26º FÓRUM UNDIME-SP SUPERA EXPECTATIVAS

Com a presença de mais de quinhentos educadores, a Undime SP realizou o 26ºFórum dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo, durante os dias 2, 3 e 4 de março, na cidade de Atibaia.

A Dirigente Municipal de Educação de Pereira Barreto e presidente da UndimeSP, Marialba Carneiro, satisfeita com a grandeza do acontecimento, abriu os trabalhos, salientando que o tema central para este encontro “Gestão eficaz respeita a diversidade e promove a igualdade”, bem como os demais temas da programação, partiram de sugestões dos próprios dirigentes.

O presidente do FNDE, Antônio Idilvan Alencar, apresentou o novo Plano de Ações Articuladas (PAR) 2016-2019 e fez, ainda, um balanço do ciclo anterior.

Já o presidente da Undime Nacional, Aléssio Costa Lima, fez questão de falar sobre o papel da instituição para o fortalecimento da gestão da educação municipal.

Também participaram da abertura do evento, o diretor de articulação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves, e da Educadora Vera Cabral.

O tema de debate da abertura foi a Base Nacional Comum Curricular, que contou com a exposição da palestrante Maria Inêz Fini, Coordenadora do Observatório da Educação de Campinas e teve como debatedores o representante da Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo, Sra. Ghisleine Trigo Silveira, Coordenadora de Gestão da Educação Básica e o Senhor Ricardo Magalhães Dias Cardoso, Coordenador do Ensino Médio, representando a Secretaria da Educação Básica do MEC.

Durante o Fórum, os participantes receberam orientações referentes ao cadastro das escolas no portal da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, contaram também com técnicos do FNDE “Soluções Locais”, proporcionando atendimento individual especializado aos gestores municipais sobre os programas educacionais do MEC.
No segundo dia, no painel “Qualidade e Financiamento da Educação Básica”, o palestrante, assessor técnico da Undime Nacional, Carlos Eduardo Sanches, focou o tema “Custo Aluno Qualidade Inicial e a importância do Pacto Federativo para a educação municipal.

Temas que chamaram a atenção para um acalorado debate foram os que contaram com a presença da Dra. Lisiane Braecher, Procuradora da República, apresentando o Projeto do Ministério Público Federal, denominado “MPEduc”, do Dr. Sidney Estanislau Beraldo, Conselheiro Vice-Presidente do TCE/SP, que fez uma exposição sobre o “Índice de Efetividade da Gestão Municipal”e também da procuradora do Ministério Público de Contas, junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dra. Élida Graziane Pinto que discorreu sobre “ O gasto mínimo em Educação vinculado ao Plano Nacional de Educação”.

No painel seguinte, “Formação de Gestores”, a palestrante do Consulado Britânico,Fernanda Medeiros, apresentou o Sistema de Formação de Lideranças Escolares da Inglaterra, propondo reflexão sobre possíveis alternativas de formação de gestores para o Brasil.

Fechando o painel, tivemos a palestra com Léo Fraiman, sobre “Projeto de vida a partir da Escola: Desafios e Oportunidades da Gestão Escolar“.

Ao renomado Prof. Mario Sergio Cortella, coube o tema “Educação, Escola e Docência: Novos Tempos, Novas Atitudes”.

No encerramento do exitoso Fórum, Marialba Carneiro, não escondendo seu contentamento pelo sucesso do evento,disse “ Esse momento de interação entre os colegas dirigentes e educadores é muito importante para todos, não só pelo aprendizado, pela troca de experiências que o evento proporciona, mas sobretudo pela oportunidade de refletir e construir valores para uma educação de qualidade “