UNDIME-SP promoveu oficina do novo PAR em Castilho

UNDIME-SP promoveu oficina do novo PAR em Castilho

A UNDIME-SP promoveu nesta última terça-feira (26 de abril), uma oficina do novo Plano de Ações Articuladas (PAR) no município de Castilho. A oficina foi realizada no Centro de Formação de Professores, localizado no Centro Integrado de Educação de Castilho, e contou com a participação de representantes de dezesseis municípios: Andradina, Bento de Abreu, Castilho, Guaraçaí, Guararapes, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Rubiácea, Sud Mennucci, Suzanápolis e Valparaíso.

O principal assunto abordado durante a oficina foi a elaboração do PAR, no período de 2016 à 2019, explanando sobre o novo ciclo do PAR e transmitidas orientações para os gestores de educação fazerem a atualização dos dados e alimentação do sistema.

A palestrante convidada foi a professora Palmira Piai, especialista em Gestão da Educação Municipal, escritora, palestrante e consultora educacional com temas focados em Políticas Públicas, Captação de Recursos Federais e Estaduais e formação continuada de profissionais da educação.

A palestrante abordou sobre o novo ciclo do PAR como a principal fonte de captação de recursos para o município e a importância do trabalho do diretor da unidade escolar na inserção de dados que precisam estar em consonância com os dados do PAR. A professora Palmira ainda ressaltou sobre a importância dos conselhos e de suas respectivas funções, que precisam ser atualizados no sistema do PAR. A especialista ainda passou recomendações com as documentações e atas que precisam ser colocadas no sistema, como as portarias, além de abordar a responsabilidade dos técnicos em logar no sistema todos os dias e os dirigentes em serem informados de toda a movimentação que há no sistema.

Outro ponto da palestra foi a abordagem sobre as metas do PNE e do PME. Palmira enfatizou muito em relação ao plano de carreira e a ainda respondeu a questionamentos e esclareceu mais algumas dúvidas. A professora ainda chamou a atenção para que todos os municípios devam se atentar para fechar o seu diagnostico, pois o prazo para a apresentação está previsto para o fim de maio.

O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC) e colocou à disposição dos estados, dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

Foto: SME – Castilho