ÚLTIMA MESA DO SEMINÁRIO TÉCNICO FALA SOBRE A GESTÃO EFICAZ COMO INSTRUMENTO PARA AVANÇAR NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA


Com o tema “Gestão eficaz como instrumento para avançar na qualidade da educação pública” a Undime São Paulo encerrou a última mesa do Seminário Técnico que foi realizado de 16 a 18 de outubro, em Campos do Jordão-SP.

Presidida pelo Dr. Antônio Carlos Ozório Nunes, Promotor de Justiça e Assessor na área de Educação, do Ministério Público de São Paulo, a mesa teve a participação do Dr. Gustavo Andrey Fernandes, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de Wagner Cipriano Araújo, da FTD, e de Lucas Santos, da Fundação Lemann.

Iniciando as discussões, Dr. Fernandes trouxe dados e pesquisas referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), trazendo a relação Gasto x Resultado e o quadro Gasto x Evolução dos resultados. Falou ainda sobre o levantamento da taxa de abandono (Evasão Escolar) e o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), divulgado pelo Tribunal de Contas na semana passada. “Ir além do gastar mais reinventando a educação é fundamental. Imaginação, criatividade, iniciativa. Envolvimento com a comunidade e trocas de experiências ajudam no processo. Consciência é a resposta”, disse Dr. Gustavo.

Na sequência, Lucas Santos, da Fundação Lemann, falou do programa Formar, uma parceria entre a Fundação Lemann e redes públicas de educação de todo o Brasil que promove e alinha esforços entre secretarias de educação e escolas, diminuindo distâncias, apoiando os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoa as práticas de gestão e os processos pedagógicos.

Com duas frentes principais, o programa trata de Políticas Educacionais (apoiam a revisão e desenvolvimento de políticas e processos pedagógicos (tais como: currículo, avaliações padronizadas, formação de professores e acompanhamento pedagógico). Também ajudam no planejamento e organização da secretaria de educação para que as escolas recebam um suporte mais efetivo e em sintonia com as suas necessidades) e Formação Continuada em Serviços (fortalecem e aprimoram as práticas dos educadores a fim de promover melhores aulas e mais qualidade na aprendizagem de todos os alunos).


Galeria de Fotos      Material das Palestras