CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL É HOMOLOGADO E REPRESENTA UM PASSO DECISIVO NO PROCESSO DE MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA E ESTUDO DAS CRIANÇAS DAS REDES EDUCACIONAIS

O Palácio dos Bandeirantes, edifício-sede do Governo do Estado de São Paulo, foi palco ontem, 01 de agosto, da homologação do Currículo Paulista da educação infantil e ensino fundamental, um documento construído de forma colaborativa entre Estado e municípios que explicita as competências e as habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes paulistas, além da consideração da formação integral na perspectiva do desenvolvimento humano. Com a presença do Governador João Dória, a solenidade contou com a participação de prefeitos, dirigentes municipais e regionais de educação, técnicos e demais profissionais da área da educação. A Undime São Paulo, instituição que congrega os Dirigentes Municipais de Educação, esteve representada pelo presidente da seccional paulista da Undime e Dirigente Municipal de Sud Mennucci, Prof. Luiz Miguel Garcia.

Em sua fala, o Presidente da Undime São Paulo saudou, de antemão, os professores e alunos paulistas, e ressaltou a emoção e alegria de participar da homologação do Currículo Paulista. “Certeza que vivemos um momento único e histórico. Por meio do regime de colaboração construímos um documento que, estrategicamente, norteará todas as ações a partir das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.

Na ocasião, Garcia reivindicou ao Secretário de Estado e ao Governador, a pedido dos Dirigentes Municipais de Educação, um assento específico para gestor público municipal no Conselho Estadual de Educação. “É fundamental que tenhamos essa representação para colaborarmos ainda mais nas discussões da educação paulista”. Complementou destacando a atuação dos redatores do currículo. “Os técnicos que atuaram como redatores na elaboração do currículo paulista foram chaves centrais na apuração e no auxílio da coleta de informações que complementassem o documento. Estamos empoderando agentes públicos e sendo empoderados ao mesmo tempo”.

Finalizou contextualizando a cronologia para a então homologação do currículo, construído por meio de seminários, consultas técnicas e outras ações. “Hoje, homologado, o currículo representa uma passo decisivo no processo de melhoria da qualidade de vida e estudo das crianças que estão na escola. Podemos oportunizar coisas melhores e, acima de tudo, uma condição de vida melhor. Os desafios estão à altura do povo paulista. E não podemos fugir deles”.

O Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, agradeceu a cada pessoa que contribuiu no processo de construção do currículo da educação infantil e fundamental e destacou que o currículo do ensino médio será debatido a partir de agora, no segundo semestre. “Para a construção deste currículo tivemos o apoio de muitas mãos. Agora queremos envolver toda a comunidade e professores na construção do currículo do ensino médio”, destacou.

Soares também focou no regime de colaboração como instrumento eficaz para os avanços da educação. “Os dirigentes municipais de educação e dirigentes regionais de ensino, como intermediadores, fizeram um trabalho colaborativo muito preciso e necessário. E isso foi fundamental! Não fazemos distinção entre os alunos da rede municipal e os alunos da rede estadual por acreditar que esse cidadão é único nas cidades em que vivem e precisam de oportunidades, direitos e garantias. Isso é crescer em conjunto”.

O Secretário de Estado ainda ressaltou que todos os municípios poderão aderir ao novo currículo e que a expectativa é de que 500 municípios assinem o termo de adesão. “Agora, com um currículo novo, traremos novos investimentos, avanços na formação de professores, materiais didáticos, entre outras atividades.

Na sequência, Rossieli Soares, secretário da Educação do Estado de São Paulo, e Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime-SP, entregaram uma cópia impressa do Currículo Paulista ao Governador do Estado de São Paulo, João Dória, e realizam a homologação do documento e a assinatura do Termo de Adesão do Município de Sud Mennucci pelo Prefeito do Município de Interesse Turístico de Sud Mennucci, Julio Cesar Gomes e o Dirigente Municipal de Educação do Município, Luiz Miguel Garcia. A Assinatura do Termo de Adesão também foi acompanhada pelo Prefeito de Cordeirópolis e Presidente da Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (Amppesp), Adinan Ortolan, e pelo Presidente da Associação Paulista de Municípios, Carlos Cruz.

Em seu discurso, o Governador João Dória destacou que o currículo paulista norteará o ensino infantil e fundamental dos alunos da rede pública de São Paulo. “O novo currículo é fruto de um extenso trabalho e inúmeras contribuições de professores, especialistas e da sociedade civil. Marco que irá representar um salto de qualidade na educação em nosso Estado”, finalizou.

A Diretoria Executiva da Undime São Paulo, representada pela Vice-Presidente e Dirigente de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, da Vice-Presidente Regionais/Grande São Paulo e Dirigente de Francisco Morato, Lélia Hartmann, do Vice-Presidente e Dirigente de Porto Feliz, Celso Iversen, da Secretária de Coordenação Técnica e Dirigente de Jacareí, Maria Thereza Ferreira, e do Secretário de Assuntos Jurídicos e Dirigente de Palestina, Lauro Silva, marcou presença na cerimônia.