GRUPO DE TRABALHO ENTRE UNDIME, SEDUC E ABC REUNE-SE PARA DIALOGAR SOBRE REGIME DE COLABORAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES

A seccional paulista da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) foi sede, nesta terça-feira, 18, em São Paulo-SP, da primeira reunião com o grupo de trabalho titular que dialogará sobre Regime de Colaboração no âmbito educacional entre Estado-Municípios.

Com a presença dos Dirigentes Municipais de Educação (DMEs) titulares, do GT, pela seccional, de assessores da Secretaria de Estado de São Paulo (SEDUC-SP) e da Associação Bem Comum (ABC), o objetivo do encontro foi de consolidar a parceria para a construção de diversos projetos em prol do sistema educacional paulista.

No início da reunião, a SEDUC apresentou dados sobre o contexto dos estudantes em fase de alfabetização. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia ligada ao Ministério da Educação (INEP/MEC), 63% da crianças paulistas concluíram o segundo ano do Ensino Fundamental em padrões insuficientes de alfabetização, em 2021.

Com base nesse e outros dados, a ideia do GT é construir possibilidades para a garantia de uma educação pública com eficiência e qualidade. Para isso, as instituições envolvidas unem-se para, de forma sistêmica, estruturar ações e proposituras de acordo com as necessidades locais, ou seja, dos municípios.

Na oportunidade, SEDUC-SP e ABC apresentaram a ideia da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), que foca na implementação de política pública para a melhoria da aprendizagem dos estudantes em anos iniciais do ensino fundamental; do modelo para a estruturação do programa Educa Juntos SP, nome do futuro programa de alfabetização estadual que virá ao encontro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), que visa fomentar a oralidade e outros aspectos, na Educação Infantil, alfabetização na idade prevista (primeiro ao segundo ano) e consolidação da alfabetização (do terceiro ao quinto ano); da Avaliação de Fluência Leitora; do Calendário Escolar 2024; entre outras.

Os representantes da UNDIME destacaram a urgência da Educação Infantil como pauta prioritária, uma vez que a primeira fase da vida escolar das crianças é de responsabilidade das redes municipais; salientaram a pertinência da inclusão dos demais anos do Ensino Fundamental I para o centro da PARC (terceiros, quartos e quintos anos); formação para a compreensão do resultado da Avaliação de Fluência Leitora e de estratégias imediatas/orientadoras a curto prazo; formação dos profissionais de educação básica, estabelecimento de metas claras para a alfabetização, e outros pontos. A próxima reunião presencial será no dia primeiro de agosto.

Participantes:

O encontro teve a participação de Dirce Matiko Takano, DME de Taboão da Serra-SP e vice-presidente das regionais da Grande São Paulo (Undime-SP), Denize Jacob de Paula, DME de Brejo Alegre-SP e Secretária de Coordenação Técnica da Undime-SP, Maria Thereza Ferreira Cyrino, DME de Jacareí-SP e Secretária de Articulação da Undime-SP, Minéa Paschoaleto Fratelli, DME de São Caetano do Sul-SP e Coordenadora da macrorregião 1, Maridalva Oliveira Amorim Bertacini, DME de Jaci-SP, Marcos Martins, Assessor Institucional Executivo da UNDIME São Paulo, e Ana Cláudia Kogake, representante UNDIME, na Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização, do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Convidados:

Márcia Bernardes, Freitas da Silva, Ana Paula Gelgemin e Tania Mara Sampaio (SEDUC-SP).
Márcio Brito, Arthur Finati e Isabella Monteiro (Associação Bem Comum).