PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS REDES MUNICIPAIS PAULISTAS TERÃO MATERIAL COM ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DAS AULAS E ATIVIDADES ESCOLARES

Pensado no contexto regional paulista e construído com o apoio de professores, o material foi embasado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista

Com a finalidade de auxiliar no planejamento dos professores de Educação Infantil das redes municipais paulistas, a Undime São Paulo, Secretaria de Estado da Educação e Associação Nova Escola se uniram para elaborar um material educacional que guiará os educadores na preparação de atividades escolares e aulas aos alunos da primeira etapa educacional. A reunião para apresentação prévia do material aconteceu ontem, 22, de forma remota e virtual, e contou com a participação dos gestores educacionais que representam a Undime São Paulo e da assessoria da Nova Escola.

Para a presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia-SP, Márcia Bernardes, a parceria foi fundamental para a estruturação do material que conterá orientações detalhadas para o planejamento do educador e que foi intencionado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo paulista. É sempre fundamental pensarmos, em conjunto, no planejamento estratégico educacional, na formação dos educadores e no currículo. Todo suporte ao professor é fundamental e o planejamento dele é essencial para a afetiva aprendizagem dos alunos”, reforçou. O diálogo sobre o projeto iniciou em fevereiro, antes da pandemia.

O material paulista, em questão, nada mais é que um caderno com indicadores fundamentais que auxiliarão às redes públicas municipais na programação das atividades da etapa da Educação Infantil. O caderno será dividido em volumes específicos para educadores que atuam com bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.

Dentre as premissas propostas na ação, o material cobrirá sistematicamente todo o Currículo Paulista, possuirá atividades detalhadas e voltadas para a prática, apresentará linguagem simples e direta, foco no desenvolvimento e na experiência da criança e, além de tudo, será focado prioritariamente na escola pública.

Futuramente, os municípios paulistas serão informados sobre o processo de adesão. Gratuito aos municípios aderentes, a ação contará com o financiamento e manutenção da Fundação Lemann e Itaú Social.

Para a Coordenadora Pedagógica da Associação Nova Escola, Camila Camilo, o material educacional só foi possível por conta do regime de colaboração entre as partes envolvidas. “Muito em breve, os professores de Educação Infantil terão a oportunidade de trabalhar e planejar com mais facilidade por meio de um material adaptado ao contexto local, ou seja, ao contexto e realidade paulista”, disse.

Segundo informado pela assessora de relacionamento Carolina Tamaoki, da Associação Nova Escola, o material foi planejado com a cooperação de professores que atuam nas redes paulistas e que o mesmo está em fase final de produção.