[VIDEOCONFERÊNCIA – 29/10] PROFESSORES QUE TRANSFORMAM VIDAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Para encerrar o mês dedicado aos docentes, a Undime São Paulo realizará na próxima quinta-feira, 29, a partir das 15h (horário de Brasília), uma videoconferência com os professores que desenvolveram os melhores projetos sobre ensino híbrido para o concurso “Professores que transformam vidas em tempos de pandemia”, idealizado pela seccional.

O bate-papo, que será ao vivo e mediado pela presidente da instituição e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia-SP, Márcia Bernardes, será transmitido pela página do Facebook e canal do Youtube da organização.

Com a participação de mais de 90 professores de diferentes municípios paulistas, o concurso educacional teve a finalidade de selecionar boas práticas escolares e experiências exitosas nesse período de aulas remotas e pandemia de COVID-19.

Dentre os relatos e cartas argumentativas, 4 professores do estado se destacaram por apresentar projetos que transformaram vidas e modificaram histórias por meio de superação. Os mesmos serão premiados com livros e outros presentes oferecidos pela seccional e parceiros da iniciativa privada.

SOBRE OS PROFESSORES TRANSFORMADORES

A professora Gilmara Santos, da Escola Municipal José Benedito dos Santos, do município de Guararema-SP, desenvolveu o projeto “Exclusão? Nem na Pandemia”, junto com outros professores da rede, que visa uma série de ações didático-pedagógicas para a assistência educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista, cegueira, distúrbios, retardo mental moderado, paralisia cerebral, entre outras questões e necessidades educacionais especiais.

Na cidade de Porto Ferreira-SP, o educador físico Tiago Nardon, da E.M.E.F. Professora Nadir Zadra Ribaldo, desenvolveu a proposta “Jogos no Mundo”, que teve a finalidade de retratar a necessidade do movimento corporal, da Educação Física, dos jogos e brincadeiras e dos aspectos culturais dos jogos de alguns países, como Papua Nova-Guiné e Moçambique.

Na E.M.E.B. Professora Maria Mercedes de Araújo, em Itatiba-SP, o educador Pedro Xavier, que trabalha a leitura, produção textual e oralidade dos alunos de 5° ano, com o apoio de professores da escola, criou o “Sarau Remoto”, que possibilitou a escuta, compreensão, declamação de poemas, exposição oral, leitura e produção de um evento literário virtual com a participação dos alunos e seus familiares.

No Centro de Educação Infantil “Irene Ribeiro, de Fartura-SP, a professora Roseli Martins realizou visitas às casas dos alunos, uma vez que metade das crianças residem na área rural do município, onde o acesso à internet é limitado e o serviço de telefonia é inconstante, dificultando o contato pelas tecnologias de informação e comunicação. Com a colaboração de um monitor, Roseli ia até os alunos para motivá-los e incentivá-los nos estudos.

Onde assistir a videoconferência:

Facebook da Undime São Paulo: https://www.facebook.com/undimesaopaulo

YouTube da Undime São Paulo: https://www.youtube.com/channel/UCO5OHzhWb2CD6UvXg2yqA6g