CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PREPARA DOCUMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL RELACIONADO AO PERÍODO DE SUSPENSÃO DE AULAS E ISOLAMENTO SOCIAL

O Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo está elaborando, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, Undime São Paulo e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, uma deliberação exclusivamente para a Educação Infantil. O documento, que trará normas para as escolas de Educação Infantil do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, devido ao surto global da Covid-19, o novo coronavírus, visa auxiliar e sanar dúvidas dos gestores públicos educacionais sobre a primeira etapa da Educação Básica.

Na manhã desta quarta-feira, 15, gestores e conselheiros se reuniram, por videoconferência, para formalizar o documento que será publicado, em breve, no Diário Oficial e compartilhado nas plataformas de comunicação da Undime São Paulo. A deliberação trará premissas alinhadas ao Currículo Paulista e Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A reunião, que teve a presença da Presidente da seccional paulista da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, contou com a participação e coordenação do presidente do CEE-SP, Hubert Alquéres, do Secretário de Estado da Educação de São Paulo, Rossieli Soares da Silva, da integrante da equipe técnica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Guiomar Namo de Mello, da Coordenadora do Currículo Paulista, Ghisleine Trigo, de conselheiros e da equipe técnica da CEE-SP.

Para Bernardes, a etapa da Educação Infantil merece um olhar especial e cuidadoso nesse período de suspensão das atividades escolares. “Devemos pautar nossas ações, enquanto gestores, respeitando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, as vivências pedagógicas, os campos de experiências e as interações sociais”, destacou.

Em suas redes sociais, a representante da educação pública dos 645 municípios paulistas reforçou, também, o compromisso em buscar respostas e caminhos possíveis para as redes educacionais, em especial, a Educação Infantil. “Em breve teremos um documento deliberativo que poderá nortear o trabalho educacional em nossas cidades”, reforçou a presidente da Undime-SP.