UNDIME-SP promoveu oficina sobre o PAR e o PNAE nesta segunda-feira

A UNDIME-SP realizou na última segunda-feira (11), na cidade de Bauru, uma oficina para abordar o PAR e o PNAE, voltada especialmente para os DMEs, técnicos dos setores de alimentação escolar, nutricionistas e membros dos Conselho de Alimentação Escolar – CAE. O encontro foi realizado Instituição Toledo de Ensino – ITE, e contou com a participação de 79 municípios do estado.

A abordagem sobre o PNAE (oficinaparepnaePrograma Nacional de Alimentação Escolar) foi realizada pelas técnicas Marcília de Oliveira e Wania Madalena, que orientaram os presentes a respeito do que é o PNAE, qual a atribuição da equipe técnica do setor de alimentação escolar diante do plano, uma apresentação do Manual de produtos de Agricultura familiar, o funcionamento do processo de compra de alimentos dos programas de agricultura familiar, como fazer a prestação de contas do PNAE e quais as atribuições do Conselho de Alimentação Escolar.

O PNAE foi implantado em 1955 e contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.

Outro ponto do encontro foi a explanação sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), com o objetivo de capacitar e orientar os dirigentes municipais de educação e técnicos responsáveis pelo gerenciamento do PAR, a técnica Adriana Almeida, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, fez uma apresentação detalhada sobre o funcionamento do novo PAR 2016-2019, solucionando dúvidas que surgem durante a elaboração do plano, atentando para o momento que é a elaboração do diagnóstico municipal da educação. A técnica Adriana ainda respondeu algumas dúvidas sobre o preenchimento do PAR junto ao MEC, como: o que deve ser preenchido nos campos “Atuação” e “Cargo”, na aba “Cadastro da Unidade”, para cadastrar membros do Conselho Municipal da Educação? Segundo a técnica, no campo “Atuação”, deve ser informado qual o segmento representado pelo conselheiro. No campo “Cargo”, deve ser informado o cargo que o conselheiro ocupa no Conselho Municipal da Educação.

O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC) e colocou à disposição dos estados, dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

Durante o evento foi realizada a eleição da representante do polo de Bauru dentro da UNDIME-SP. Participaram do pleito, representantes dos municípios de Bauru, Iacanga, Pederneiras, Reginópolis e Ubirajara.

A Dirigente Municipal de Educação de Bauru, Vera Marisa Refino Casario, foi eleita Representante Regional Titular, e Representante Regional Suplente eleita foi Patrícia de Tillio Claro, do município de Pederneiras.

Participaram da eleição as seguintes dirigentes municipais de educação:

Iacanga – Áurea de Castro Legnaro

Pederneiras- Patrícia de Tillio Claro

Reginópolis- Elaine Aparecida Cardoso de Oliveira Julio

Ubirajara- Andrea Carla Maia

A representante do polo de Bauru será á responsável pela realização de reuniões periódicas promovendo a discussão de assuntos educacionais pertinentes à região e promover integração dos municípios, buscando soluções para o enfrentamento dos grandes desafios dos gestores municipais, na busca da qualidade da educação pública com qualidade social.

“Gostaria de agradecer a presença de todos e a confiança em mim depositada para ser a representante do polo de Bauru, algo que nossa região necessitava. Estou a inteira disposição para colaborar com a UNDIME, que é um associação tão importante, para a melhoria e proporcionar condições para que as ações desenvolvidas pelos dirigente municipais de educação do nosso polo sejam ainda mais exitosas” destacou Vera Casario, recém eleita.

eleicaopolobauru