UNDIME-SP realizará, no dia 31 de janeiro, o Seminário “A Gestão da Educação Municipal em Rede”

logo_undimespA UNDIME-SP promoverá, no dia 31 de janeiro de 2017, o seminário com o tema “A Gestão da Educação Municipal em Rede”. Nesse seminário, os Dirigentes e Técnicos Municipais de Educação poderão participar de Oficinas a respeito dos diversos Programas dos Governos Federal e Estadual, e das demais instituições ligadas a Educação. Será distribuída, na ocasião, a Agenda dos Cem primeiros dias de Gestão, bem como a Revista dos 30 anos da UNDIME.

O evento terá início às 8:00, com o tradicional “café com prosa” e credenciamento dos participantes. Às 9:30, terá início o Seminário sobre os Desafios da Gestão da Educação Municipal em Rede, juntamente com a apresentação da Agenda dos primeiros cem dias de gestão. Serão apresentadas discussões sob coordenação das seguintes instituições: UNDIME São Paulo, UNDIME Nacional, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE), Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) e Associação Paulista de Municípios (APM).

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) apresentará discussões sobre a Elaboração e Acompanhamento da liberação de recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR), sobre a Prestação de Contas pelo SIMEC (Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação) e o SIGPC, a Aplicação dos Recursos em Educação – Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação, sobre o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e a respeito do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Interativo) / Programa Mais Educação. O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), juntamente com a SEE (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) apresentarão discussões a respeito do Planejamento da Demanda Escolar – Censo Escolar/PRODESP – Sistemas e Projetos de Avaliação Educacional. A SEE (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) fará uma apresentação sobre os Programas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo: Currículo Ler e Escrever, Currículo São Paulo faz Escola, SARESP, Alimenta Escola e Parceria de Ata de Registro de Preço. A SEB (Secretaria de Educação Básica apresentará os conceitos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Por fim, a UNDIME introduzirá os conceitos sobre o Sistema de Gestão “Plataforma Conviva Educação”.

Segundo a Presidente da UNDIME-SP, Professora Marialba Carneiro, “É de extrema importância a participação dos novos Dirigentes e Técnicos Municipais de Educação, uma vez que nesse Seminário serão apresentados os conceitos básicos a respeito de várias das plataformas utilizadas pelas Secretarias. O domínio e o uso correto e contínuo dessas ferramentas e plataformas traz benefícios para a Educação como um todo”.

A UNDIME-SP convida a todos os DMEs e Técnicos Municipais de Educação a participarem desse evento, que será realizado no campus Vergueiro da UNINOVE, localizado à Rua Vergueiro nº 235/249, no bairro Liberdade, na cidade de São Paulo – SP.

Aos interessados, a inscrição deverá ser realizada através do link: (https://www.undime-sp.org.br/inscricoes). É importante lembrar que o número de vagas é limitado, e as inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de janeiro.