CÁTEDRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA USP ABORDA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

Em evento, Cátedra de Educação Básica da USP aborda a alfabetização de crianças

A alfabetização de crianças no Brasil é um tema recorrente nas preocupações de gestores, pesquisadores e docentes da educação básica. Seja analisando a formulação de políticas e programas, ou estudando questões metodológicas e processuais, este importante aspecto da educação percorreu o século 20 e atualmente tem ganhado outros contornos. A Cátedra de Educação Básica da USP vai transmitir um colóquio que abordará o tema e suas diferentes implicações. “Alfabetização de Crianças: Processos e Desafios” será no dia 10 de junho, às 16h, com transmissão aberta no YouTube.

Com curadoria e mediação da professora Bernardete Gatti, o debate contará com quatro palestrantes, que abordarão o contexto histórico da alfabetização no Brasil e seus impactos e desafios atuais; as visões teóricas sobre o tema; e a aprendizagem da leitura tanto em sala de aula como fora dela. São eles: Beatriz Cardoso, Isabel Frade, Lino de Macedo e Maria do Rosário Mortatti.

Com mais de 50 anos de atuação na área da educação, Bernardete Gatti presidiu, até recentemente, a Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Anteriormente, havia presidido também o Conselho. Para ler o texto de apresentação preparado por ela, bem como os currículos dos participantes, acesse catedraeducacaousp.org/coloquio-alfabetizacao

O colóquio será transmitido abertamente no YouTube, sem necessidade de inscrição, no canal da Cátedra: youtube.com/c/catedradeeducacaobasica

A Cátedra

Criada em 2019, a Cátedra de Educação Básica é uma parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) com a Fundação Itaú para Educação e Cultura. Ela oferece seminários e cursos gratuitos, com certificados, para professores, pesquisadores e estudantes. Os vídeos das atividades realizadas estão disponíveis no site e no canal do YouTube da Cátedra. Também é possível acompanhar as novidades pelo Facebook e Instagram do IEA. Para participar do grupo no Telegram, onde os participantes recebem informes e novidades, clique aqui.