A UNDIME-SP realizou no último dia 19 de julho, o Seminário UNDIME-SP da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que aconteceu na sede da UNINOVE, na cidade de São Paulo. O evento foi voltado aos dirigentes municipais de educação, professores, supervisores, diretores e técnicos de educação.
Ao todo, o evento contou com a participação de 270 pessoas de 63 municípios do estado de São Paulo: Aguaí, Andradina, Arujá, Avaré, Batatais, Bilac, Birigui, Cabreúva, Caçapava, Campinas, Cravinhos, Cruzeiro, Diadema, Echaporã, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Franco da Rocha, Guarujá, Iperó, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itararé, Itupeva, Ituverava, Jardinópolis, Junqueirópolis, Louveira, Matão, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Monte Alto, Olímpia, Osasco, Paranapanema, Pederneiras, Pereira Barreto, Piquete, Piracaia, Porto Feliz, Praia Grande, Rancharia, Registro, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Rio Claro, Rubineia, Salto, Santa Barbara D’Oeste, Santa Fé do Sul, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São Pedro, São Sebastião, São Vicente, Sarapuí, Sorocaba, Sud Mennucci, Taguaí, Tambaú, Taquarivaí, Tarumã e Vitória Brasil.
A Presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro, abriu o seminário agradecendo a todos os presentes e fazendo um agradecimento especial a UNINOVE, grande parceira e apoiadora das ações da UNDIME-SP, e agradecendo também aos palestrantes. Em seguida, a presidente falou um pouco mais sobre a BNCC: “ninguém pode ser ingênuo de pensar que a BNCC não seja um espaço de uma luta de poderes, esse espaço está posto na base, e se nós professores, que estamos na sala de aula, não fazermos valer o que pensamos, será feito valer o que outras pessoas pensam. Então, que tipo de aluno, de jovem, de criança, esse grupo de pessoas estão querendo formar? Temos que formar protagonistas da vida. Estamos ouvindo alunos e buscando entender os seus sonhos e seus objetivos futuros. Essa é a nossa tarefa. Precisamos de pessoas técnicas para contribuir com as discussões, porém precisamos também de pessoas éticas. É isso que a UNDIME quer” salientou a Presidente.
Na sequência, a dinâmica de trabalho deste encontro contou com a colaboração de técnicos das secretarias municipais de educação do estado de São Paulo, que apresentaram um histórico por aérea de conhecimento da segunda versão da BNCC.
Em seguida, os participantes foram agrupados por área para elaboração do relatório da UNDIME-SP, que norteará as discussões no Seminário Estadual, que acontecerá nos dias 27 e 28 de Julho em São Paulo, na Escola de Formação de Professores da Secretaria de Estado da Educação.
A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos.
A Base será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares. Com a BNC, ficará claro para todo mundo quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas.
A Base é parte do Currículo e orienta a formulação do projeto Político-Pedagógico das escolas, permitindo maior articulação deste. A partir da Base, os mais de 2 milhões de professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos (a Parte Diversificada) precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão.
A Base é uma conquista social. Sua construção é crucial para encontrarmos um entendimento nacional em torno do que é importante no processo de desenvolvimento dos estudantes brasileiros da Educação Básica. Entender seu real significado e participar da sua construção é direito e dever de todos.