UNDIME-SP realiza reunião Regional do Polo de Pereira Barreto

nishiyama 170A UNDIME-SP realizou, no dia de hoje, a Reunião Regional do Polo de Pereira Barreto. O evento teve início hoje pela manhã no auditório da Diretoria Regional de Ensino na cidade de Andradina, e contou com a presença de 23 participantes, representando 14 municípios do polo de Pereira Barreto: Guararapes, Itapura, Guaraçaí, Castilho, Rubiácea, Andradina, Pereira Barreto, Suzanápolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Ilha Solteira, Mirandópolis, Valparaíso e Sud Mennucci. Estiveram presentes a presidente da UNDIME-SP, professora Marialba Carneiro, a Dirigente Regional de Ensino de Andradina, Selênia Silvia Witter de Melo, o Dirigente Municipal de Ensino de Sud Mennucci e representante do polo de Pereira Barreto, professor Dr. Luiz Miguel Martins Garcia, o presidente da AMENSP, Julio Cesar Gomes, e o representante do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sr. Cléber Ignácio da Silva.

A professora Marialba abriu a reunião dando as boas-vindas aos novos representantes e também aos que voltaram aos cargos de Dirigentes, lembrando da importância do diálogo: “Parabenizo e cumprimento todos os dirigentes e secretários, os novos e os que estão retornando. O diálogo de quem sai com quem entra deve ser o melhor possível, e é esse espírito republicano que a democracia necessita tanto vivenciar. Precisamos estar libertos de qualquer sentimento de ego. Estamos ali para trabalhar pelos pequeninos, o olhar dessas crianças é o que nos move”, afirmou.

Na reunião foram apresentados diversos assuntos informativos relativos tanto às atividades da UNDIME-SP quanto a diversos programas governamentais de interesse dos municípios.

Cléber Ignácio da Silva, representante do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, parabenizou os novos dirigentes e se pôs à disposição para orientações, lembrando os novos gestores da grande responsabilidade que têm em mãos: “o que o Tribunal busca é a constante qualidade da Educação. Nossa questão não é tão somente financeira. Quando o tribunal dá pela irregularidade de uma ação do município e uma multa é aplicada, isso é uma consequência e não uma causa. Se o Ministério Público age, age sobre uma consequência. Uma das principais funções dos gestores é conhecer principalmente quais são os problemas. Os gestores que estão chegando precisam fazer um levantamento de quais as dificuldades as Secretarias Municipais de Educação vêm enfrentando nesses últimos tempos, para saber como proceder”.

Julio Cesar Gomes, presidente da AMENSP (Associação dos Municípios do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo) e prefeito do município de Sud Mennucci falou sobre a importância do trabalho e investimento contínuo na Educação: “É praticamente impossível melhorar um país de cima para baixo, esperando que as coisas caiam do céu e que a política unicamente resolva nossos problemas. Não é certo. Então, façamos o máximo para educar nossas crianças, melhorando assim nosso país de baixo para cima. Dessa forma, teremos dirigentes melhores, prefeitos, vereadores, secretários melhores e, consequentemente, tudo tenderá a melhorar”.

A Dirigente Regional de Ensino de Andradina, Selênia Silvia Witter de Melo, elogiou o trabalho da professora Marialba como presidente da UNDIME-SP e ressaltou: “Penso que uma das coisas mais importantes que ela fez foi fortalecer o interior. Quando tivemos uma representante dessa região, os municípios pequenos passaram a se projetar mais na UNDIME”. Selênia afirmou ainda: “Não temos um aluno da rede estadual ou municipal. O que temos é um cidadão do município. Quando o DME assume com essa visão, não existe dicotomia, concorrência, competição ou dualidade entre os dois sistemas. Eles conseguem caminhar juntos em regime colaborativo, com tolerância e harmonia”.

Em relação ao ano passado, houve troca de dirigentes em praticamente todos os 15 municípios do polo Pereira Barreto. A apresentação dos novos secretários foi realizada na reunião. O único município a manter o mesmo representante é Sud Mennucci, com seu representante Dr. Luiz Miguel.

Foi realizada a eleição para os Representantes Regionais para o polo de Pereira Barreto. Em votação registrada em ata, foram eleitos como Representante Regional Titular e Vice, respectivamente, os Dirigentes Municipais de Educação de Sud Mennucci e Guaraçaí, Dr. Luiz Miguel Martins Garcia e Marta Regina Mendes do Carmo.

Os representantes presentes foram lembrados e convidados a comparecer ao Fórum Estadual da UNDIME-SP, que ocorrerá logo mais, nos dias 16 e 17 de março, na cidade de Atibaia.

A UNDIME-SP agradece a todos os Dirigentes e representantes presentes no evento. Trabalhamos com o intuito de trazer melhora à educação dos municípios, e através dessas reuniões podemos atingir esse objetivo, inclusive no Polo de Pereira Barreto.

nishiyama 037

nishiyama 157
nishiyama 086
Galeria de Fotos