PROFESSOR LUIZ MIGUEL GARCIA PARTICIPAÇÃO DO FNDE EM AÇÃO, EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

DSCN9693O professor Luiz Miguel Garcia, Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional de São Paulo, participou na manhã da última quarta-feira, 19, em São José do Rio Preto, do “FNDE em Ação ‘É o Ministério da Educação apoiando os municípios'”. O evento, que contou com a presença de mais de 600 pessoas, entre Prefeitos, Dirigentes Municipais de Educação, Agentes e Técnicos Educacionais e autoridades públicas de mais de 150 cidades do estado de São Paulo, foi realizado no Teatro Paulo Moura e promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação (MEC); pela Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA) e, também, pela Prefeitura de São José do Rio Preto.

Na acolhida, os participantes foram recepcionados pelo prefeito Edinho Araújo e por um grupo de artistas do Ad ForFun, músicos da Banda Regimental da Polícia Militar e pela Camerata Jovem, de S. J. do Rio Preto, no Complexo Swift de Educação e Cultura.

A mesa de abertura contou com presença do Presidente da UNDIME-SP; Prof. Dr. Luiz Miguel Garcia, do Prefeito-anfitrião; Edinho Araújo, da Dirigente Municipal de Educação de São José do Rio Preto; Elisabeth Somera, do Diretor de Projetos do FNDE; Rodrigo Pimenta, do Coordenador de Programas do FNDE; Carlos Fortini, e do Presidente da Câmara Legislativa de São José do Rio Preto, Jean Charles.
O objetivo da eventualidade, que perdurou até a tarde de quinta-feira, 20, foi de aproximar os gestores públicos municipais do governo federal na busca de recursos e capacitação técnica sobre o desenvolvimento da educação, além de resolver possíveis pendências quanto à execução dos diversos programas do FNDE, por meio dos inúmeros atendimentos individualizados que foram promovidos pelos técnicos do Fundo.

Em sua fala, na mesa de honra, o Prof. Luiz Miguel discursou dizendo sobre a ampla relação positiva que existe entre FNDE, MEC e UNDIME-SP e ressaltou a importância da disponibilização de equipes técnicas para a realização de oficinas de formação referentes ao PAR, PDDE, entre outras, nas macrorregionais da UNDIME-SP. “As oficinas do FNDE auxiliam, e muito, os gestores educacionais a errarem menos. Queremos, cada vez mais, esse diálogo para a promoção das gestões educacionais do estado”, disse o Presidente da UNDIME-SP.

No evento, foram desenvolvidos diversas palestras com os técnicos do FNDE, que discorreram sobre diversos temas, como: prestação de contas e Plano de Ações Articuladas (PAR), por exemplo.
No dia 20, o evento também contou com a participação do Ministro da Educação; Mendonça Filho, do Secretário Estadual de Educação; José Renato Nalini, do Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE; Leandro Damy, além de deputados estaduais de São Paulo.

Em sua fala, o ministro autorizou o início dos estudos para a implantação de um Instituto Federal, em São José do Rio Preto. Na oportunidade, Mendonça Filho assinou um termo de liberação de verbas, onde 130 milhões de reais foram liberados para a realização e continuação de obras educacionais em todo o país, que tinha mais de 1.600 obras paradas, sendo que a maioria delas encontram-se no estado de São Paulo.

Atendimentos – Segundo informações da Assessoria de Imprensa do FNDE, o FNDE em Ação já realizou mais de 8 mil atendimentos nas cinco regiões do país. Entre os assuntos mais demandados, destacam-se o Plano de Ações Articuladas (PAR), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), alimentação, transporte escolar e obras em geral, como a construção de escolas, creches e quadras poliesportivas.

DSCN9688