SEDUC SP PROMOVE O 2º SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DO PROGRAMA ALFABETIZA JUNTOS SP

Evento reuniu gestores e educadores para o compartilhamento de experiências exitosas e o fortalecimento das políticas de alfabetização no estado de São Paulo.

Na última sexta-feira (12), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realizou, no Hotel Pullman Vila Olímpia, o 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP, um encontro de diálogo, troca de experiências e valorização das práticas que vêm transformando os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Luiz Miguel, presidente da Undime Nacional e Undime SP, compôs a mesa de abertura, juntamente com Márcia Bernardes, Coordenadora do Programa Alfabetiza, Minéa P. Fratelli, Articuladora Estadual Undime SP e Sec. Ajdunta de Guarulhos e Laôr Fernandes de Oliviera, Gerente de Projetos Educacionais do SESI, reforçando a importância do regime de colaboração e do fortalecimento das políticas públicas voltadas à alfabetização.

A programação contou com a participação de Renato Feder, Secretário de Educação do Estado de São Paulo, e outras palestrantes como Mônica Maria Silva de Souza e Ludmyla Martins. Na parte da manhã foi realizada a apresentação dos municípios que ganharam nas votações de trabalhos de Gestão Municipal, sendo Pompéia (3º lugar), Santa Bárbara D’Oeste (2º lugar) e Santo André (1º lugar). Cada município ganhador teve a oportunidade de falar sobre as práticas exitosas.


Município de Santo André: um exemplo de boa prática de gestão

O município de Santo André, vencedor do 1º lugar na categoria Gestão Municipal, apresentou um conjunto de ações estruturadas e contínuas que evidenciam o fortalecimento da gestão educacional e o compromisso com a melhoria das aprendizagens nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A experiência foi compartilhada por Viviane Gadelha Canavan, gerente de Ensino Fundamental da rede municipal, que destacou o planejamento estratégico como eixo central das políticas educacionais do município.

Segundo Viviane, Santo André vem desenvolvendo seu trabalho a partir de um planejamento estratégico consolidado, entendido como uma ferramenta essencial para o direcionamento das ações da Rede Municipal de Educação. “Esse planejamento promove coerência, intencionalidade e compreensão dos processos educacionais, além de possibilitar, de forma gradual e consistente, a construção de uma linguagem unificada entre as escolas, fortalecendo a identidade educacional do município”, afirmou.

Com uma rede composta por 65 escolas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que atendem aproximadamente 20 mil estudantes, a gerente ressaltou que o planejamento estratégico se torna ainda mais necessário para organizar demandas, alinhar expectativas e sustentar práticas pedagógicas e de gestão voltadas ao avanço das aprendizagens e à melhoria dos resultados educacionais. De acordo com ela, esse processo permite um olhar aprofundado sobre a realidade local, contribuindo para a identificação das potencialidades, fragilidades e desafios vivenciados em cada unidade escolar.

Entre os principais eixos que estruturam o trabalho desenvolvido em Santo André, Viviane destacou a pactuação coletiva dos objetivos estratégicos, construída de forma colaborativa com as equipes gestoras e alinhada às prioridades educacionais, em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e o programa Alfabetiza Juntos. Outro ponto enfatizado foi a realização de um diagnóstico detalhado da rede, que possibilita identificar desigualdades entre escolas e territórios e orientar políticas públicas voltadas à equidade.

A gerente também ressaltou a implementação de uma Avaliação de Rede alinhada às avaliações externas, com habilidades que dialogam com o CNCA e o Saresp, garantindo coerência e comparabilidade dos resultados. Além disso, a definição de metas claras, objetivas e mensuráveis por escola e por turma fortalece a corresponsabilidade pelos resultados educacionais. “A criação de instrumentos de acompanhamento de indicadores permite o monitoramento sistemático das ações e a realização de intervenções baseadas em dados e evidências”, explicou.

Outro destaque da experiência de Santo André é a formação continuada no âmbito do programa Alfabetiza Juntos, realizada em horário de trabalho e com ampla participação de docentes e gestores, bem como as reuniões setoriais conduzidas pela equipe de supervisão, voltadas à análise de indicadores e ao planejamento de ações específicas por território ou segmento. Para Viviane, essas iniciativas contribuem para o fortalecimento de uma cultura de monitoramento e acompanhamento orientada por evidências e comprometida com a melhoria contínua da aprendizagem.

Apesar dos desafios ainda existentes, os resultados educacionais do município evidenciam avanços significativos em diversos indicadores. Conforme apresentado no seminário, houve melhora nos índices da Avaliação de Rede, na Fluência Leitora, no Indicador Criança Alfabetizada e nos resultados do Saresp, refletindo o fortalecimento das práticas pedagógicas e da intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem.

Também foram observados avanços nos índices de aprovação, redução da distorção idade-série, crescimento do IDEB, aumento da frequência escolar, diminuição das indicações ao Conselho de Ciclo e evolução nas hipóteses de escrita das crianças. “Esses resultados são fruto de um monitoramento contínuo, da análise qualificada de dados ao longo do processo educativo e da realização de intervenções oportunas, que permitem ajustes de rota e asseguram aprendizagens mais significativas, com equidade e qualidade em toda a rede municipal”, concluiu Viviane.

Exposições

Na parte da tarde houve um momento especial em que diversos polos expuseram projetos exitosos realizados nas salas de aula de seus municípios, voltados às áreas de Língua Portuguesa e Matemática, para que os participantes do evento pudessem analisar e votar na melhor prática de cada categoria. Após a apuração, foram apresentados os três finalistas da categoria de Língua Portuguesa e os três finalistas da categoria de Matemática, evidenciando a qualidade do trabalho desenvolvido nas redes.

O 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP encerrou com uma homenagem aos professores participantes das Boas Práticas 2025 – Alfabetiza Juntos SP, Comitê Alfabetiza Juntos SP e Mentoria das Unidades Regionais.

Entre as pessoas citadas estava Íris Vanessa, assessora pedagógica da Undime SP e membro do Comitê, que ressaltou a relevância da experiência vivenciada no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Para ela, “foi um período de aprendizado e de importantes trocas”, no qual ficou evidente que o regime de colaboração “só produz melhores resultados quando acontece de forma efetiva”, impactando diretamente o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.

Ao reunir gestores, educadores e representantes das redes municipais e estadual, o 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP reafirmou a importância do diálogo, da cooperação e da valorização das experiências locais como caminhos para o fortalecimento das políticas públicas de alfabetização. O evento evidenciou que a troca de saberes, o uso qualificado de dados e o regime de colaboração entre os entes federados são fundamentais para garantir o direito à alfabetização das crianças paulistas, com equidade, qualidade e foco na aprendizagem desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.