COMUNICADO – APRESENTAÇÃO DO PROJETO APRENDER JUNTOS PARA RECUPERAÇÃO DIFERENCIADA POR NÍVEIS DE APRENDIZAGEM PARA SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

Prezados(as) Secretários(as) Municipais de Educação

A fim de apoiar a recomposição das aprendizagens, para reverter as perdas resultantes da pandemia, a Secretaria Estadual de Educação lançou o projeto Aprender Juntos, a ser implementado em regime de colaboração com os municípios. O projeto, focado nos estudantes do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, visa a aquisição do sistema de escrita e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à leitura, compreensão, produção de textos e letramento matemático. Para isso, todos os estudantes são reagrupados durante parte do tempo regular de aulas (por exemplo, um ou dois dias por semana), conforme as suas necessidades de aprendizagem, e têm aulas personalizadas.

O Aprender Juntos foi implementado como projeto-piloto em 2021 em parte das escolas de 5 Diretorias de Ensino e 4 secretarias municipais, e já mostrou resultados significativos na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Em 2022, a SEDUC irá implementar o projeto em todas as Diretorias de Ensino nas escolas estaduais, e abre para que as secretarias municipais interessadas do estado de São Paulo possam participar. A apresentação com mais detalhes sobre o projeto, utilizada na reunião com secretários municipais, no dia 15 de fevereiro, pode ser acessada em: https://drive.google.com/file/d/1P6_rIyWNHnpjUmGM3K-LuYQl016pjBk2/view?usp=sharing.

Caberá a cada secretaria municipal confirmar se tem interesse em participar do projeto no sistema Demandas do Programa SP Sem Papel, até 4 de março. E caso participe, indicar um ponto focal para apoiar o desenho, implementação e acompanhamento do projeto. Em breve enviaremos orientações mais detalhadas a respeito de como realizar a adesão pelo sistema.

A confirmação da participação no projeto para adotar a metodologia será feita por meio do portfólio 596 – Projeto Aprender Juntos, pelo Secretário(a) Municipal ou Prefeito(a) Municipal, confira o passo a passo da assinatura do termo de participação em: https://docs.google.com/document/d/11tOIm-WRPvEYVPuPs2cXYNfeeJm6UMfxqpeQ5rS6ZVk/edit?usp=sharing.

As Diretorias de Ensino já receberam a formação inicial do projeto nos dias 10 e 11 de fevereiro, e foram orientadas a desdobrar a formação até 4 de Março com as secretarias municipais interessadas. Para que implementem o projeto, será importante que representante(s) da secretaria municipal participem dessa formação.