Presidente da UNDIME-SP participou do lançamento do relatório sobre educação de qualidade realizado pelo Instituto Ayrton Senna

2911_01A presidente da UNDIME-SP e DME do município de Pereira Barreto – SP, professora Marialba Carneiro, esteve presente no lançamento do relatório “Construindo uma Educação de Qualidade: um pacto com o futuro da América Latina”. O evento, realizado no dia 29 de novembro pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com o Diálogo Interamericano, teve o apoio da Fundação Santiliana e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

O relatório foi elaborado pela Comissão para Educação de Qualidade para Todos, composta por 12 membros de vários países da América Latina. A versão original do relatório foi lançada em espanhol, e traduzida para o português pelo Instituto Ayrton Senna. Liderados pelos ex-presidentes do México, Ernesto Zedillo, e do Chile, Ricardo Lagos, a comissão elaboradora do relatório listou seis áreas prioritárias para transformar a qualidade da educação em toda a América Latina. A partir de uma minuciosa análise de vários indicadores, o relatório aponta desafios e problemas enfrentados até hoje, bem como ideias e perspectivas que podem se transformar em soluções para a educação na América Latina. Também é sugerida uma agenda para que essas propostas sejam realizadas em conjunto entre vários países.

“Esse é um trabalho importante para países como o Brasil, pois temos grandes déficits de aprendizagem e a falta de equidade penaliza ainda mais os mais pobres; ao mesmo tempo, ainda precisamos olhar mais seriamente para o que o século 21 exige, ou seja, é um grande desafio. O relatório foi um trabalho feito a muitas mãos, e mostra que podemos avançar se tivermos ações coordenadas. Temos que somar esforços, pois todos podemos nos envolver nesta tarefa de garantir oportunidades reais para o desenvolvimento pleno dos estudantes”, afirmou Viviane Senna, integrante da Comissão para a Educação de Qualidade para Todos.

A presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro, esteve presente no evento e foi convidada a fazer o uso da palavra: “Não podemos fechar os olhos para essa reforma no ensino. Chegar em um consenso não é fácil. O Consenso acontece de uma forma gradual. O momento em que passamos é de sérios desafios, tanto em financiamento quanto em apoio. Precisamos trabalhar com muito cuidado, para que esse processo seja realizado com qualidade, e ao mesmo tempo, de forma acelerada. Passamos por um momento delicado, mas ‘É tempo de deixarmos de usar as mesmas roupas e fazermos os mesmos caminhos que nos levam aos mesmos lugares. O tempo é de travessias e, se não ousarmos realizá-las, ficaremos sempre à mesma margem’, parafraseando Fernando pessoa. Somos pessoas que juntas podemos construir todo esse processo, que abrangerá toda a nação, da criança no Oiapoque à criança no Chuí, e poderá levar o Brasil novamente ao pódio que o Ayrton um dia esteve, que é o primeiro lugar”, disse.

Fonte: Instituto Ayrton Senna

2911_02

2911_04

2911_06

2911_07