Durante a Reunião Ordinária realizada na manhã de ontem, 03, na sede da seccional paulista da Undime, em São Paulo, que teve a finalidade de apresentar a estrutura de formação paulista e a organização do processo de implementação do novo currículo do Estado de São Paulo, a Coordenadora Estadual da Base Nacional Comum Curricular, pela Undime São Paulo, Maridalva Bertacini, juntamente com as redatoras do currículo, Eliani Ragonha e Gisele Nanini Matias, explanaram aos gestores presentes sobre os aspectos gerais, fundamentação legal e como foi o processo de construção do currículo paulista.
Iniciado em 2018, em regime de colaboração entre o Ministério da Educação, CONSED, entre outras instituições representantes, por meio do Programa de Apoio à Implementação da BNCC (ProBNCC), foi constituída a equipe de trabalho que participou diretamente do processo de elaboração do currículo. Desde então, inúmeras ações foram realizadas. Entre setembro e outubro de 2018, foi aberta à Consulta Pública que resultou na participação de aproximadamente 45 mil educadores, que somou mais de 100 mil sugestões e 2,5 milhões de participações.
No mesmo ano, em outubro, dezenas de seminários regionais foram realizados com o objetivo de incorporar as sugestões consideradas pertinentes à natureza de um documento curricular com as definições pedagógicas da BNCC, envolvendo mais de 29 mil profissionais de 611 municípios de São Paulo.
A terceira versão do Currículo Paulista, foi encaminhada formalmente para apreciação do Conselho Estadual de Educação em dezembro de 2018. Posteriormente, em 19 de junho de 2019, a versão final, construída a partir do cotejo do Conselho Estadual de Educação, foi aprovada.
ETAPAS DO CURRÍCULO PAULISTA
O Currículo Paulista é estruturado em seis volumes, sendo: Educação Infantil; Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Ensino Religioso, onde cada volume é composto pelo texto introdutório da etapa, da área e do respectivo componente, acompanhados do organizador curricular.
CARACTERÍSTICAS GERAIS – EDUCAÇÃO INFANTIL
• A criança como centro do arranjo curricular.
• Eixos estruturantes – interações e brincadeira.
• Indissociabilidade entre cuidar e educar.
• Intencionalidade pedagógica do professor.
• As experiências lúdicas e significativas como premissas para a aprendizagem e o desenvolvimento.
• Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como base do currículo e indicadores dos modos de aprendizagem das crianças.
• Os campos de experiências como arranjo curricular que valida à visão de criança como sujeito integral, não fragmentado e dotado de múltiplas linguagens.
• A neurociência aliada aos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
Alfabetização: Processo que desenvolve a capacidade de saber ler e escrever com as regras de determinado idioma.
Letramento: uso competente da leitura e da escrita no contexto diário.
Letramento matemático: capacidade de identificar e compreender o papel da matemática no contexto diário.
Aquisição de conhecimento: de outras áreas e ao desenvolvimento de diversas formas de expressão.
Ênfase na organização e produção escrita nas diferentes áreas de conhecimento.
Continuidade e aprofundamento das competências leitora e escritora.
ANOS FINAIS
Retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental Anos Iniciais, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.
Fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.
Contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes.