Encontro reforça alinhamento nacional e aprimoramento das ações de comunicação da Undime

Na última quinta-feira (4), a Undime Nacional realizou, na sede em Brasília, um encontro estratégico de comunicação com as seccionais, com o objetivo de fortalecer a área em todo o país, garantindo o alinhamento de mensagens, ampliação do alcance e qualificação da comunicação voltada a Dirigentes Municipais de Educação. A reunião contou com gestores da comunicação dos estados do Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Bahia (BA), Ceará (CE), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Minas Gerais (MG), Mato Grosso (MT), Pará (PA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE), São Paulo (SP) e Tocantins (TO).
A reunião foi conduzida por Vanelle Oliveira e Joana Saraiva, representantes da área de comunicação da Undime Nacional, e Anderlúcia Castro, Secretária de Comunicação da Undime Nacional e Dirigente Municipal de Educação de Anicuns/GO. Ao longo da programação, as seccionais compartilharam os desafios atuais e experiências de melhorias, bem como discutiram ações estratégicas para fortalecer a comunicação institucional, entre elas a unificação de diretrizes, com a definição de mensagens e identidade visual consistentes em todas as instâncias; a ampliação da produção, buscando expandir a criação e distribuição de conteúdos relevantes e de qualidade; e a padronização de fluxos, com a criação de processos claros de trabalho conjunto com as seccionais.
Também foram abordadas iniciativas para melhorar a visibilidade da Undime nacional e das seccionais, fortalecer o relacionamento com a imprensa e veículos de comunicação e integrar a comunicação, conectando de forma estratégica todas as frentes e estruturas envolvidas.
Estratégias de comunicação
Durante o encontro, as seccionais também participaram de uma discussão aprofundada sobre estratégias de comunicação, abordando temas como o fortalecimento da articulação entre Undime nacional e estaduais, o uso de dados para orientar decisões, a produção de conteúdos mais dinâmicos, a expansão do alcance digital e a unificação das redes sociais. A pauta incluiu ainda estratégias para comunicação em eventos, relacionamento com a imprensa, capacitação contínua das equipes e a organização da campanha de anuidades. O grupo também alinhou ações comemorativas pelos 40 anos da Undime, que serão celebrados em 2026, reforçando o legado da instituição.
O encontro evidenciou o compromisso coletivo das seccionais em fortalecer a comunicação da Undime em todo o país, garantindo mais coerência, eficiência e proximidade com os Dirigentes Municipais de Educação e demais públicos estratégicos. As discussões apontaram caminhos concretos para ampliar o impacto das ações institucionais e consolidar uma comunicação cada vez mais integrada, acessível e voltada à defesa da educação pública municipal.



















