Encontro marca o último encontro presencial de 2025 e consolida debates e encaminhamentos para o fortalecimento da educação municipal

A Undime Nacional realizou, nos dias 8 e 9 de dezembro, no Rio de Janeiro, a 5ª Reunião do Colegiado Ampliado da gestão 2025–2027, encerrando o ciclo de encontros presenciais de 2025. O evento reuniu Dirigentes Municipais de Educação, integrantes da Diretoria Executiva Nacional, Conselho Fiscal, presidências e vice-presidências estaduais, além de coordenadores das 26 seccionais da instituição.
Durante dois dias, os participantes acompanharam debates, apresentações, avaliações e encaminhamentos que consolidam o trabalho da Undime em defesa da educação pública municipal, fortalecendo as ações de regime de colaboração em todo o país.
Abertura e alinhamento institucional
A abertura da reunião contou com a presença do presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Garcia; do vice-presidente e DME de Fortaleza/CE, Idilvan Alencar; do presidente da Undime/MT, Silvio Fidelis; da presidente da Undime RJ, Virgínia Rocha, que também é DME de Nova Iguaçu/RJ; e do vice-presidente da seccional, Osório Figueiredo de Souza, DME de Cachoeiras de Macacu/RJ. Representantes do Sebrae também estiveram presentes no início do encontro.
A fala das lideranças reforçou a importância do Colegiado Ampliado como espaço de governança, acompanhamento da gestão, partilha de experiências e tomada conjunta de decisões estratégicas que impactam diretamente os municípios.
Sebrae apresenta iniciativas voltadas ao Ensino Fundamental
A programação seguiu com a participação do Sebrae, que apresentou uma abordagem estruturada voltada ao Ensino Fundamental nos municípios, destacando desafios e perspectivas para a próxima década da educação. A analista técnica da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae, Ana Paula Papa Miranda, apresentou um histórico das ações realizadas em parceria com a Undime e abordou o papel da Educação Empreendedora no ambiente escolar.
Ela também apresentou iniciativas como o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que trabalha habilidades como criatividade, autoconhecimento e inovação com estudantes do Ensino Fundamental; o Prêmio Educador Transformador; o desafio Liga Jovem; e o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, cujo eixo 6 é voltado à educação.
Durante o encontro, os participantes tiveram acesso ao relato de um case de sucesso da Região Serrana do Rio de Janeiro, além de informações detalhadas apresentadas por representantes do Sebrae Nacional e do Sebrae RJ sobre soluções e práticas que apoiam escolas e gestores municipais na implementação de ações que integram inovação e aprendizagem significativa.
Avanços e perspectivas da Busca Ativa Escolar com o UNICEF
No período da tarde, a programação seguiu com a participação do UNICEF Brasil. Mônica Dias, chefe de Educação, e Júlia Ribeiro, especialista em Educação, apresentaram iniciativas em desenvolvimento no país com o objetivo de garantir o direito à educação para todas as crianças e adolescentes. Entre os destaques, foram apresentados os avanços da Busca Ativa Escolar, acompanhados dos resultados da avaliação formativa e somativa da estratégia, além de perspectivas para 2026.
As representantes também abordaram temas como educação socioambiental, preparação para emergências climáticas, conectividade das escolas, proteção contra violências, educação inclusiva, tecnologias acessíveis e atualização dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil. Para encerrar, foram compartilhadas boas práticas da Busca Ativa Escolar nos estados de Alagoas, Pará e Pernambuco.
Discussões internas e apresentação de balanços
O segundo dia de atividades começou com um momento de cultura, protagonizado pela atriz Amara Hartmann, atualmente no elenco da novela “Dona de Mim”, da TV Globo. Ela realizou a contação de histórias do livro “Lia Roxa e a Matinta Pereira”, que aborda questões como bullying, diversidade, folclore nacional e relações de confiança entre estudantes, professores e famílias.
Logo após, os membros do Conselho Fiscal da Undime realizaram a leitura da ata da última reunião, realizada em novembro de 2025. O documento analisou os balanços contábeis do primeiro semestre do ano e os gastos referentes ao 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado em julho, além de apresentar recomendações e encaminhamentos. Estiveram presentes representantes de diferentes estados que integram o Conselho Fiscal, reforçando o compromisso com a transparência, responsabilidade e organização financeira da instituição.
Comunicação Institucional como eixo estratégico
A Comunicação da Undime também foi pauta da reunião. A secretária nacional de Comunicação, Anderlúcia Castro, DME de Anicuns/GO, e a suplente, Shirliane Sampaio, DME de Igarapé Grande/MA, apresentaram os avanços das ações desenvolvidas ao longo de 2025.
Entre os destaques estiveram a formação nacional “Geração Futura Undime”, que reuniu comunicadores das seccionais para dois dias de imersão e atividades práticas; o Encontro Nacional de Gestores de Comunicação – Educação Pública para Transformar Vidas, promovido pelo Ministério da Educação (MEC); e a reunião com equipes de comunicação das seccionais. Foram compartilhadas ainda novas demandas, propostas e diretrizes que contribuirão para o fortalecimento da comunicação institucional em 2026.
Encaminhamentos e próximos passos
Além das discussões externas, a reunião também abordou temas internos da Undime, como o balancete financeiro de 2025, a avaliação dos programas desenvolvidos em regime de colaboração e a programação das ações previstas para 2026. O encontro encerrou com a reafirmação do compromisso coletivo em fortalecer a Undime, aprimorar a gestão da educação municipal e avançar na construção de políticas públicas que assegurem aprendizagem, inclusão e permanência de todas as crianças e adolescentes na escola.
O próximo encontro presencial do Colegiado Ampliado está previsto para março de 2026. Até lá, o grupo segue com reuniões virtuais mensais para dar continuidade ao acompanhamento das ações e ao planejamento das iniciativas que orientarão o trabalho da instituição no próximo ano.



















