EDUCAÇÃO 3.0 FOI PAUTA DE FORMAÇÃO PARA DIRIGENTES E TÉCNICOS EDUCACIONAIS DOS POLOS DE SOROCABA E ITAPETININGA

2A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional de São Paulo (UNDIME-SP), em parceria com Planneta Educação, realizou no dia 18 de abril, terça-feira, no Centro de Referência em Educação, de Sorocaba-SP, uma formação educacional aos Dirigentes Municipais de Educação e técnicos educacionais dos polos regionais de Sorocaba e Itapetininga.

Pautado no tema: “Educação 3.0: Desafios e oportunidades para a transformação da Educação”, o encontro foi realizado para que os participantes discutissem sobre a transformação da educação com o aumento de ferramentas à disposição da aprendizagem.

A reunião, que foi ministrada pelo Prof. Celso Iversen, Dirigente Municipal de Educação de Porto Feliz e Secretário de Assuntos Jurídicos da Diretoria Executiva, da UNDIME-SP, e pelo Consultor em Educação, da Planneta Educação, Ton Ferreira, tratou também da terminologia “Educação 3.0”.

À medida que a tecnologia desenvolve-se, aumentando a oferta das ferramentas à disposição da aprendizagem, a educação trilha um caminho desafiante para produzir metodologias de ensino capazes de revolucionar o modo de aprender dos estudantes nativos digitais. Porém, sabe-se que a presença da tecnologia em sala de aula, não significa, de fato, inovação. Para conquistar mudanças no cenário educacional, é necessário promover um ambiente de trabalho colaborativo, com foco nas interações e no fazer coletivo.

Sendo assim, a Educação 3.0 nada mais é que uma nova expressão pela qual diz que o aluno aprende com o professor e seus colegas de forma cooperativa, trocando informações, experiências e, além disso, produz conhecimento. O ensino é realizado de forma híbrida (presencial e à distância), com múltiplos recursos e desenvolve habilidades cognitivas e socioemocionais.

Durante o encontro foi dito que para que a Educação 3.0 aconteça efetivamente é preciso que as dimensões: administrativa (pessoas), pedagógica, financeira e gestão de resultados de uma rede pública de ensino, precisam ser enaltecidas para que o processo de gerenciamento seja assertivo, eficaz e atendam às demandas essenciais nos dias atuais.

Em fala, o Dirigente Municipal de Educação de Porto Feliz, Celso Iversen, que também faz parte da nova Diretoria Executiva da UNDIME-SP, falou da importância da parceria da UNDIME-SP com a Planneta Educação, “como sempre a Planneta contribui muito para nós: gestores municipais; com temas sempre atuais e pertinentes que refletem à nossa realidade! Nos vimos, a cada momento, nos exemplos citados na palestra do dia de hoje”, disse o Dirigente.

Na oportunidade, a reunião serviu para debater assuntos sobre o Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação e, também, a Elaboração, adequação e monitoramento do Plano de Carreira.

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