O presidente da UNDIME SP é contemplado pela Ordem Nacional do Mérito Educativo, condecoração destinada a personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram em ações para a melhoria e o desenvolvimento do ensino e da educação brasileira.

Na última sexta-feira (14), o Ministério da Educação (MEC) realizou, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, a condecoração de 262 personalidades com a Ordem Nacional do Mérito Educativo. A honraria, criada em 1955 e regulamentada pelo Decreto nº 4.797, de 31 de julho de 2003, é destinada a reconhecer personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram em ações voltadas à melhoria e ao desenvolvimento do ensino no Brasil. As condecorações foram entregues por Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, e Camilo Santana, ministro da Educação, aos profissionais indicados nas edições dos anos de 2024 e 2025, sendo parte das ações de comemoração dos 95 anos do MEC.
Entre os agraciados, está Luiz Miguel Garcia, presidente da UNDIME SP e UNDIME Nacional, que recebeu o título de Comendador, reconhecimento que celebra o impacto de sua atuação e incentiva a continuidade dos esforços em prol de uma educação pública de qualidade e equidade. Além do grau de Comendador, a Ordem Nacional do Mérito Educativo conta também com os graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Oficial e Cavaleiro.
Luiz Miguel recebeu a comenda pelas mãos do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, e em mensagem especial dirigida aos Secretários Municipais de Educação do estado de São Paulo, o presidente destacou que a condecoração simboliza um reconhecimento coletivo:
“Recebo, com muita alegria, honra e humildade, a Ordem Nacional do Mérito Educativo, com o título de Comendador dessa Ordem, criada em 1955 para reconhecer o trabalho de educadores. Quero reforçar que este não é um prêmio do Luiz Miguel. É o resultado do trabalho de cada Secretária e Secretário Municipal de Educação do estado de São Paulo – dos que estão hoje na gestão, dos que vieram antes e dos que ainda contribuíram e contribuirão no futuro.
Este título é uma premiação para todos nós que acreditamos na educação e nos dedicamos diariamente para que ela avance com equidade e qualidade social. Ele reafirma que cada um, independentemente do tamanho do município – seja uma cidade pequena como Sud Mennucci, com menos de 10 mil habitantes, seja uma grande metrópole como São Paulo –, pode transformar realidades e que o reconhecimento chega, de uma forma ou de outra. Pode vir em uma honraria como esta, mas, sobretudo, no abraço carinhoso dos nossos estudantes. Vocês são parte dessa conquista. Vocês são parte dessa história comigo.”
Em seu discurso, o presidente Lula reforçou que a educação é a base do desenvolvimento do país, destacando a importância do reconhecimento dos profissionais da área e a necessidade maiores oportunidades para o investimento na educação brasileira: “Se a gente não investir em educação, não tem como esse país dar um salto de qualidade. Dê oportunidade e coloque dinheiro na educação que esse país fará a sua revolução”, ressalta.
Camilo Santana, por sua vez, valorizou a diversidade dos agraciados, os quais representam o compromisso coletivo com a construção de um país mais justo e soberano e enfatizou o simbolismo da homenagem realizada no aniversário do MEC: “A educação é o único caminho capaz de transformar uma nação. Cada avanço na educação é um avanço para o Brasil e para o nosso povo”, diz.
A homenagem reforça não apenas o reconhecimento individual, mas também o papel estratégico das redes municipais na garantia do direito à educação. Para a UNDIME SP, a condecoração fortalece a visibilidade do trabalho desenvolvido nos municípios paulistas e renova o compromisso coletivo de avançar em políticas públicas que assegurem equidade, qualidade social e condições dignas de aprendizagem para todas as crianças, adolescentes e jovens.
Fonte e fotos: UNDIME Nacional





















