WORKSHOP DA REGIÃO SUDESTE IMPULSIONA AVANÇOS NA EDUCAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Evento promovido pela UFSCar, com apoio da USP e do MEC, fortalece a implementação da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas e impulsiona práticas inovadoras na Educação Básica.

Na última terça (18), aconteceu o Il Workshop do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica – Região Sudeste, em São Paulo, organizado pela Universidade Federal de São Carlos, com apoio institucional da Universidade de São Paulo e Ministério da Educação.

O workshop nasceu no âmbito da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas, uma iniciativa do governo federal que articula políticas e ações para universalizar o acesso à internet de qualidade e garantir o uso pedagógico da tecnologia nas escolas públicas de Educação Básica do país.

Felipe Sartori Sigollo, Dirigente Municipal de Educação de Diadema e membro da diretoria da UNDIME SP, compôs a mesa de abertura ao lado de Ana Úngari Dal Fabbro, coordenadora-geral de tecnologia e inovação da Educação Básica do MEC, Ana Carolina Pontes Costa, secretária de inovação pedagógica digital da Agência de Educação Digital e à Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Daniel Mill, coordenador da região sudeste e do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica, e Anderson Romanini, chefe do departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP.

Ao longo da programação, os participantes foram divididos em diferentes salas para se aprofundarem em temas para a implementação da Educação Digital e Midiática, como plano de ação, atualização curricular, formação docente, diagnóstico dos saberes digitais docentes e perfil profissional para o currículo de Educação Digital.

O Il Workshop do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica – Região Sudeste teve o objetivo de proporcionar um momento estratégico e formativo de trocas, experiências, reflexões e construções coletivas voltadas à conectividade nas escolas. Tudo isso olhando para os recursos educacionais digitais utilizados atualmente no ambiente escolar, o papel fundamental do professor que utiliza a tecnologia como ferramenta pedagógica e o desenvolvimento integral dos estudantes como usuários éticos, críticos e conscientes das ferramentas digitais e midiáticas.

O encontro reforçou a importância de espaços colaborativos para fortalecer a política de Educação Digital no país, aproximando instituições, gestores e educadores em torno de um mesmo propósito: construir, de forma integrada e consciente, caminhos para que as escolas brasileiras avancem na conectividade, na inovação pedagógica e na formação de estudantes preparados para os desafios do presente e do futuro.