REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO PODERÃO ADERIR A MATERIAL COM ORIENTAÇÕES ÀS FAMÍLIAS PAULISTAS

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Undime São Paulo e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lançaram na tarde desta segunda-feira, 30, durante a videoconferência sobre as estratégias de apoio ao estudo em casa, um material com orientações às famílias dos estudantes das redes estadual e municipal de São Paulo. O material apresentado pela Presidente da Undime São Paulo, Márcia Bernardes, do Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, entre outras lideranças, busca minimizar os efeitos de afastamento temporário e suspensão das aulas por causa da COVID-19, o novo coronavírus, de interesse internacional. A adesão poderá ser feita até o dia 1° de abril, quarta-feira.

Construído em regime de colaboração e cooperação e com base no Currículo Paulista, referencial curricular que visa o desenvolvimento integral dos estudantes, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas competências gerais, o material conta com orientações e atividades que poderão ser realizadas com bebês, crianças, jovens e adultos, já que é um guia construído para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e para os discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os municípios paulistas que concordarem com o uso do material, deverão efetuar o “aceite” no portal eletrônico da Secretaria Escolar Digital (SED), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em sua fala, Silva destacou que os municípios que aderirem às orientações, terão a impressão do material garantida ‘gratuitamente’ pelo Governo do Estado de São Paulo, ficando aos municípios aderentes, a responsabilidade de arcar pela logística e distribuição do material aos estudantes.

Na “Carta para as famílias”, presente na introdução do guia, os organizadores dizem que os pais/responsáveis encontrarão dicas de como apoiar os estudantes para que “se mantenham motivados a estudar e seguir aprendendo”. “Os pais não são professores e não podem assumir essa responsabilidade mas, como familiar, podem apoiar na jornada de aprendizagem dos filhos filhos”, destacou Caetano Siqueira, Coordenador da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Estado.

“É um desafio muito grande aos municípios fazer atividades a distância para a Educação Infantil. Essas orientações não se tratam de uma compensação de aula e de uma Educação a Distância (EAD). Esse material é de orientação para que nós, educadores, possamos incentivar os pais, principalmente os responsáveis de alunos da Educação Infantil. Esse é o momento onde as famílias poderão se aproximar, ainda mais, da vivência pedagógica nesse período de suspensão das aulas”, destacou a presidente da Undime São Paulo.

Faço o download do material clicando em:

Faça a adesão acessando o portal da SED: https://sed.educacao.sp.gov.br/


ORIENTAÇÕES ÀS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL DE SÃO PAULO (.PDF)