EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE ESTADO, UNDIME SÃO PAULO PARTICIPA DE REUNIÃO PARA CONHECER O REGIME DE COLABORAÇÃO DO CEARÁ

Com o lema “Juntos por uma aprendizagem de qualidade para todos”, gestores educacionais do Estado de São Paulo participaram hoje, 16, em Fortaleza-CE, de uma ação interestadual para conhecerem programas e ações do estado nordestino que, nos últimos anos, têm apresentado os melhores índices educacionais do país.

A reunião de trabalho, que aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Educação do Ceará, na Capital, teve a participação da Presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, da Secretária da Educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela, do Coordenador da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Caetano Siqueira, do Assessor de Gabinete da SEE-SP, Henrique Pimentel, entre outros parceiros.

Na oportunidade, os presentes se aprofundaram sobre o Programa Alfabetização na Idade Certa. No Ceará, o MAIS PAIC tem a finalidade de oferecer aos municípios cearences formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, ampliar o trabalho de cooperação e regime de colaboração entre Estado e municípios, entre outras ações.

O programa, que existe desde 2007, contribuiu para que o Ministério da Educação (MEC) estruturasse o Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

No Ceará, o MAIS PAIC foi essencial para a consolidação dos altos índices educacionais, alem de apoiar os municípios na Alfabetização dos alunos da rede pública de ensino até o final do segundo ano do ensino fundamental.

Na ocasião, a comitiva paulista também acompanhou a apresentação das ações desenvolvidas, bem como os resultados alcançados pelo Programa. Conheceu os materiais didáticos e literários disponibilizados pelo MAIS PAIC e, ainda, realizou uma visita técnica e pedagógica à Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Horizonte.

Para Bernardes, o dia de trabalho foi “incrível e inspirador”. “Com certeza voltaremos ao nosso estado com muitas ideias na bagagem. Queremos ampliar o regime de colaboração e melhorar as políticas públicas paulistas em prol da educação dos profissionais e estudantes paulistas”, destacou a presidente em nota à Undime São Paulo.