ABORDAGEM MAKER NA EDUCAÇÃO É TEMA DE MINICURSO DA USP

A escola do século 21 tem exigido dos educadores a habilidade de conciliar e combinar a crescente tecnologia com a aprendizagem de seus alunos. Um dos modelos que traz caminhos e possibilidades é a abordagem “maker”, um princípio que pode impulsionar o aluno a se tornar um produtor, e não apenas consumidor, de tecnologias.

É sobre este movimento que a Cátedra de Educação Básica da USP dedicará um minicurso, ministrado por Roseli Lopes e David Cavallo, no dia 1º de junho, às 19h. Coordenadora da Cátedra, vice-diretora do IEA e professora da Escola Politécnica da USP, Roseli Lopes realiza pesquisas relacionadas a tecnologia e educação. O educador norte-americano David Cavallo já foi pesquisador no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e, no Brasil, lecionou na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Ele dedica-se a entender como a computação e os meios digitais podem beneficiar o aprendizado em escolas e comunidades.

A dupla tratará dos princípios desta abordagem, bem como de exemplos de atuação prática, como a criação de ambientes que facilitem o uso das ferramentas apropriadas e o engajamento e inclusão de todos os estudantes.

O minicurso será transmitido abertamente no YouTube, sem necessidade de inscrição, no canal da Cátedra: https://www.youtube.com/c/catedradeeducacaobasica

Para ler mais sobre o ciclo de minicursos da Cátedra e sobre a certificação de presença, acesse o link https://www.catedraeducacaousp.org/minicursos2021

A Cátedra

Criada em 2019, a Cátedra de Educação Básica é uma parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) com a Fundação Itaú para Educação e Cultura. Ela oferece seminários e cursos gratuitos, com certificados, para professores, pesquisadores e estudantes. Os vídeos das atividades realizadas estão disponíveis no site e no canal do YouTube da Cátedra. Também é possível acompanhar as novidades pelo Facebook e Instagram do IEA. Para participar do grupo no Telegram, onde os participantes recebem informes e novidades, clique aqui.