UNDIME SÃO PAULO PARTICIPA DE PAINEL DURANTE A PROGRAMAÇÃO DO TERCEIRO DIA DA BETT BRASIL EDUCAR

A Undime São Paulo, representada pelo presidente da seccional e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, Prof. Dr. Luiz Miguel Martins Garcia, participou na última quinta-feira, 10 de maio, durante o terceiro dia da Bett Brasil Educar, que ocorreu em São Paulo, de um painel que tratou da formação crítica de professores no conceito de integralidade e sobre Design Thinking: Aprenda como criar experiências de aprendizagem inovadoras.

O painel, que foi mediado por Miguel Thompson, do Instituto Singularidades, teve, ainda, a participação do Co-fundador do Canal do Ensino, José Batista Queiroz Filho, que explanou sobre Design Thinking.

Durante sua fala, o Prof. Luiz Miguel destacou o papel da formação crítica e como ela funciona da prática, experiências de aprendizagens inovadoras, a autocrítica e espaços formadores e sobre inovação na Educação. “Uma formação crítica pressupõe duas questões, que as pessoas não sejam necessariamente críticas e necessitem ser formadas; e que a formação seja constante e eterna. Isso implica em sujeitos em constante transformação; isto é, que a cada formação se transformem e se sintam na necessidade de novas formações, em um processo contínuo“, retratou Luiz Miguel.

O Presidente da Undime-SP disse ainda sobre a expressão “Escola sem muros”. A concepção de escola não pode se limitar a um espaço geográfico intramuros, nem se limitar à transmissão de informações ou conhecimentos sem conexão com o contexto em que se insere”, falou Garcia, que também ressaltou da importância de uma educação inovadora e transformadora. “A inovação depende de uma fonte inesgotável de novos saberes. Um mundo em transformação contínua exige cidadãos em formação contínua, transformando e sendo transformados a todo momento“, finalizou.

Posteriormente, Queiroz Filho abordou sobre Design Thinking, termo utlizado pelos designers para gerar, aprimorar ideias e efetivar soluções. “O objetivo do Design Thinking é facilitar o processo de solução dos desafios cotidianos com criatividade e de forma colaborativa”.

Em sua apresentação, José Batista apresentou os princípios do Design Thinking, que visa: colocar o ser humano no centro do processo; pessoas envolvidas no processo aprendem a extrair o melhor dos grupos; todos são criativos, faz parte da essência do ser humano; novo olhar sobre o mundo, exige vigilância para romper a lente do pessimismo.