COLÓQUIO SOBRE A EDUCAÇÃO NO MUNDO PÓS-PANDEMIA RECEBE O PROFESSOR PORTUGUÊS BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

Virtual e gratuito, o encontro é organizado pela Cátedra de Educação Básica da USP

O professor português Boaventura de Sousa Santos participará, no dia 18 de julho, às 9h30, de um colóquio virtual sobre as perspectivas da educação e da ciência no mundo pós-pandemia. Organizado pela Cátedra de Educação Básica, parceria do Instituto de Estudos Avançados da USP com o Itaú Social, o encontro é gratuito e concede certificado aos participantes inscritos.

Diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, e pesquisador da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, Boaventura lançou recentemente o ensaio “A cruel pedagogia do vírus”, em que trata das duras lições trazidas pela pandemia do coronavírus.

Após sua exposição, o economista Ricardo Henriques e o jornalista Eugênio Bucci abordarão perspectivas futuras em relação à desigualdade e à comunicação. Henriques foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, onde coordenou a implantação inicial do programa Bolsa Família. Professor na Escola de Comunicações e Artes da USP e com longa trajetória por redações de jornalismo, Bucci lançou em 2019 o livro “Existe democracia sem verdade factual?”, em que trata do impacto das fake news na política e na democracia.

Para participar, faça sua inscrição em bit.ly/cebcol2 ou assista ao vivo no YouTube, sem necessidade de inscrição, acessando iea.usp.br/aovivo (serão emitidos certificados apenas aos participantes inscritos; as inscrições ficarão abertas até quinta-feira, 16 de julho).

A Cátedra

Criada em 2019, a Cátedra de Educação Básica oferece seminários e cursos gratuitos, com certificados, para professores, estudantes e interessados no tema. Os vídeos das atividades realizadas estão disponíveis no site e no canal do YouTube da Cátedra. Também é possível acompanhar as novidades pelo Facebook e Instagram do IEA.