MARIA INÊS FINI EXPÕE “ARTICULAÇÃO ENTRE BNCC, EXAMES E AVALIAÇÕES”

Uma palestra bastante concorrida na BETT Educar, sexta-feira (17), ficou por conta da ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, professora Maria Inês Fini. Sua exposição sobre o tema “Articulação entre BNCC, Exames e Avaliações” foi mediada pela DME de Tremembé e secretária de Articulação da Undime-SP, Cristiana Esper Berthoud.

Os pontos principais abordados pela professora Inês Fini, que é uma das principais responsáveis pela criação e montagem dos sistemas de avaliação educacional no país e reconhecida em outros países, destacaram que competências e habilidades, quando avaliadas permitem maior clareza entre o que se ensina e o que vai avaliar: “Avaliação da aprendizagem processual e formativa; do jeito que você ensino você avalia. E a avaliação pode ajudar o professor nas suas atividades, porque assim conhece mais as habilidades sócio emocionais dos estudantes”, destacou.

Pessimismo – Maria Inês Fini respondeu com preocupação às perguntas sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e as mudanças constantes do comando do INEP no atual governo: “Antes de deixar a presidência do INEP, durante as gestões dos ministros (da Educação) Mendonça Filho e Rossieli Soares, aprimoramos o SAEB para 2019 e deixamos todos os procedimentos para garantir a realização do ENEM. Há no INEP uma arquitetura pra cumprir as metas da avaliação, tanto do SAEB quanto do ENEM. Falta governança até agora para que não haja retrocesso”, declarou a especialista.

Na conclusão dos trabalhos diante de um auditório lotado, a professora Cristiana Berthoud informou sobre o programa de formação de professores, via Itaú Social, e da confiança dos dirigentes das secretarias municipais de Educação em relação ao Currículo Paulista.