EM PARCERIA COM A UNDIME-SP, PLANNETA REALIZA FORMAÇÃO SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO 3.0, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2A UNDIME-SP, em parceria com a Planneta Educação, realizou ontem, 24, no Centro de Formação do Educador (CEFE), de São José dos Campos, uma formação educacional aos Dirigentes Municipais de Educação e técnicos sobre “Os Desafios da Educação 3.0: Desafios e Oportunidades para a Transformação da Educação”. O evento contou com a presença da Dirigente Municipal de Educação de São José dos Campos, Cristine de Angelis Pinto e da Dirigente de Educação de Tremembé e Secretária de Articulação da Diretoria Executiva da UNDIME-SP, Cristiana M. Esper Berthoud. Na abertura, alunos da rede municipal de ensino de São José dos Campos realizaram uma apresentação musical para o público presente.

A formação foi ministrada pelo Presidente da Planneta Educação, Prof. Luis Antônio Namura Poblacion, e pelo Consultor Educacional, Ton Ferreira. A eventualidade foi pauta na explanação sobre o conceito da Educação 3.0, que consiste na ideia de que o aluno aprende com o professor e seus colegas de forma cooperativa, trocando informações, experiências e produzindo conhecimento. O ensino através da Educação 3.0 é realizado de forma híbrida (presencial e à distância), com múltiplos recursos, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.

O Consultor da Planneta falou ainda dos desafios tecnológicos nas salas de aulas. “À medida que a tecnologia se desenvolve, aumentando a oferta das ferramentas à disposição da aprendizagem, a educação trilha um caminho desafiante para produzir metodologias de ensino capazes de revolucionar o modo de aprender dos estudantes nativos digitais”, disse Ton.

Foi destacado ainda sobre as mudanças no cenário da gestão educacional. “É necessário promover um ambiente de trabalho colaborativo, com foco nas interações e no fazer coletivo. Para que isso ocorra, as dimensões: administrativa (pessoas), pedagógica, financeira e gestão de resultados de uma rede pública de ensino, necessitam ser enaltecidas para que o processo de gerenciamento seja assertivo, eficaz e atendam às demandas nos dias atuais”, completou.

Ao final do encontro os presentes participaram de um sorteio de brindes proporcionado pela Planneta, parceira institucional da UNDIME-SP.

1

3

4

5