UNDIME SÃO PAULO PROMOVE REUNIÃO ORDINÁRIA COM O CONSELHO DE REPRESENTANTES DA SECCIONAL PAULISTA

A Undime São Paulo realizou na tarde de ontem, 28, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP – São Paulo), uma reunião ordinária com o Conselho de Representantes: Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Conselho Nacional de Representantes, Representantes de Polos e Delegados da seccional. A reunião, que foi pautada nas ferramentas de gestão da educação, Plataforma Conviva Educação, indicadores e peças orçamentárias, contou com a participação de mais de 130 pessoas, entre Dirigentes e Técnicos Educacionais, de 107 municípios paulistas diferentes.

Estiveram presentes o Presidente da Undime São Paulo, professor Luiz Miguel (DME de Sud Mennucci), a Vice-Presidente Regionais/Interior, Márcia Bernardes (DME de Atibaia), a Vice-Presidente Regionais/Grande São Paulo, Suzana Dechechi (DME de São Bernardo do Campo), a Secretária de Articulação, Cristina Berthoud (DME de Tremembé), o Secretário de Assuntos Jurídicos, Celso Iversen (DME de Porto Feliz), o Secretário de Comunicação, Roberto Cavallari (DME de Marília), o Consultor da UNDIME Nacional, Carlos Eduardo Sanches, as representantes da Plataforma Conviva, Marcia Regina Granado Sanzovo, Anita Martinez Stefani e Kátia Padovan e a presença de 60 Dirigentes Municipais de Educação de vários polos regionais que estavam representando os demais DMEs do estado.

Em sua fala de abertura, o professor Luiz Miguel explanou sobre o papel significativo do Conselho de Representantes para disseminar informações e conhecimentos aos outros gestores. Falou ainda sobre as ações estratégicas da Undime São Paulo, a valorização dos profissionais de educação, gestão democrática e sobre o regime de colaboração entre os associados da seccional, que já está com quase 500 municipios associados. “Estou muito feliz, estamos aqui com representantes das mais diversas regiões do nosso grandioso estado. Isso demonstra o comprometimento e a atenção que vocês depositam na educação básica paulista. Dialogando juntos, podemos transformar a realidade e a necessidade das nossas crianças e adolescentes”.

Em seguida, Kátia Padovan, representante da Plataforma Conviva Educação, falou sobre a sistemática e a funcionalidade da plataforma, que é uma ferramenta (ambiente virtual) que auxilia na gestão educacional das secretarias municipais. “O conviva possibilita a organização e uma gestão estratégica mais eficiente.É um sistema educacional integrado eficiente que vem ao encontro das necessidades dos gestores”, completou.

Posteriormente, Carlos Sanches, Consultor da UNDIME Nacional, palestrou a respeito da Plataforma Conviva com enfoque no Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação, sobre os Indicadores Educacionais nos Municípios e Peças Orçamentárias (Plano Plurianual ‘PPA”, Lei de Diretrizes Orçamentárias ‘LDO’ e sobre a Lei Orçamentária Anual ‘LOA’). “Gestão pública é diferente da casa da gente. Vocês gestores educacionais devem ter responsabilidade com o dinheiro público. O investimento deve ser sempre pensado em benefício aos alunos”, destacou.

O Consultor ressaltou que o planejamento educacional é fundamental para gerir com eficiência. É importante conhecer as principais peças e instrumentos de planejamento para reorganizar o trabalho realizado pela secretaria e atender às inúmeras políticas públicas”, disse ainda.

O Plano Plurianual (PPA) estabelece metas, projetos e programas de longa duração para organizar o orçamento para os próximo anos. É realizado pelo executivo e deve ser avaliado pelo poder legislativo. Com a adoção deste plano, tornou-se obrigatório o Governo planejar todas as suas ações e também seu orçamento de modo a não ferir as diretrizes nele contidas, somente devendo efetuar investimentos em programas estratégicos previstos na redação do PPA para o período vigente.

Foi destacado ainda sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que compreende as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, além de destacar a relevância da Lei Orçamentária Anual (LOA), onde o administração pública define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas naquele ano.



Galeria de Fotos