Evento celebrou resultados na alfabetização e inaugurou o Selo Fiesp Alimentar o Futuro, premiando boas práticas em educação e segurança alimentar

Na última terça-feira (11), foi realizada a terceira edição do Prêmio Alfabetização Responsável (PAR), em São Paulo, tendo como foco a alfabetização na idade certa e a garantia de uma alimentação de qualidade para o desenvolvimento integral das crianças. A cerimônia foi transmitida ao vivo no canal do Sesi São Paulo no YouTube, e contou com a presença de autoridades municipais, empresas e instituições parceiras.
Os municípios paulistas vencedores do Prêmio PAR 2025, que apresentaram os melhores resultados na alfabetização até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, foram: Sagres, Campos Novos Paulista, Riolândia, Tupi Paulista, Lins, Taquaritinga, Olímpia e Bertioga. Além de serem contemplados com um troféu, os vencedores fazem jus a um espaço Sesi Maker, incluindo equipamentos, mobiliário, ferramentas e orientação especializada para seu funcionamento, apoiando, assim, o aprendizado criativo e o desenvolvimento de competências tecnológicas.
Em Bertioga, a conquista foi recebida com entusiasmo. O secretário de Educação e membro da diretoria da UNDIME SP, Rubens Mandetta, destaca que o reconhecimento é fruto de um esforço conjunto: “Esse prêmio é um reconhecimento ao empenho de toda a nossa rede municipal. Cada avanço na alfabetização das nossas crianças é fruto de dedicação, planejamento e amor pela educação”, comenta Mandetta.
De Tupi Paulista, a secretária Carina Cenedese Roda Blanco reforça o sentimento de orgulho e gratidão: “Receber esse prêmio é motivo de orgulho para todos nós. Ele representa o reconhecimento de um trabalho coletivo entre equipe gestora, professores, pais, funcionários e alunos, construído com dedicação, compromisso e amor pela educação.”
Em Olímpia, a secretária Jéssica Maria dos Santos, também integrante da diretoria da UNDIME SP, vê o prêmio como uma confirmação de que o município está no caminho certo: “Mais que um prêmio, é a certeza de que nossas crianças estão aprendendo e que estamos no caminho certo. Quando uma criança aprende, toda a sociedade evolui — e isso dá sentido ao nosso trabalho, que é fruto de coletividade.”
A cidade de Lins também comemorou. A secretária Thaisa Helena Rosa Fioravante expressou sua alegria e gratidão pelo reconhecimento, acompanhada do prefeito João Luís Lopes Pandolfi, que esteve presente na cerimônia. Lins foi a única cidade da região de Bauru a conquistar o prêmio.
“Esse prêmio é um atestado dos excelentes resultados que nossas Unidades Escolares Municipais de Ensino Fundamental I têm alcançado na alfabetização na idade certa, com uma sequência crescente nos resultados do IDEB e do IDESP”, afirma Thaisa. Ela destaca ainda que o reconhecimento vai além do troféu: representa um compromisso com toda a comunidade escolar e com a busca contínua por excelência e inovação. O prefeito complementa: “O prêmio reforça o compromisso da nossa cidade com uma educação de qualidade e com o futuro das nossas crianças.”
Para Cláudia Lúcia de Carvalho, coordenadora municipal de Educação de Riolândia, o Prêmio PAR 2025 simboliza o reconhecimento de um trabalho coletivo e transformador: “A conquista é resultado do esforço conjunto de gestores, professores, equipes pedagógicas, alunos e famílias. Isso reforça a ideia de que educação de qualidade se constrói em comunidade. O Prêmio PAR 2025 coloca Riolândia como exemplo de compromisso com a alfabetização e com uma educação pública transformadora.”
De Campos Novos Paulista, o secretário de Educação e também diretor da UNDIME SP, Danilo Aparecido Pereira Medici, ressalta a dimensão humana e coletiva do processo: “Essa conquista representa o reconhecimento de um trabalho construído coletivamente, com dedicação, sensibilidade e constante busca por inovação nas práticas pedagógicas até chegar na alfabetização na idade certa. Mais do que um resultado, este prêmio simboliza um processo: o esforço diário de repensar a escola como espaço de acolhimento, aprendizagem e desenvolvimento humano integral. Cada ação, cada projeto e cada desafio superado revelam o quanto acreditamos na força da educação para mudar realidades e inspirar futuros.”
O Programa Alfabetização Responsável (PAR), criado pelo Sesi-SP, oferece formações gratuitas a professores e gestores, além de recursos pedagógicos estruturados, para a potencialização dos processos de leitura e escrita na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Ao longo da programação houve também uma homenagem aos oito municípios que mais avançaram nos índices de alfabetização entre 2023 e 2024: Ribeirão dos Índios, Nova Independência, Catiguá, Itaporanga, Ilha Comprida, Miracatu, Catanduva e Itaquaquecetuba.
A edição estreou a entrega do Selo Fiesp Alimentar o Futuro, reconhecendo e valorizando os esforços de organizações e municípios de São Paulo na elaboração e implementação de projetos voltados à segurança alimentar e nutricional, bem como a promoção de políticas públicas e práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança).
A entrega foi realizada a empresas e municípios das regiões Central e do Vale do Ribeira, que receberam os projetos-pilotos, em parceria com os consórcios CONCEN (Região Central) e CODIVAR (Vale do Ribeira). Alumínio Ramos e Mosaic Fertilizantes foram as empresas premiadas. Alguns dos municípios premiados na categoria Ouro foram Araraquara, Peruíbe e Registro, e na categoria Prata foram Angatuba, Cananéia, Itápolis e Jacupiranga.
O Prêmio PAR 2025 reforça o compromisso coletivo pela educação e pelo desenvolvimento integral das crianças paulistas. A iniciativa demonstra que investir na alfabetização na idade certa e em políticas de alimentação saudável é investir no futuro — fortalecendo redes municipais de ensino, valorizando educadores e estimulando práticas inovadoras que unem aprendizado, saúde e cidadania. Com o reconhecimento aos municípios e empresas que se destacaram, o evento reafirma que a transformação educacional acontece quando diferentes setores trabalham juntos por um mesmo propósito: garantir que cada criança tenha acesso a uma educação de qualidade e oportunidades para crescer e aprender plenamente.




















