acontecer em Holambra (11 de junho) para a reorganização da AMPPESP – Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo, que os organizadores já se colocam à disposição para parcerias futuras com a UNDIME-SP.

As empresas parceiras da UNDIME-SP também estiveram presentes e puderam em rápida apresentação individual oferecer os espaços instalados na Bett Educar, para conhecer produtos novos e se confraternizar com gestores educacionais de todo o Brasil, que vieram a São Paulo com o propósito de buscar inspiração, discutir o futuro da Educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de todos os educadores e estudantes.

Cristiana Berthoud e Marcelo Batista expuseram os passos da nova campanha da UNDIME-SP para buscar a paz na comunidade escolar, intitulada “A Escola Na Vibe da #Paz”, que inclusive foi encartada na última edição especial da revista “Nova Escola”, de circulação nacional. E o professor e filósofo Fernando Moraes discorreu em palestra bastante interativa com os dirigentes, sobre o tema “Regime de Colaboração”, alertando que normalmente os planos de trabalho das secretarias, departamentos e prefeituras são sempre apresentados como ferramentas de gestão, enquanto na Educação deve priorizar a organização na territorialidade, citando diversos exemplos, principalmente de regiões metropolitanas, quando já há uma ação que teoricamente devia ser a da aglutinação de energias e forças para um objetivo comum.

Secretário Rossieli – Mais uma vez o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, demonstra a sua disposição em atuar no Estado em sintonia com a UNDIME-SP. O presidente Luiz Miguel Martins Garcia afirmara isso desde o início da reunião e pôde enfatizar na presença do secretário, que detalhou as estratégias Estaduais sempre prevendo a colaboração com os municípios.

“Não vejo sucesso de políticas voltadas para a Educação, no Estado mais importante da Federação, sem ter a colaboração de cada município”, declarou Rossieli. O secretário estadual apresentou os resultados de uma pesquisa recente, revelando o quanto os estudantes paulistas sonham com uma escola que faça mais sentido.

Defendeu o ensino em tempo integral, a nova matriz curricular com mais oportunidades para todos, a preparação das equipes escolares, com formação, currículo paulista, matriz curricular e materiais, além da melhoria da jornada do professor, com ênfase ao planejamento.

O evento Bett Educar teve início nesta terça-feira (14), logo em seguida da reunião ordinária do Conselho de Representantes da UNDIME-SP, e se estenderá até a próxima sexta-feira (17), no Transamérica Expo Center, localizado a Avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, na Capital paulista. Bett Educar é a maior feira de tecnologia e educação da América Latina.