PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL TERÁ CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE SECRETÁRIOS E EQUIPES TÉCNICAS DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO

Caro(a) Dirigente Municipal de Educação,

O Ministério da Educação (MEC) vai ofertar uma Formação Continuada para Dirigentes Municipais e Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.

O curso de formação tem o objetivo de apoiar a elaboração, o planejamento, o aprimoramento e a institucionalização de políticas de educação integral em tempo integral nos municípios, nos estados e no Distrito Federal.

As inscrições começarão nesta segunda-feira, 4 de março e vão somente até a quarta-feira, 6 de março, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). É importante destacar que cada secretaria de educação do Brasil terá até duas vagas garantidas para sua equipe, e a disponibilidade de vagas remanescentes será divulgada na página do Programa Escola em Tempo Integral, no portal do MEC.

A Formação Continuada de secretários(as) e equipes técnicas das secretarias de educação é realizada nas cinco regiões do país, em parceria com as Universidades Federais de Goiás (UFG), da Bahia (UFBA), do Pará (UFPA), de Minas Gerais (UFMG) e da Fronteira Sul (UFFS). Outras 21 instituições de educação superior espalhadas por todos os estados são apoiadoras da formação para garantir apoio técnico às secretarias dos estados e municípios.

Sobre o curso

A formação contará com cinco módulos, com foco na reflexão sobre as práticas, o cotidiano e os desafios dos profissionais que atuam nas secretarias de educação:

– O Programa Escola em Tempo Integral;
– Fundamentos da educação integral;
– Bases legais da educação integral e do tempo integral;
– Tópicos para a elaboração de política de educação integral em tempo integral em nível local ou estadual; e
– Gestão democrática e as diversas instâncias de participação e acompanhamento social na política de educação integral.

A carga horária é de 100 horas, e a metodologia prevê momentos formativos remotos assíncronos e síncronos, além de encontros estaduais ou seminários regionais, conforme o cronograma apresentado pela universidade anfitriã. Os participantes devem ter 75% de frequência, concluir as tarefas de cada módulo e participar dos webinários e encontros presenciais.

Também é preciso apresentar relatórios de conclusão do curso sobre o processo de elaboração, revisão, aprimoramento e/ou conclusão da política da secretaria a qual integram para a expansão de tempo integral. Ao final, será emitido um certificado de conclusão, assinado pela universidade anfitriã em sua região e pelo MEC.

Para participar, é necessário ter acesso a internet; disponibilidade de tempo mínima de oito horas semanais, para acompanhar fóruns e webinários; e disponibilidade para participar de encontro presencial em seu estado ou sua região.

Atenciosamente,
Undime São Paulo