EM MESA DE ABERTURA, UNDIME SÃO PAULO DIALOGA SOBRE A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E A EDUCAÇÃO DAS REDES

“Só estamos juntos pois a Undime São Paulo existe”, disse a presidente da seccional, Márcia Bernardes, durante abertura do Fórum.

——

Na tarde desta quarta-feira, 24, a Undime São Paulo deu pontapé inicial no 30° Fórum Estadual que acontece até hoje, 25, em Atibaia, no interior do estado de São Paulo. Neste ano, a seccional paulista da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) discute a qualidade da aprendizagem dos alunos nesse período de retorno às aulas presenciais.

Participaram Márcia Bernardes, presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã-SP, Luiz Miguel Martins Garcia, presidente nacional da UNDIME, que participou virtualmente, Rossieli Soares da Silva, Secretário de Estado da Educação de São Paulo – SEDUC-SP, Walid Ali Hamid – Aladim, Prefeito de Mairiporã-SP, Eliane Doratiotto Endsfeldz, Dirigente Municipal de Educação de Atibaia-SP.

Em sua fala de boas-vindas, a DME anfitriã, Eliane Endsfeldz, recebeu todos os presentes. “Atibaia é a cidade das flores, do morango, do pêssego e, hoje, a cidade da Educação que recebe secretários de educação de São Paulo. Sejam bem-vindos”, disse Endsfeldz.

O prefeito de Mairiporã-SP, Aladim, destacou a importância da escola e dos professores. “Com o retorno às aulas presenciais, estamos com aulas e números relevantes de alunos e professores nas escolas. Escola é lugar de conhecimento, não de vírus e pandemia. Hoje, faz-se necessário essa integração com todos os profissionais de Educação”.

Para o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, a Undime São Paulo é a principal parceira do Governo do Estado quando o assunto é Educação. “A estratégia de parceria e regime de colaboração são importantes, e a seccional da Undime tem um papel essencial”, comentou o Secretário.

Ainda, Rossieli falou desse momento histórico, onde a Educação está vencendo a pandemia. “Não é nada simples estar na administração nesta fase e, nós, da SEDUC, queremos apoiar às redes paulistas por meio das parcerias. É por isso que até o fim do ano ainda anunciaremos muitos projetos para agregar à Educação das cidades”.

O presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Martins Garcia, que participou remotamente, destacou sobre a campanha de imunização dos professores no Estado de São Paulo, a primeira unidade federativa do país a vacinar os educadores e demais profissionais da Educação Básica. “A Undime no estado de São Paulo tem sido primordial em todos os aspectos. Com a construção das novas parcerias, todos os municípios ganham e, com isso, aprimoram a educação e a qualidade de ensino”, disse.

O representante dos dirigentes de Educação do Brasil ainda falou sobre a relevância das escolas abertas. “10% dos municípios no Brasil ainda não voltaram às aulas presenciais. Precisamos unir forças para termos todas as crianças nas escolas”, finalizou Garcia.

A presidente da Undime São Paulo fechou as falas da mesa agradecendo a presença de todos e destacou a relevância do momento em que vivemos. “O Fórum é o momento de integração, alento e encontro. Depois de ser adiado três vezes, estamos felizes pela realização deste evento tão primordial para a gestão municipal”.

“Todos os secretários de educação foram e são vencedores, pois os processos educacionais e a nossa rotina não são fáceis, nesse período delicado, muito menos. Sempre disse e repito que nós vamos escrever o melhor capítulo da educação. E, unidos, conseguiremos vencer mais rapidamente. Só estamos juntos pois a Undime São Paulo existe”, concluiu Bernardes.

O vice-governador, Rodrigo Garcia, que participou por vídeo, falou que a aprendizagem deve ser vista por todos os educadores. A pandemia veio para mostrar que temos que melhorar a educação e qualificar os professores. É por isso que o Governo do Estado de São Paulo reafirma o apoio à Educação das redes paulistas.