UNDIME-SP promoveu capacitação em Olímpia nesta semana

olimpia_mesaA UNDIME-SP realizou no último dia 17 de agosto, mais uma capacitação voltada para os dirigentes municipais e os técnicos das secretárias municipais de Educação. A capacitação foi realizada na cidade de Olímpia, na sala de reuniões do Parque Aquático Thermas dos Laranjais.

O evento teve por objetivo evidenciar a importância do preenchimento do PAR, articulando-o ao Plano Municipal da Educação.  Desde a edição anterior do PAR, tem se confirmado a relevância do mesmo no sentido de ações coerentes entre o diagnóstico e metas apresentadas e as demandas do município. Na ocasião, também foi realizada a apresentação da plataforma virtual Conviva, que oferece a possibilidade de se encontrar informações sistematizadas e particularizadas, por município, oportunizando ganho de tempo e praticidade na elaboração do PAR. Outro objetivo foi conscientizar os profissionais da Educação quanto aos cuidados na observância da Lei nº 9504/97, Lei das Eleições, e Lei de Responsabilidade Fiscal.

O prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, abriu o encontro enfatizando a importância da Educação para o desenvolvimento do país, bem como a importância do voto consciente nas próximas eleições, sendo esta, também, uma questão educacional, por estar relacionada ao exercício da cidadania.

olimpia_marialbaNa sequência, a professora Marialba abordou a importância da Formação oferecida, destacando o trabalho da UNDIME-SP junto aos seus associados, e, ainda, o papel social da escola, a importância do trabalho dos gestores educacionais: “Nós devemos ter um sentimento de pertencimento e não de posse em relação às políticas públicas voltadas para educação. Temos que fazer parte e, principalmente, contribuir significativamente com ideias e conceitos nos planos municipais de educação, na elaboração do PAR. É somente com o nosso trabalho sério que  conseguiremos transformar a realidade educacional do país, oferecendo o que há de melhor para nossos alunos”.

A capacitação contou com a presença das palestrantes Palmira Piai, Kátia Padovan, do Dr. José Silvio Graboski de Oliveira, e da Secretária Municipal de Educação de Olímpia a Prof. Eliana Monteiro.

A Secretária Eliana Monteiro saudou a todos, agradecendo-os pela presença e homenageando-os com a apresentação da dança Carimbó, pelos alunos da EMEB “Professora Zenaide Rugai Fonseca”. Após essa apresentação, o Prefeito Geninho entregou uma “prenda folclórica” à Presidente da UNDIME-SP, Prof. Marialba Carneiro, reiterando a importância da mesma: “esta ‘prenda’ contém mimos referentes às nossas tradições populares, confeccionados por alunos e professores da rede municipal de ensino, uma referência ao fato de nossa cidade, Olímpia, ser Capital Nacional do Folclore” destacou o Chefe do Executivo Municipal.

olimpia_palestraEm seguida, a Prof. Palmira Piai fez uma explanação relacionada ao PAR (Plano da Ações Articuladas), a qual foi muito bem recebida pelos participantes. Já a palestrante Katia Padovan falou a respeito da plataforma Conviva, abordando o tema “Conhecendo o Conviva / Memorial de Gestão / Ferramenta Gestão Orçamentária e Financeira”, que despertou muito o interesse do público em acessar a Plataforma apresentada.

O Dr. José Silvio Graboski de Oliveira discorreu a respeito do tema “Vedações do período eleitoral e dos últimos 180 dias do mandato”, gerando muitos questionamentos e dúvidas apresentados ao palestrante, que esclareceu cada uma, por estarem muito presentes no cotidiano dos municípios.

olimpia_fala1Para a Secretária Municipal de Olímpia, Prof. Eliana Monteiro, a capacitação foi muito produtiva: “quanto à Capacitação, do meu ponto de vista, foi excelente. Tivemos muitas perguntas, principalmente, na palestra do Dr. Sílvio. Fiquei muito feliz pela presença da Prof. Marialba, do Prefeito, e, pelo público. Compareceram  representantes de 31 municípios, e não se importaram com a distância, percorrendo até 380km para participar. Como aparece no relatório, a palestra do PAR necessitaria de mais tempo, mas a apresentação da Conviva também foi importante” destacou a secretária”.

Ao todo, o evento reuniu cerca de 104 participantes dos seguintes municípios: 31 municípios: Altair, Barretos, Bebedouro, Colina, Elisiário, Espírito Santo do Turvo, Guaíra, Guaraci, Guariba, Icém, Ipiguá, Itajobi, Jaborandi, Manduri, Marapoama, Mirassolândia, Monte Alto, Neves Paulista, Novais, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Pradópolis, Riolândia, São José da Boa Vista, São José do Rio Preto, Severínia, Taquaral e Taquaritinga.

As capacitações para abordar o novo PAR 2016/2019 vêm sendo constantemente promovidas pela UNDIME-SP nos municípios do estado de São Paulo. Com uma linguagem moderna e capacitações muito bem pautadas, os encontros estão sendo classificados como excelentes pelos participantes.

Fotos: SME – Olímpia

olimpia_apresentacao

olimpia_geral

olimipia_prefeito