UNDIME SP PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES DE COMUNICAÇÃO E DESTACA IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA PARA TRANSFORMAR VIDAS

Evento nacional reúne lideranças da educação, especialistas e profissionais de comunicação para fortalecer práticas, promover integração entre seccionais e destacar o papel estratégico da comunicação pública no Brasil.

Entre os dias 2 e 4 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) realizou, em Brasília, o Encontro Nacional de Gestores de Comunicação – Educação Pública para Transformar Vidas, reunindo profissionais de todo o país em três dias de intensa troca de conhecimento, formação e integração. O evento reforçou o papel estratégico da comunicação pública na garantia de direitos, transparência e fortalecimento da educação brasileira.

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes lideranças nacionais: Camilo Santana, ministro de Estado da Educação; Manuel Palácios, presidente do Inep; Lívia Leite, secretária-executiva da Andifes; Ana Paula Giraux, presidenta do Conif; Marcus Vinícius David, secretário de Educação Superior do MEC; e Anderlúcia Castro, secretária de Comunicação da Undime Nacional e Dirigente Municipal de Educação de Anicuns (GO). A representatividade mostra a prioridade que o tema tem assumido na agenda da Educação.

Três dias de debates, formação e inspiração

O primeiro dia foi marcado pela integração entre as seccionais da Undime de todo o país e representantes de instituições federais, universidades, autarquias e órgãos vinculados ao MEC.

O segundo dia abriu com a conferência “Como a comunicação estratégica pode impulsionar o PIB brasileiro”, apresentada por Rafael Figueiredo, que destacou como comunicar bem políticas públicas significa também desenvolver o país.

Na sequência, uma série de cases inspiradores evidenciou iniciativas bem-sucedidas de comunicação pública:

  • “O mascote da causa animal”, com Solange Prediger (UFSM);
  • “UFC 70 anos”, com Kamila Fernandes;
  • “Linguagem simples na Rede Federal”, com Carlos Domingos e Lara Rios;
  • O case da Undime Santa Catarina e Rio Grande do Norte, “Como transformamos tendências em estratégia”, apresentado por Bruna Carvalho (SC) e Keyson Cunha (RN).

O dia encerrou com a oficina “Educação com responsabilidade no YouTube”, ministrada por Amanda Ronconi, trazendo boas práticas para produzir conteúdo seguro e eficiente na plataforma.

O terceiro dia iniciou com o painel “Linguagem simples não é o que você acha que é”, apresentado por Patrícia Roedel, reforçando a importância da clareza e acessibilidade nas comunicações públicas.

Depois, Eugênio Bucci trouxe reflexões sobre comunicação pública como direito de toda pessoa, seguido do painel “Redes sociais na comunicação pública”, com Mariah Queiroz, sobre estratégias para aproximar a população das políticas educacionais.

O evento foi encerrado com a oficina de Lilian Estevanato, dedicada à segurança, governança e boas práticas nas contas institucionais nas ferramentas da Meta.

A participação da Undime SP

A Undime São Paulo foi representada por Letícia Agata, analista de Marketing e Comunicação da seccional. Para ela, o convite do MEC reafirma o comprometimento de São Paulo com a profissionalização da comunicação educacional:

“Representar minha seccional em um evento tão relevante foi uma honra. O fato de termos recebido esse convite diretamente do Ministério da Educação comprova nosso esforço como estado em prol da comunicação voltada para o setor público educacional brasileiro. Ouvir palestras de representantes de organizações como Meta, YouTube e até do Governo do Brasil foi enriquecedor.”

Letícia destacou ainda como o evento trouxe novos insights para fortalecer o trabalho diário:

“Me trouxe várias ideias para aprimorar todas as ações de comunicação realizadas por nossa seccional, sempre pensando em transformar vidas. Foi também um prazer viver mais uma experiência ao lado de colegas de outras seccionais. Nas últimas semanas, temos estreitado nosso relacionamento, trabalhando de forma colaborativa para aperfeiçoar a comunicação da Undime como um todo.”

 Cases da Undime SC e RN ganham destaque nacional

O case apresentado pela Undime Santa Catarina e Rio Grande do Norte foi um dos momentos de maior repercussão do encontro. Bruna Carvalho (SC) ressaltou a importância de mostrar como a comunicação estratégica pode fortalecer a atuação da Undime nos territórios:

“Apresentar o case foi uma oportunidade de mostrar como temos trabalhado a comunicação de forma estratégica, atenta aos movimentos e necessidades do nosso público. A troca com tantos profissionais qualificados foi extremamente enriquecedora.”

Ela reforçou que o diálogo entre seccionais fortalece o trabalho em rede:

“Cada insight e experiência compartilhada nos inspira a continuar evoluindo. Quando fortalecemos nossa comunicação, garantimos que a informação chegue com mais qualidade e impacto aos Dirigentes Municipais de Educação.”

Para Keyson Cunha (RN), o encontro reforçou a visão da comunicação como ferramenta essencial para fortalecer a gestão educacional:

“Nossos canais existem para garantir uma comunicação efetiva, acessível e segura, que valoriza o diálogo e fortalece a educação pública. A comunicação institucional no setor público é estratégica para fortalecer a transparência e apoiar a tomada de decisões.”

A visão da Undime Nacional

Presente na abertura e ao longo de todo o encontro, Anderlúcia Castro, Secretária de Comunicação da Undime Nacional e Dirigente Municipal de Educação de Anicuns/GO, destacou a importância da formação continuada para os profissionais da área:

“Reunir profissionais de comunicação é fundamental para aprimorar práticas, alinhar diretrizes e construir uma comunicação cada vez mais eficiente. O evento possibilitou a troca de experiências e a adaptação de boas práticas às diferentes realidades do país.”

Ela reforçou que o encontro representa um investimento estratégico:

“A Undime reafirma seu compromisso com a melhoria da gestão comunicacional, reconhecendo que a comunicação é essencial. Uma comunicação bem estruturada garante que informações confiáveis e de interesse público cheguem a todos os municípios.”

Comunicar bem também é transformar vidas

O Encontro Nacional de Gestores de Comunicação deixou uma mensagem clara: comunicação pública qualificada é fundamental para fortalecer políticas educacionais, aproximar a sociedade e garantir direitos.

A Undime SP segue comprometida em aprimorar sua atuação, fortalecer a rede de Dirigentes Municipais de Educação e contribuir para uma educação pública cada vez mais democrática, acessível e transformadora.

Porque comunicar bem também é transformar vidas — e esse compromisso é diário.