CARTA DA PRESIDENTE MÁRCIA BERNARDES AOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Prezados (as) Dirigentes Municipais de Educação e Prefeitos (as) Municipais,

Iniciamos 2020 com um grande desafio e propósito: Finalizarmos as ações e projetos que planejamos para a gestão pública dos nossos municípios para a gestão 2017/2020. Durante os últimos anos, enfrentamos barreiras, mas, acima de tudo, podemos desenvolver nosso trabalho com base em nossos ideais, sempre pensando nos inúmeros benefícios que oportunizamos às nossas crianças, profissionais da Educação e da comunidade escolar.

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo – Undime-São Paulo – atua há 33 anos defendendo os interesses de uma Educação Pública Municipal e por uma educação pública de qualidade, benéfica e acessível, como um direito garantido de todos os cidadãos e cidadãs.

Além do mais, como os representantes legais e como instância representativa da EDUCAÇÃO dos municípios, atuamos constantemente no sentido de articular, mobilizar e, essencialmente, INTEGRAR os Dirigentes Municipais de Educação para, sempre em construção e diálogo, melhorar a educação pública municipal.

É neste espírito de colaboração e renovação que contamos com você, gestor, para continuarmos juntos nessa empreitada de “pensar educação”, pensar nas oportunidades que podemos garantir e ofertar a tantas crianças e jovens que estão em busca de sonhos e de espaço. Podemos continuar fazendo por eles!

Nos últimos anos, ampliamos nossa participação nas discussões e decisões sobre as políticas públicas educacionais. Em 2019, em regime de colaboração com a Secretaria de Estado da Educação e você, que gere a pasta educacional do seu município, homologamos o Currículo Paulista, documento essencial construído para pensarmos no desenvolvimento integral de todos os estudantes paulistas, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas competências gerais.

Já em 2019, iniciamos a fase de implementação curricular nas redes municipais. E para auxiliar às redes, em 2020 continuaremos juntos para garantir formações continuadas e apoiar no planejamento pedagógico das escolas.

Sempre em respeito a cada município, de norte a sul, de leste a oeste do Estado, nos últimos anos realizamos cerca de 350 formações em cooperação com os parceiros empresariais e institucionais. Em 2019, realizamos aproximadamente 150 formações, contemplando todos os polos regionais, sendo 49 polos ao todo. Isso fez da nossa gestão, que trabalha constantemente na construção de consenso e equidade, a idealizadora do maior programa de formação da história da seccional paulista da Undime.

E não para por aí, nossa Undime está mais regionalizada. Com a criação das macrorregiões, ampliamos a nosso diálogo, oportunizando o maior número de participantes nas reuniões e eventos. Sem falar dos nossos funcionários que dão todo o suporte necessário aos municípios.

Estamos no ano em que devemos fechar nosso trabalho com chave de ouro, já que sonhamos e construímos nosso legado juntos, em harmonia e união. É ano de Eleições Municipais! Nosso memorial de gestão será fundamental para a continuidade do trabalho aos novos gestores que, assim como nós, devem pensar e executar políticas públicas que visam o benefício do coletivo.

Em 2020, também temos o desafio de continuarmos lutando pelo FUNDEB, fundo este que tem prazo para ser findado nesse ano. O Novo Fundo de Manutenção da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação é de extrema importância para a garantia do financiamento da Educação Básica em nossos municípios. A Undime luta incessantemente pelo Fundeb permanente e pela ampliação e melhoria de recursos. O assunto é urgente e a continuidade da nossa luta é sempre necessária!

Neste ano, receberemos, ainda, às vésperas das Eleições Municipais, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ;(IDEB) baseado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizado no ano passado. O IDEB será a marca do nosso trabalho. Revelará a essência do trabalho de toda nossa rede!

E para continuarmos juntos na construção de um legado e memorial de gestão pública, contamos, mais uma vez, com a renovação das anuidades dos municípios paulistas. Todavia, ressaltamos a importância dos municípios realizarem o pagamento do boleto o quanto antes, garantindo à associação e a oportunidade de dialogar com inúmeros outros gestores.

A associação do seu município é fundamental para a continuidade do nosso trabalho e, também, para auxiliar na ampliação das nossas ações dentro da sua cidade. Contamos com você em 2020. Somos uma união! Somos Undime São Paulo!

Márcia Bernardes

Dirigente Municipal de Educação de Atibaia – SP

Presidente da Undime São Paulo