Votuporanga sediou oficina do PAR promovido pela UNDIME-SP

Votuporanga sediou oficina do PAR promovido pela UNDIME-SPA UNDIME-SP promoveu nesta terça-feira (26 de abril) mais uma oficina do novo PAR, realizada no município de Votuporanga. Representantes de quase quarenta municípios participaram de mais uma capacitação sobre o tema, realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Votuporanga.

A Secretária da Educação de Votuporanga, Silvia Rodolfo, que representou a Presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro, ofereceu boas vindas e destacou a importância do evento. “O objetivo é fazer o diagnóstico de cada município dentro do PAR, uma estrutura do Ministério da Educação (MEC), que direciona os atendimentos e possibilita a destinação de recursos do governo federal. Para conquistarmos verbas, a administração municipal precisa responder a pesquisa de acordo com a realidade”, disse.

A palestrante convida foi a professora Palmira Piai, especialista em Gestão da Educação Municipal, escritora, palestrante  e consultora educacional com temas focados em Políticas Públicas, Captação de Recursos Federais e Estaduais e formação continuada de profissionais da educação.

Palmira ofereceu orientações sobre o novo ciclo do Plano de Ações Articuladas, que ocorre a cada quatro anos. “O sistema permite direcionar ações do município e a captação de recursos. Entretanto, é necessária a compreensão do órgão da forma mais realista e articulada ao plano de educação”, salientou a professora.

Para auxiliar na elaboração do PAR, o Ministério da Educação criou um novo sistema, o SIMEC – Módulo PAR Plano de Metas -, integrado aos sistemas que já possuía, representando uma importante evolução tecnológica, com agilidade e transparência nos processos de elaboração, análise e apresentação de resultados dos planos.

O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC) e colocou à disposição dos estados, dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

A partir da adesão ao Plano, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Inicialmente, os estados e municípios devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, desenvolverão um conjunto coerente de ações que resulta no PAR.

Foto: SME – Votuporanga

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